Ezequiel 23:35
"Agora, assim diz o Soberano Senhor: Visto que você se esqueceu de mim e me deu as costas, você vai sofrer as conseqüências de sua lascívia e de sua prostituição".
Significado de Ezequiel 23:35
O Soberano Senhor é uma referência a Deus.
Dar as costas para Deus significa abandonar a sua vontade e se afastar dos seus mandamentos.
Lascívia é o comportamento sexualmente imoral e desenfreado.
Prostituição é a prática de relações sexuais em troca de dinheiro ou outros benefícios.
A lascívia pode levar à prostituição, pois ambos os comportamentos envolvem a busca por prazer sexual sem limites.
As consequências da lascívia e da prostituição incluem a punição divina e o sofrimento pessoal.
O destinatário da mensagem de Ezequiel 23:35 são os habitantes de Jerusalém, que se afastaram de Deus e se entregaram à prostituição e à idolatria.
Ezequiel escreveu essa mensagem durante o exílio babilônico, quando muitos judeus estavam longe de sua terra natal e enfrentando dificuldades.
Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas hoje, lembrando-nos de que Deus espera que vivamos de acordo com seus mandamentos e que a lascívia e a prostituição são comportamentos que não agradam a ele.
A mensagem principal de Ezequiel 23:35 é que as escolhas que fazemos têm consequências, e que devemos sempre buscar a vontade de Deus em nossas vidas.
Explicação de Ezequiel 23:35
A Consequência da Desobediência e Abandono
Em um dos livros mais antigos da Bíblia, encontramos uma passagem que fala sobre a consequência da desobediência e abandono a Deus. A passagem em questão é encontrada no livro de Ezequiel, um profeta do Antigo Testamento. Nela, Deus fala sobre a punição que virá sobre aqueles que se esquecem dele e se entregam à lascívia e prostituição.
Ezequiel era um profeta que viveu em um período conturbado da história de Israel. O povo havia se afastado de Deus e se entregado à idolatria e aos prazeres carnais. Ezequiel foi chamado por Deus para alertar o povo sobre as consequências de seus atos e para anunciar a punição que viria sobre eles caso não se arrependessem.
No capítulo 23 do livro de Ezequiel, encontramos a história de duas mulheres, Aola e Aolibá, que representam o povo de Israel e Judá. Essas mulheres se entregaram à prostituição e à idolatria, esquecendo-se de Deus e de seus mandamentos. Elas se envolveram com homens estrangeiros e se entregaram a práticas imorais.
Deus, então, fala através de Ezequiel e anuncia a punição que virá sobre essas mulheres e sobre todo o povo que se esqueceu dele. Ele diz que eles sofrerão as consequências de sua lascívia e prostituição, e que serão entregues nas mãos de seus inimigos. Deus diz que eles serão envergonhados e humilhados diante de todas as nações.
Essa passagem é um alerta para todos nós sobre as consequências de nos afastarmos de Deus e nos entregarmos aos prazeres carnais. Deus nos ama e quer o melhor para nós, mas quando nos afastamos dele e nos entregamos ao pecado, estamos nos colocando em perigo. A punição pode vir de várias formas, seja através de doenças, problemas financeiros, relacionamentos destruídos, entre outros.
Por isso, é importante que estejamos sempre próximos de Deus e seguindo seus mandamentos. Ele nos ama e quer nos proteger, mas cabe a nós escolhermos o caminho que queremos seguir. Que possamos sempre escolher o caminho da obediência e da fidelidade a Deus, para que não tenhamos que sofrer as consequências da desobediência e do abandono.
Versões
— Portanto, assim diz o Senhor Deus: "Visto que você se esqueceu de mim e me virou as costas, também terá de sofrer as consequências da sua perversidade e das suas prostituições."
Agora, o que o Senhor Deus está dizendo é isto: — Você me esqueceu e me virou as costas; portanto, sofrerá por causa da sua imoralidade e da sua prostituição.