Ezequiel 23

1

Esta palavra do Senhor veio a mim:

O autor do livro de Ezequiel é o profeta Ezequiel.

Ezequiel escreveu durante o exílio babilônico, quando os judeus foram levados cativos para a Babilônia.

As duas mulheres mencionadas em Ezequiel 23:1 são Oolá e Oolibá, que representam as cidades de Samaria e Jerusalém, respectivamente.

A expressão "Esta palavra do Senhor veio a mim" indica que Ezequiel recebeu uma mensagem divina que deveria ser transmitida ao povo.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:1

2

"Filho do homem, existiam duas mulheres, filhas da mesma mãe.

As duas mulheres mencionadas em Ezequiel 23:2 são Oolá e Oolibá.

Essas mulheres representam as nações de Israel e Judá e sua infidelidade para com Deus.

As mulheres são descritas como filhas da mesma mãe para enfatizar sua conexão e semelhança.

"Filho do homem" é um termo usado para se referir a Ezequiel como profeta.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:2

3

Elas se tornaram prostitutas no Egito, envolvendo-se na prostituição desde a juventude. Naquela terra os seus peitos foram acariciados e os seus seios virgens foram afagados.

As mulheres mencionadas em Ezequiel 23:3 são Oolá e Oolibá, que representam as cidades de Samaria e Jerusalém, respectivamente.

Elas são chamadas de prostitutas porque se desviaram da adoração a Deus e se envolveram em práticas pagãs e imorais.

Isso significa que elas se envolveram em práticas imorais desde muito jovens, o que mostra a profundidade de sua rebelião contra Deus.

O Egito é mencionado porque foi lá que as mulheres se envolveram em práticas pagãs e imorais.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:3

4

A mais velha chamava-se Oolá, e sua irmã, Oolibá. Elas eram minhas e deram à luz filhos e filhas. Oolá é Samaria, e Oolibá é Jerusalém.

Oolá e Oolibá são personagens simbólicos usados por Ezequiel para representar as cidades de Samaria e Jerusalém, respectivamente.

Ezequiel usa essa comparação para ilustrar como as cidades de Samaria e Jerusalém se comportaram como prostitutas infiéis, traindo a aliança com Deus e se voltando para outros deuses.

Samaria e Jerusalém são comparadas a Oolá e Oolibá porque essas cidades eram as principais cidades de Israel e Judá, respectivamente, e eram consideradas as "esposas" de Deus.

"Elas eram minhas" significa que Deus havia feito uma aliança com as cidades de Samaria e Jerusalém, mas elas quebraram essa aliança.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:4

5

"Oolá envolveu-se em prostituição enquanto ainda era minha; ela se encheu de cobiça por seus amantes, os assírios, guerreiros

Oolá é uma metáfora para o reino de Israel do Norte.

"Enquanto ainda era minha" se refere ao fato de que Deus escolheu Israel como seu povo escolhido.

Prostituição espiritual é quando um povo se afasta de Deus e adora outros deuses.

Os amantes assírios são uma referência aos reis de Israel que fizeram alianças com a Assíria em vez de confiar em Deus.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:5

6

vestidos de vermelho, governadores e comandantes, todos eles cavaleiros jovens e elegantes.

Os "vestidos de vermelho" são provavelmente uma referência aos soldados ou guerreiros da Babilônia, que invadiram e conquistaram Judá.

"Governadores e comandantes" se refere aos líderes militares e políticos da Babilônia.

A descrição deles como "cavaleiros jovens e elegantes" pode indicar sua força e habilidade, bem como sua riqueza e status social.

Ezequiel 23 é uma profecia que denuncia a infidelidade de Israel a Deus e sua aliança com nações pagãs.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:6

7

Ela se entregou como prostituta a toda a elite dos assírios e contaminou-se com todos os ídolos de cada homem por ela cobiçado.

"Ela" refere-se às duas irmãs, Oolá e Oolibá, que representam o reino de Israel e o reino de Judá, respectivamente.

Os "assírios" eram um povo da Mesopotâmia que conquistou o reino de Israel em 722 a.C.

"Ela se entregou como prostituta" significa que as duas irmãs, Oolá e Oolibá, se afastaram de Deus e se envolveram em idolatria e imoralidade sexual.

