Ezequiel 23:44
E eles dormiram com ela. Dormiram com aquelas mulheres lascivas, Oolá e Oolibá, como quem dorme com uma prostituta.
Significado de Ezequiel 23:44
Oolá e Oolibá são personagens fictícias criadas pelo profeta Ezequiel para representar as cidades de Samaria e Jerusalém, respectivamente.
Elas são chamadas de mulheres lascivas porque representam a infidelidade e a idolatria das cidades que elas representam.
Os homens dormiram com elas como uma metáfora para a aliança que as cidades fizeram com outras nações pagãs em vez de confiar em Deus.
A passagem faz parte de uma série de profecias de Ezequiel sobre a destruição de Jerusalém e Samaria.
A metáfora de dormir com uma prostituta representa a infidelidade e a traição contra Deus.
A mensagem que essa passagem quer transmitir é que a infidelidade e a idolatria têm consequências graves, incluindo a destruição e o exílio.
Essa passagem se relaciona com o restante do livro de Ezequiel porque faz parte de uma série de profecias sobre a destruição de Jerusalém e Samaria devido à infidelidade e idolatria do povo.
A relevância dessa passagem para os cristãos hoje em dia é que ela nos lembra da importância de permanecer fiéis a Deus e de evitar a idolatria e a infidelidade.
Essa passagem pode ser aplicada na vida cristã como um lembrete de que a fidelidade a Deus é essencial para a nossa salvação e bem-estar espiritual.
Essa passagem pode ser usada para ensinar sobre o pecado e suas consequências, bem como sobre a importância da fidelidade e da confiança em Deus.
Explicação de Ezequiel 23:44
A história da passagem bíblica que fala sobre a infidelidade de Oolá e Oolibá
Em um dos livros mais antigos da Bíblia, há uma passagem que fala sobre a infidelidade de duas mulheres chamadas Oolá e Oolibá. Essas mulheres eram descritas como lascivas e adúlteras, e a passagem em questão diz que homens dormiram com elas como se estivessem dormindo com uma prostituta. Essa referência bíblica é encontrada no livro de Ezequiel, capítulo 23, versículo 44.
De acordo com a história contada no livro de Ezequiel, Oolá e Oolibá eram irmãs e representavam as cidades de Samaria e Jerusalém, respectivamente. Elas eram descritas como mulheres bonitas e desejáveis, mas também como adúlteras e promíscuas. A passagem em questão fala sobre como essas mulheres foram infiéis ao seu marido, que era Deus, e se entregaram a outros homens.
A história de Oolá e Oolibá é uma metáfora para a infidelidade do povo de Israel em relação a Deus. Ezequiel usou a história dessas mulheres para mostrar como o povo de Israel havia se afastado de Deus e se entregado a outros deuses e práticas pagãs. A passagem em questão é um exemplo da linguagem forte e simbólica usada por Ezequiel para chamar a atenção do povo de Israel para a sua infidelidade.
A passagem em questão também é um exemplo da forma como a Bíblia trata a sexualidade. Embora a linguagem usada seja forte e direta, a passagem não é uma condenação da sexualidade em si, mas sim da infidelidade e da promiscuidade. A Bíblia reconhece a sexualidade como uma parte importante da vida humana, mas também a coloca dentro de um contexto moral e espiritual.
Em resumo, a passagem bíblica que fala sobre a infidelidade de Oolá e Oolibá é uma metáfora para a infidelidade do povo de Israel em relação a Deus. Ela é um exemplo da linguagem forte e simbólica usada pelos profetas para chamar a atenção do povo para a sua infidelidade. A passagem também é um exemplo da forma como a Bíblia trata a sexualidade, reconhecendo-a como uma parte importante da vida humana, mas colocando-a dentro de um contexto moral e espiritual.
Versões
E tiveram relações com ela, como quem tem relações com uma prostituta. Foi assim que tiveram relações com Oolá e Oolibá, essas mulheres depravadas.
Muitas vezes, eles voltaram a estar com essas prostitutas. Tornaram a se encontrar com Oolá e Oolibá, essas mulheres imorais.