Temas Bíblicos

Os mais lindos temas bíblicos para inspirar sua vida com a palavra de Deus...

A Lei de Deus

Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do Senhor! (Salmos 119:1)

Foi do agrado do Senhor, por amor de sua retidão, tornar grande e gloriosa a sua lei. (Isaías 42:21)

"Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor: "Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. (Jeremias 31:33)

O Escolhido por Deus

Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome. (João 15:16)

Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. (Efésios 1:4)

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. (1 Pedro 2:9)

Os Dons Espirituais

Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. (Romanos 12:6)

Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes. (1 Coríntios 12:1)

E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, (Efésios 4:11)

O Templo do Espírito Santo

Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? (1 Coríntios 3:16)

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? (1 Coríntios 6:19)

Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: "Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo". (2 Coríntios 6:16)

A Imoralidade Sexual

Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. (1 Coríntios 6:18)

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; (Gálatas 5:19)

Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos. (Efésios 5:3)

O Celibato

Então o Senhor me dirigiu a palavra, dizendo: (Jeremias 16:1)

Jesus respondeu: "Os filhos desta era casam-se e são dados em casamento, (Lucas 20:34)

Quanto aos assuntos sobre os quais vocês escreveram, é bom que o homem não toque em mulher, (1 Coríntios 7:1)

A Sabedoria de Deus

Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento. (Provérbios 2:6)

Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos! (Romanos 11:33)

Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem. (1 Coríntios 1:25)

A Santa Ceia

Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: "Tomem e comam; isto é o meu corpo". (Mateus 26:26)

Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos discípulos, dizendo: "Tomem; isto é o meu corpo". (Marcos 14:22)

Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram-se à mesa. (Lucas 22:14)

A Ressureição de Jesus

Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele jazia. (Mateus 28:6)

"Não tenham medo", disse ele. "Vocês estão procurando Jesus, o Nazareno, que foi crucificado. Ele ressuscitou! Não está aqui. Vejam o lugar onde o haviam posto. (Marcos 16:6)

Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se do que ele lhes disse, quando ainda estava com vocês na Galiléia: (Lucas 24:6)

A Ressurreição dos Mortos

Feliz será você, porque estes não têm como retribuir. A sua recompensa virá na ressurreição dos justos". (Lucas 14:14)

e tenho em Deus a mesma esperança desses homens: de que haverá ressurreição tanto de justos como de injustos. (Atos 24:15)

Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. (1 Tessalonicenses 4:16)

Pregação sobre a Cruz

nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios (1 Coríntios 1:23)

Lembre-se de Jesus Cristo, ressuscitado dos mortos, descendente de Davi, conforme o meu evangelho, (2 Timóteo 2:8)

tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. (Hebreus 12:2)

Deus Amou o Mundo

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. (João 3:17)

ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. (2 Coríntios 5:19)

O Salário do Pecado é a Morte

Pois todos me pertencem. Tanto o pai como o filho me pertencem. Aquele que pecar é que morrerá. (Ezequiel 18:4)

Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 6:23)

Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte. (Tiago 1:15)

O Nascimento de Jesus

Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel. (Isaías 7:14)

Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém (Mateus 2:1)

Naqueles dias César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano. (Lucas 2:1)

A Arca de Noé

Deus disse a Noé: "Darei fim a todos os seres humanos, porque a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei juntamente com a terra. (Gênesis 6:13)

Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé. (Hebreus 11:7)

que há muito tempo desobederam, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água, (1 Pedro 3:20)

O Bom Samaritano

Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: "Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna? " (Lucas 10:25)

"O que está escrito na Lei? ", respondeu Jesus. "Como você a lê? " (Lucas 10:26)

Ele respondeu: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’". (Lucas 10:27)

A Crucificação de Jesus

Ao saírem, encontraram um homem de Cirene, chamado Simão, e o forçaram a carregar a cruz. (Mateus 27:32)

Certo homem de Cirene, chamado Simão, pai de Alexandre e de Rufo, passava por ali, chegando do campo. Eles o forçaram a carregar a cruz. (Marcos 15:21)

Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado. (1 Coríntios 2:2)

Davi e Golias

Os filisteus juntaram suas forças para a guerra e reuniram-se em Socó de Judá. E acamparam em Efes-Damim, entre Socó e Azeca. (1 Samuel 17:1)

Noutra batalha contra os filisteus em Gobe, Elanã, filho de Jaaré-Oregim, de Belém, matou Golias, de Gate, que possuía uma lança cuja haste parecia uma lançadeira de tecelão. (2 Samuel 21:19)

Noutra batalha contra os filisteus, Elanã, filho de Jair, matou Lami, irmão de Golias, de Gate, que possuía uma lança cuja haste parecia uma lançadeira de tecelão. (1 Crônicas 20:5)

Jesus Transforma Água em Vinho

No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava ali; (João 2:1)

Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento. (João 2:2)

Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho". (João 2:3)

O Sermão da Montanha

Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, (Mateus 5:1)

"Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial. (Mateus 6:1)

"Não julguem, para que vocês não sejam julgados. (Mateus 7:1)