"Contaminou-se com todos os ídolos de cada homem por ela cobiçado" significa que as duas irmãs se envolveram em idolatria e adoraram os deuses de outras nações, seguindo seus próprios desejos e cobiças.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:7

8

Ela não abandonou a prostituição iniciada no Egito, quando em sua juventude homens dormiram com ela, afagaram seus seios virgens e a envolveram em suas práticas dissolutas.

"Ela" se refere a duas mulheres, Oolá e Oolibá, que representam as cidades de Samaria e Jerusalém, respectivamente.

"Prostituição" é usado como uma metáfora para a idolatria e infidelidade espiritual das cidades.

A prostituição foi iniciada no Egito porque as cidades foram influenciadas pelas práticas religiosas e culturais do Egito.

Os homens que dormiram com ela representam as nações estrangeiras com as quais as cidades se envolveram em alianças políticas e econômicas.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:8

9

"Por isso eu a entreguei nas mãos de seus amantes, os assírios, os quais ela desejou ardentemente.

A "ela" mencionada no verso se refere à cidade de Jerusalém.

Os "amantes" mencionados no verso se referem aos povos estrangeiros com quem Jerusalém fez alianças políticas e religiosas.

Deus entregou Jerusalém nas mãos dos amantes como punição por sua infidelidade e idolatria.

Os assírios mencionados no verso eram um poderoso império que conquistou muitas nações da região, incluindo Israel e Judá.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:9

10

Eles lhe arrancaram as roupas, deixando-a nua, levaram embora seus filhos e suas filhas e a mataram com à espada. Ela se tornou um provérbio entre as mulheres. Foi-lhe infligido castigo.

A mulher mencionada neste versículo é uma representação simbólica das duas cidades de Israel, Samaria e Jerusalém.

Ela foi morta como um símbolo do julgamento de Deus sobre a idolatria e a infidelidade de Israel.

Seus filhos e filhas foram levados embora como um símbolo da destruição e exílio de Israel.

O provérbio que se referia a ela era "a irmã de Aolá e a irmã de Aolibá", que representavam as cidades de Samaria e Jerusalém.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:10

11

"Sua irmã Oolibá viu isso. No entanto, em sua cobiça e prostituição, ela foi mais depravada do que a irmã.

Oolibá e sua irmã são personagens fictícias usadas como metáforas para representar as cidades de Samaria e Jerusalém.

Ezequiel 23 é uma profecia que condena a infidelidade espiritual de Israel e Judá, comparando-a com a infidelidade de duas mulheres.

"Cobiça e prostituição" são usadas como metáforas para descrever a infidelidade espiritual de Israel e Judá, que se voltaram para outros deuses e abandonaram sua aliança com Deus.

Oolibá é descrita como mais depravada do que sua irmã porque ela se entregou ainda mais à idolatria e à infidelidade espiritual.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:11

12

Também desejou ardentemente os assírios, governadores e comandantes, guerreiros em uniforme completo, todos eles jovens e belos cavaleiros.

Os assírios mencionados neste versículo são uma referência ao Império Assírio, que era uma potência militar na época de Ezequiel.

"Desejou ardentemente" significa que o povo de Israel estava apaixonado e obcecado pelo poder e pela influência dos assírios.

Os governadores e comandantes mencionados eram líderes militares e políticos do Império Assírio.

"Guerreiros em uniforme completo" significa que os soldados assírios estavam bem equipados e preparados para a guerra.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:12

13

Vi que ela também se contaminou; ambas seguiram o mesmo caminho.

As duas mulheres mencionadas são Oolá e Oolibá, que representam as cidades de Samaria e Jerusalém, respectivamente.

"Contaminou" significa que elas se desviaram da vontade de Deus e se envolveram em práticas imorais e idólatras.

O caminho que elas seguiram foi o caminho da idolatria e da imoralidade, abandonando a aliança com Deus.

O contexto histórico e cultural por trás deste versículo é a infidelidade do povo de Israel em relação a Deus, que levou à sua destruição e exílio.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:13

14

"Mas ela levou sua prostituição ainda mais longe. Viu homens desenhados numa parede, figuras de caldeus em vermelho,

A "ela" mencionada no versículo é uma referência às duas irmãs, Oolá e Oolibá, que representam as cidades de Samaria e Jerusalém, respectivamente.

"Levou sua prostituição ainda mais longe" significa que as cidades de Samaria e Jerusalém se afastaram ainda mais de Deus e se entregaram à idolatria e à imoralidade.

