Ezequiel 9

1

Então o ouvi clamar em alta voz: "Tragam aqui os guardas da cidade, cada um com uma arma na mão".

O "ele" que está clamando em alta voz é um dos seres celestiais que aparecem em visão a Ezequiel.

Os "guardas da cidade" são provavelmente os guardas da cidade de Jerusalém.

O propósito de trazer os guardas da cidade com armas é para executar o julgamento divino sobre a cidade.

O termo "marca" refere-se a um sinal ou símbolo que é colocado na testa dos homens marcados.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 9:1

2

E vi seis homens que vinham da porta superior, que está voltada para o norte, cada um com uma arma mortal na mão. Com eles estava um homem vestido de linho e que tinha um estojo de escrevente à cintura. Eles entraram e se puseram ao lado do altar de bronze.

Não há uma resposta definitiva sobre a identidade dos seis homens. Alguns estudiosos sugerem que eles podem ser anjos, enquanto outros acreditam que são seres humanos.

As armas mortais podem representar a justiça divina e a punição para aqueles que desobedecem a Deus.

O homem vestido de linho é frequentemente interpretado como um anjo ou um mensageiro de Deus.

O estojo de escrevente pode ser uma referência a um registro ou livro de registro divino.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 9:2

3

Então a glória do Deus de Israel subiu de cima do querubim, onde havia estado, e se moveu para a entrada do templo. E o Senhor chamou o homem vestido de linho e que tinha o estojo de escrevente à cintura

A "glória do Deus de Israel" é uma referência à presença divina de Deus.

Os querubins são seres angelicais que aparecem frequentemente na Bíblia como guardiões da presença de Deus.

A glória de Deus estava sobre o querubim como uma forma de representar a presença divina no templo.

"Se moveu para a entrada do templo" significa que a presença divina estava saindo do templo.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 9:3

4

e lhe disse: "Percorra a cidade de Jerusalém e ponha um sinal na testa daqueles que suspiram e gemem por causa de todas as práticas repugnantes que são feitas nela".

Ezequiel 9:4 foi escrito durante o exílio babilônico, quando Jerusalém havia sido destruída e o povo de Judá estava sofrendo.

O "ele" é provavelmente o Senhor Deus, que está falando com o homem vestido de linho.

O sinal na testa é um símbolo de proteção e identificação dos que são fiéis a Deus.

Aqueles que "suspiram e gemem" são os que lamentam as práticas pecaminosas que estão ocorrendo em Jerusalém.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 9:4

5

Enquanto eu escutava, ele disse aos outros: "Sigam-no por toda a cidade e matem, sem piedade ou compaixão,

O "ele" que está falando em Ezequiel 9:5 é um dos seres angelicais que aparecem na visão de Ezequiel.

Os "outros" são outros anjos que foram enviados para seguir o primeiro anjo e executar a ordem de Deus.

Deus ordenou a matança de pessoas como um julgamento pelo pecado e pela rebelião contra Ele.

As pessoas que serão mortas são aquelas que não têm a marca na testa, o que significa que elas são culpadas de pecado e rebelião contra Deus.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 9:5

6

velhos, rapazes e moças, mulheres e crianças. Mas não toquem em ninguém que tenha o sinal. Comecem no meu santuário". Então eles começaram com as autoridades que estavam em frente do templo.

O sinal mencionado em Ezequiel 9:6 provavelmente se refere a uma marca ou símbolo que identificava aqueles que eram fiéis a Deus e não mereciam ser mortos.

O santuário era o lugar mais sagrado e simbolizava a presença de Deus. Começar a matança lá era uma forma de mostrar que a justiça de Deus começaria com aqueles que deveriam ser os líderes religiosos e espirituais do povo.

Deus permitiu que crianças fossem mortas porque elas também eram culpadas pelos pecados do povo e não havia exceções na justiça divina.

Deus permitiu que mulheres fossem mortas porque elas também eram culpadas pelos pecados do povo e não havia exceções na justiça divina.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 9:6

7

E ele lhes disse: "Contaminem o templo e encham de mortos os pátios. Podem ir! " Eles saíram e começaram a matança em toda a cidade.

O "ele" se refere a um dos seres celestiais que aparecem em Ezequiel 9:2.

O templo foi contaminado por causa da apostasia e pecado do povo de Israel.

Os que devem ser mortos nos pátios são aqueles que não se arrependeram de seus pecados e se afastaram de Deus.

A cidade foi morta como um julgamento divino pelo pecado e apostasia do povo.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 9:7

8

Enquanto isso eu fiquei sozinho. Então prostrei-me, rosto em terra, clamando: "Ah! Soberano Senhor! Vais destruir todo o remanescente de Israel lançando a tua ira sobre Jerusalém? "

O autor do livro de Ezequiel é o profeta Ezequiel.

Ezequiel escreveu durante o exílio babilônico, quando muitos judeus foram levados cativos para a Babilônia.

O remanescente de Israel mencionado em Ezequiel 9:8 se refere aos judeus fiéis a Deus que ainda estavam em Jerusalém.

Deus estava irado com Jerusalém por causa da idolatria e da injustiça praticadas pelo povo.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 9:8

9

Ele me respondeu: "A iniqüidade da nação de Israel e de Judá é enorme; a terra está cheia de sangue derramado e a cidade está cheia de injustiça. Eles dizem: ‘O Senhor abandonou o país; o Senhor não nos vê’.

Ezequiel profetizou durante o exílio babilônico, quando muitos judeus foram levados cativos para a Babilônia.

"Iniqüidade" significa pecado, transgressão ou maldade.

A terra estava cheia de sangue derramado devido à violência e guerra entre as nações.

"A cidade está cheia de injustiça" significa que havia corrupção, opressão e desigualdade social na sociedade.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 9:9

10

Então eu, de minha parte, não olharei para eles com piedade nem os pouparei, mas farei cair sobre as suas cabeças o que eles têm feito".

O autor do livro de Ezequiel é o profeta Ezequiel.

O livro de Ezequiel foi escrito durante o exílio babilônico, quando os judeus foram levados cativos para a Babilônia.

Os "homens vestidos de linho" são anjos que foram enviados por Deus para executar o julgamento divino.

Isso significa que Deus não terá compaixão ou misericórdia dessas pessoas.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 9:10

11

Então o homem de linho com o estojo de escrevente à cintura voltou com um relatório, e disse: "Fiz o que me ordenaste".

O homem de linho é um personagem descrito por Ezequiel em sua visão. Ele é um dos seis homens que aparecem em Ezequiel 9:2 e é identificado como um dos "homens vestidos de linho" em Ezequiel 10:2.

O estojo de escrevente à cintura é um objeto que indica que o homem de linho é um escriba ou um mensageiro. Ele carrega um estojo para guardar seus instrumentos de escrita.

O homem de linho seguiu a ordem que recebeu e trouxe um relatório.

A ordem foi dada por Deus a um dos seres celestiais que aparecem na visão de Ezequiel.

História e explicação completa do versículo: Ezequiel 9:11