Os homens desenhados na parede são figuras que representam os deuses pagãos adorados pelas cidades de Samaria e Jerusalém.

Os caldeus eram um povo da Mesopotâmia que conquistou a região de Judá e levou muitos judeus cativos para a Babilônia.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:14

15

usando cinturões e esvoaçantes turbantes na cabeça; todos se pareciam com oficiais que chefiam os carros da Babilônia, nativos da Caldéia.

Os personagens mencionados em Ezequiel 23:15 são mulheres que representam as duas cidades de Israel, Samaria e Jerusalém.

"Usando cinturões e esvoaçantes turbantes na cabeça" é uma descrição da aparência das mulheres mencionadas em Ezequiel 23:15.

"Carros da Babilônia" se refere aos veículos de guerra usados pelo Império Babilônico.

Os "nativos da Caldéia" são os habitantes da região da Caldéia, onde ficava a cidade de Babilônia.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:15

16

Assim que ela os viu, desejou-os ardentemente e lhes mandou mensageiros até a Caldéia.

A mulher mencionada neste versículo é Oolá, uma das duas irmãs descritas em Ezequiel 23.

Os homens que ela deseja ardentemente são os assírios e babilônios.

"Mandou mensageiros até a Caldéia" significa que ela enviou mensageiros para convidar os homens a se unirem a ela.

O contexto histórico deste versículo é a história de Israel e Judá durante o período do exílio babilônico.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:16

17

Então os babilônios vieram procurá-la, até a cama do amor, e em sua cobiça a contaminaram. Depois de haver sido contaminada por eles, ela se afastou deles desgostosa.

A mulher mencionada nesse versículo é uma metáfora para o reino de Israel.

Esse versículo faz parte de uma profecia de Ezequiel sobre a infidelidade de Israel em relação a Deus.

"Cama do amor" é uma expressão que se refere a relações sexuais.

Os babilônios eram um povo que conquistou Israel e o levou para o exílio.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:17

18

Ela, então, prosseguiu abertamente em sua prostituição e expôs a sua nudez, e eu me afastei dela desgostoso, assim como eu tinha me afastado de sua irmã.

"Ela" e "sua irmã" se referem às duas nações de Israel e Judá.

A mulher foi descrita como uma prostituta porque ela se desviou da adoração a Deus e se voltou para a idolatria.

"Expor a sua nudez" é uma linguagem figurativa que significa expor sua vergonha e pecado publicamente.

Deus se afastou dela porque ela se recusou a se arrepender de seus pecados e voltar para Ele.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:18

19

Contudo, ela ia se tornando cada vez mais promíscua à medida que se recordava dos dias de sua juventude, quando era prostituta no Egito.

A "ela" mencionada no versículo é uma metáfora para as duas cidades de Israel, Samaria e Jerusalém.

A "ela" se tornou cada vez mais promíscua porque se esqueceu de Deus e se voltou para a idolatria e a imoralidade.

A idade da "ela" não é especificada no versículo.

A "ela" se tornou prostituta no Egito como uma metáfora para a infidelidade de Israel em relação a Deus.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:19

20

Desejou ardentemente os seus amantes, cujos membros eram como os de jumentos e cuja ejaculação era como a de cavalos.

Ezequiel 23:20 faz parte de uma profecia em que Deus está condenando a infidelidade de Israel e Judá, comparando-as a duas irmãs que se prostituíram com outras nações.

A Bíblia fala sobre sexo de forma explícita em alguns trechos para mostrar as consequências negativas da imoralidade sexual e para alertar as pessoas sobre os perigos da promiscuidade.

A Bíblia é um registro histórico e cultural que reflete a sociedade em que foi escrita. Algumas passagens podem ser consideradas vulgares ou ofensivas nos dias de hoje, mas é importante lembrar que elas foram escritas em um contexto diferente.

A expressão "cuja ejaculação era como a de cavalos" é uma metáfora para descrever a promiscuidade e a falta de controle sexual dos amantes.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:20

21

De modo que você ansiou pela lascívia de sua juventude, quando no Egito seus peitos eram afagados e seus seios virgens eram acariciados.

As mulheres mencionadas são Oolá e Oolibá, que representam as cidades de Samaria e Jerusalém, respectivamente.

Elas são descritas como tendo desejado a lascívia de sua juventude porque se entregaram à idolatria e à imoralidade sexual.

O contexto histórico desse versículo é a condenação de Deus contra as cidades de Samaria e Jerusalém por sua infidelidade e pecado.

"Seus peitos eram afagados" pode ser interpretado como uma referência à satisfação física que as mulheres encontravam em seus relacionamentos sexuais.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:21

22

"Portanto, Oolibá, assim diz o Soberano Senhor: Incitarei os seus amantes contra você, aqueles de quem você se afastou desgostosa, e os trarei para atacá-la de todos os lados,

Oolibá é uma das duas irmãs mencionadas em Ezequiel 23, que representam as nações de Israel e Judá.

Oolibá se afastou de seus amantes porque ela estava insatisfeita com eles e buscava outros parceiros.

Os amantes de Oolibá representam as nações estrangeiras com as quais Israel e Judá fizeram alianças políticas e religiosas.

Deus incitaria os amantes de Oolibá contra ela como um julgamento por sua infidelidade e idolatria.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:22

23

os babilônios e todos os caldeus, os homens de Pecode, de Soa e de Coa, e com eles todos os assírios, belos rapazes, todos eles governadores e comandantes, oficiais que chefiam os carros e homens de posto elevado, todos galantes cavaleiros.

Os babilônios e caldeus eram povos que habitavam a região da Mesopotâmia, onde hoje é o Iraque.

Pecode, Soa e Coa são cidades que também ficavam na região da Mesopotâmia.

Os assírios eram um povo que habitava a região da Assíria, que ficava ao norte da Mesopotâmia.

"Belos rapazes" pode se referir à aparência física dos homens mencionados.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:23

24

Eles virão contra você com armas, carros e carroças e com uma multidão de povos; por todos os lados tomarão posição contra você com escudos grandes e pequenos e com capacetes. Eu a entregarei a eles para castigo, e eles a castigarão conforme o costume deles.

"Eles" se refere a um exército invasor, enquanto "você" se refere a Jerusalém.

A passagem foi escrita durante o exílio babilônico, quando Jerusalém foi destruída pelos babilônios.

"Armas, carros e carroças" se referem a equipamentos militares usados ​​pelos invasores.

"Eles" tomam posição contra Jerusalém por causa de sua rebelião contra Deus.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:24

25

Dirigirei contra você a ira do meu ciúme, e, enfurecidos, eles saberão como tratá-la. Cortarão fora o seu nariz e as suas orelhas, e os que forem deixados cairão pela espada. Levarão embora seus filhos e suas filhas, e os que forem deixados serão consumidos pelo fogo.

Deus é um Deus ciumento, que não tolera a idolatria e a infidelidade de seu povo.

"Eles" provavelmente se refere a um exército inimigo que Deus usaria para punir o povo.

Cortar o nariz e as orelhas era uma forma comum de humilhação e punição na época.

Isso significa que aqueles que não forem mortos pelos soldados inimigos serão mortos pela espada.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:25

26

Também arrancarão as suas roupas e tomarão suas lindas jóias.

"Elas" se referem a duas irmãs, Oolá e Oolibá, que representam as cidades de Samaria e Jerusalém.

Suas roupas serão arrancadas como um sinal de humilhação e punição.

As "lindas jóias" são um símbolo de sua riqueza e poder.

Os invasores estrangeiros serão aqueles que arrancarão suas roupas e tomarão suas jóias.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:26

27

Assim darei um basta à lascívia e à prostituição que você começou no Egito. Você deixará de olhar com desejo para essas coisas e não se lembrará mais do Egito.

"Dar um basta" significa pôr fim a algo, neste caso, a prática da prostituição e da lascívia.

O destinatário da mensagem é o povo de Israel.

"Lascívia" refere-se a comportamentos sexuais imorais e desenfreados.

"Prostituição" refere-se à prática de se prostituir ou se envolver em atividades sexuais comerciais.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:27

28

"Pois assim diz o Soberano Senhor: Estou a ponto de entregá-la nas mãos daqueles que você odeia, daqueles de quem você se afastou desgostosa.

A pessoa mencionada nesta passagem é Jerusalém, representada como uma mulher.

Aqueles que ela odeia são os babilônios, que a conquistaram e a levaram para o exílio.

Ela se afastou desgostosa porque se voltou para a idolatria e se afastou de Deus.

Aqueles a quem ela será entregue são os babilônios.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:28

29

Eles a tratarão com ódio e levarão embora tudo aquilo pelo que você trabalhou. Eles a deixarão despida e nua, e a vergonha de sua prostituição será exposta. Sua lascívia e sua promiscuidade

A "ela" se refere a Samaria e Jerusalém, que são personificadas como duas irmãs.

"Eles" se refere aos inimigos de Israel, que serão usados por Deus para punir a nação por sua infidelidade.

"Tudo aquilo pelo que você trabalhou" se refere às riquezas e bens materiais que Israel acumulou através de sua infidelidade e idolatria.

Ela será deixada despida e nua como um símbolo de sua humilhação e vergonha.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:29

30

trouxeram isto sobre você, porque você desejou ardentemente as nações e se contaminou com os ídolos delas.

As duas mulheres mencionadas nesta passagem representam as cidades de Samaria e Jerusalém, que simbolizam o reino do norte (Israel) e o reino do sul (Judá), respectivamente.

"Trouxeram isto sobre você" significa que as consequências do pecado e da infidelidade de Israel foram trazidas sobre eles mesmos.

"Desejou ardentemente as nações" significa que Israel se voltou para outras nações em busca de ajuda e alianças, em vez de confiar em Deus.

"Se contaminou com os ídolos delas" significa que Israel se envolveu na adoração de ídolos e práticas pagãs das nações ao seu redor.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:30

31

Você seguiu pelo caminho de sua irmã; por essa razão porei o copo dela nas suas mãos.

As irmãs mencionadas na passagem são Oolá e Oolibá, que representam Samaria e Jerusalém, respectivamente.

A passagem foi escrita durante o exílio babilônico, quando os judeus estavam sendo punidos por sua infidelidade a Deus.

O "copo" mencionado na passagem representa a punição que Deus está impondo às irmãs.

"Seguir pelo caminho da irmã" significa seguir o exemplo da outra irmã em sua infidelidade a Deus.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:31

32

"Assim diz o Soberano Senhor: "Você beberá do copo de sua irmã, copo grande e fundo; ele causará riso e zombaria, de tão grande que é.

A mensagem é dirigida ao povo de Israel.

O "copo" representa o julgamento de Deus.

A "irmã" é uma referência à outra nação ou cidade que também será julgada por Deus.

"Causará riso e zombaria" significa que a punição será tão severa que outras nações rirão e zombarão de Israel.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:32

33

Você será dominada pela embriaguez e pela tristeza, com esse copo de desgraça e desolação, o copo de sua irmã Samaria.

O profeta Ezequiel está falando nessa passagem bíblica.

A irmã de Samaria mencionada na passagem é Jerusalém.

O copo de desgraça e desolação representa a punição divina.

A pessoa mencionada na passagem será dominada pela embriaguez e tristeza como resultado da punição divina.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:33

34

Você o beberá, engolindo até a última gota; depois você o despedaçará e mutilará os próprios seios. "Eu o disse: Palavra do Soberano, do Senhor.

A passagem bíblica de Ezequiel 23:34 faz parte de uma mensagem de Deus para o povo de Israel, que havia se afastado dos caminhos do Senhor.

O destinatário da mensagem de Ezequiel 23:34 é o povo de Israel.

"Beber até a última gota" significa que o povo de Israel iria experimentar a ira de Deus em sua totalidade.

"Despedaçar e mutilar os próprios seios" é uma metáfora para a auto-destruição do povo de Israel, que iria sofrer as consequências de suas próprias escolhas.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:34

35

"Agora, assim diz o Soberano Senhor: Visto que você se esqueceu de mim e me deu as costas, você vai sofrer as conseqüências de sua lascívia e de sua prostituição".

O Soberano Senhor é uma referência a Deus.

Dar as costas para Deus significa abandonar a sua vontade e se afastar dos seus mandamentos.

Lascívia é o comportamento sexualmente imoral e desenfreado.

Prostituição é a prática de relações sexuais em troca de dinheiro ou outros benefícios.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:35

36

O Senhor me disse: "Filho do homem, você julgará Oolá e Oolibá? Então confronte-as com suas práticas repugnantes,

Oolá e Oolibá são metáforas usadas por Deus para descrever as duas cidades de Israel, Samaria e Jerusalém, respectivamente.

Deus pediu a Ezequiel para julgá-las como um sinal para o povo de Israel de que eles também seriam julgados por seus pecados.

"Confrontá-las com suas práticas repugnantes" significa expor publicamente seus pecados e mostrar a todos a gravidade de suas transgressões.

O pecado de Oolá e Oolibá era a idolatria e a infidelidade espiritual, ou seja, eles se voltaram para outros deuses em vez de adorar o verdadeiro Deus.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:36

37

pois elas cometeram adultério e há sangue em suas mãos. Cometeram adultério com seus ídolos; até os seus filhos, os quais elas geraram para mim, sacrificaram aos ídolos.

As mulheres mencionadas em Ezequiel 23:37 são Oolá e Oolibá, que representam as cidades de Samaria e Jerusalém, respectivamente.

"Cometeram adultério com seus ídolos" significa que as cidades de Samaria e Jerusalém se afastaram de Deus e adoraram ídolos em vez de seguirem os mandamentos de Deus.

Os filhos foram sacrificados aos ídolos como uma forma de adoração aos deuses pagãos.

O "me" mencionado na passagem é Deus.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:37

38

Também me fizeram isto: ao mesmo tempo contaminaram o meu santuário e profanaram os meus sábados.

O "meu" se refere a Deus.

Contaminar o santuário significa poluir ou corromper o lugar sagrado de Deus.

Profanar os sábados significa desrespeitar o dia de descanso e adoração a Deus.

"Eles" se refere ao povo de Israel que havia se afastado de Deus e estava praticando idolatria.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:38

39

No mesmo dia em que sacrificavam seus filhos a seus ídolos, elas entravam em meu santuário e o profanavam. Foi isso que elas fizeram em minha casa.

As mulheres mencionadas em Ezequiel 23:39 são Oolá e Oolibá, que representam as cidades de Samaria e Jerusalém, respectivamente.

O sacrifício de filhos aos ídolos era uma prática comum entre os povos pagãos da época, que acreditavam que isso traria bênçãos e prosperidade.

As mulheres entravam no santuário de Deus para participar de cultos e cerimônias religiosas.

Elas profanavam o santuário ao misturar práticas pagãs com a adoração a Deus, desrespeitando a santidade do lugar.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:39

40

"Elas até enviaram mensageiros atrás de homens, que vieram de bem longe, e, quando eles chegaram, você se banhou para recebê-los, pintou os olhos e pôs suas jóias.

As mulheres mencionadas na passagem são Oolá e Oolibá, que representam as cidades de Samaria e Jerusalém.

Elas enviaram mensageiros atrás de homens de longe para se envolverem em relações sexuais com eles.

O banho era uma forma de se preparar para a relação sexual e se tornar atraente para os homens.

Pintar os olhos era uma forma de realçar a beleza e atrair ainda mais os homens.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:40

41

Você se sentou num belo sofá, tendo à frente uma mesa, na qual você havia colocado o incenso e o óleo que me pertenciam.

O profeta Ezequiel está falando nessa passagem.

O destinatário da mensagem não é especificado, mas provavelmente é o povo de Israel.

A passagem faz parte do livro de Ezequiel, que foi escrito durante o exílio babilônico, por volta do século VI a.C.

O "belo sofá" é uma referência a um estilo de vida luxuoso e confortável.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:41

42

"O ruído de uma multidão despreocupada estava em torno dela; sabeus foram trazidos do deserto junto com homens do povo, e eles puseram braceletes nos braços da mulher e da sua irmã e belíssimas coroas na cabeças delas.

A mulher mencionada na passagem é uma metáfora para a cidade de Jerusalém.

A irmã da mulher mencionada é uma metáfora para a cidade de Samaria.

A passagem faz parte de uma visão que Ezequiel teve sobre a infidelidade de Israel e Judá em relação a Deus.

"Multidão despreocupada" pode se referir a um grupo de pessoas que não se importam com as consequências de seus atos.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:42

43

Então eu disse a respeito daquela que fora destruída pelo adultério: ‘Que agora a usem como prostituta, pois isso é tudo o que ela é’.

A personagem referida como "aquela que fora destruída pelo adultério" não é especificamente identificada na passagem bíblica.

A personagem é comparada a uma prostituta porque ela se envolveu em comportamento sexual imoral e infidelidade.

A passagem bíblica em que essa frase é encontrada é parte de uma metáfora usada por Ezequiel para descrever a infidelidade de Israel em relação a Deus.

A frase "que agora a usem como prostituta" significa que a personagem deve ser tratada como uma prostituta, já que ela se envolveu em comportamento sexual imoral.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:43

44

E eles dormiram com ela. Dormiram com aquelas mulheres lascivas, Oolá e Oolibá, como quem dorme com uma prostituta.

Oolá e Oolibá são personagens fictícias criadas pelo profeta Ezequiel para representar as cidades de Samaria e Jerusalém, respectivamente.

Elas são chamadas de mulheres lascivas porque representam a infidelidade e a idolatria das cidades que elas representam.

Os homens dormiram com elas como uma metáfora para a aliança que as cidades fizeram com outras nações pagãs em vez de confiar em Deus.

A passagem faz parte de uma série de profecias de Ezequiel sobre a destruição de Jerusalém e Samaria.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:44

45

Mas justos as condenarão ao castigo que merecem as mulheres que cometem adultério e derramam sangue, porque são adúlteras e há sangue em suas mãos.

As mulheres mencionadas são as duas irmãs descritas em Ezequiel 23:1-4, Oolá e Oolibá, que representam as cidades de Samaria e Jerusalém.

Elas são condenadas por terem se afastado de Deus e se envolvido em idolatria e imoralidade sexual.

"Derramam sangue" pode ser interpretado como uma referência ao assassinato e violência que ocorreram como resultado de sua conduta pecaminosa.

O castigo que elas merecem é a punição divina por seus pecados.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:45

46

"Assim diz o Soberano Senhor: Que uma multidão as ataque e que elas sejam entregues ao pavor e ao saque.

As "elas" referem-se às duas irmãs descritas na passagem, Oolá e Oolibá, que representam os reinos de Israel e Judá.

Deus permitiria que uma multidão atacasse essas pessoas como punição pelos seus pecados e infidelidade.

A passagem faz parte de uma visão que Deus deu a Ezequiel sobre a infidelidade de Israel e Judá.

"Entregues ao pavor e ao saque" significa que essas pessoas seriam atacadas e saqueadas por uma multidão, causando grande medo e destruição.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:46

47

A multidão as apedrejará e as retalhará à espada; matarão seus filhos e suas filhas e destruirão suas casas, incendiando-as.

Deus permitiria que as pessoas fossem punidas por seus pecados e desobediência. Esta passagem é uma advertência para aqueles que se afastam de Deus e seguem seus próprios caminhos.

As mulheres mencionadas nesta passagem representam as nações de Israel e Judá, que se afastaram de Deus e se envolveram em idolatria e imoralidade.

Os filhos e filhas das mulheres também seriam mortos como parte da punição divina pelos pecados de seus pais.

O contexto histórico desta passagem é a queda de Jerusalém e o exílio babilônico de Judá.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:47

48

"Dessa maneira darei fim à lascívia na terra, para que todas as mulheres fiquem advertidas e não imitem vocês.

A passagem bíblica Ezequiel 23:48 faz parte de uma profecia de julgamento contra as cidades de Samaria e Jerusalém, que simbolizam as duas irmãs Oolá e Oolibá, respectivamente.

As mulheres mencionadas na passagem são Oolá e Oolibá, que representam as cidades de Samaria e Jerusalém.

Lascívia é o comportamento sexualmente imoral e promíscuo.

Deus quer dar fim à lascívia na terra porque ela é contrária aos seus princípios e prejudica a sociedade como um todo.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:48

49

Vocês sofrerão o castigo de sua cobiça e as conseqüências de seus pecados de idolatria. E vocês saberão que eu sou o Soberano Senhor".

Ezequiel era um profeta do Antigo Testamento que pregava para o povo de Israel durante o exílio babilônico. Essa passagem faz parte de uma mensagem de julgamento contra a nação de Israel por sua infidelidade a Deus.

As duas mulheres mencionadas são Oolá e Oolibá, que representam as cidades de Samaria e Jerusalém, respectivamente.

"Cobiça" se refere ao desejo insaciável de posses materiais ou poder. O castigo por isso pode ser a perda dessas coisas ou a punição divina.

As consequências dos pecados de idolatria podem incluir a ira de Deus, a destruição da nação ou a perda da bênção divina.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 23:49