Temas Bíblicos

Os mais lindos temas bíblicos para inspirar sua vida com a palavra de Deus...

O Nazireu

Ela não poderá comer nenhum produto da videira, nem vinho ou bebida fermentada, nem comer nada impuro. Terá que obedecer a tudo o que lhe ordenei". (Juízes 13:14)

Por isso ele lhe contou o segredo: "Jamais se passou navalha em minha cabeça", disse ele, "pois sou nazireu, desde o ventre materno. Se fosse rapado o cabelo da minha cabeça, a minha força se afastaria de mim, e eu ficaria tão fraco quanto qualquer outro homem". (Juízes 16:17)

Também escolhi alguns de seus filhos para serem profetas e alguns de seus jovens para serem nazireus. Não é verdade, povo de Israel? ", declara o SENHOR. (Amós 2:11)

Corá

Os filhos de Isar foram Corá, Nefegue e Zicri. (Êxodo 6:21)

Corá, filho de Isar, neto de Coate, bisneto de Levi, reuniu Datã e Abirão, filhos de Eliabe, e Om, filho de Pelete, todos da tribo de Rúben, (Números 16:1)

os coreítas Elcana, Issias, Azareel, Joezer e Jasobeão; (1 Crônicas 12:6)

O Povo de Israel

"Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. (Gênesis 12:2)

Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas". (Êxodo 3:10)

e diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Tirarei os israelitas das nações para onde foram. Vou ajuntá-los de todos os lugares ao redor e trazê-los de volta à sua própria terra. (Ezequiel 37:21)

A Proteção Divina

Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso (Salmos 91:1)

Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, (Efésios 6:11)

Tudo posso naquele que me fortalece. (Filipenses 4:13)

A Arca da Aliança

"Faça uma arca de madeira de acácia com um metro e dez centímetros de comprimento, setenta centímetros de largura e setenta centímetros de altura. (Êxodo 25:10)

Então Davi deixou Asafe e seus parentes diante da arca da aliança do Senhor para ali ministrarem regularmente, de acordo com as prescrições para cada dia. (1 Crônicas 16:37)

O rei Davi já morava em seu palácio quando, certo dia disse ao profeta Natã: "Aqui estou eu, morando num palácio de cedro, enquanto a arca da aliança do Senhor permanece numa simples tenda". (1 Crônicas 17:1)

Davi

O Senhor disse a Samuel: "Até quando você irá se entristecer por causa de Saul? Eu o rejeitei como rei de Israel. Encha um chifre com óleo e vá a Belém; eu o enviarei a Jessé. Escolhi um de seus filhos para ser rei". (1 Samuel 16:1)

O Senhor fez um juramento a Davi, um juramento firme que ele não revogará: "Colocarei um dos seus descendentes no seu trono. (Salmos 132:11)

" ‘Eu defenderei esta cidade e a salvarei, por amor de mim e por amor de Davi, meu servo! ’ " (Isaías 37:35)

Jeroboão

Também Jeroboão, filho de Nebate, rebelou-se contra o rei. Ele era um dos oficiais de Salomão, um efraimita de Zeredá, e a sua mãe era uma viúva chamada Zerua. (1 Reis 11:26)

Naquela ocasião, Jeroboão saiu de Jerusalém, e Aías, o profeta de Siló, que estava usando uma capa nova, encontrou-se com ele no caminho. Os dois estavam sozinhos no campo, (1 Reis 11:29)

e Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. (Mateus 1:11)

Acabe

Onri descansou com os seus antepassados e foi sepultado em Samaria. E seu filho Acabe foi o seu sucessor. (1 Reis 16:28)

Depois de um longo tempo, no terceiro ano da seca, a palavra do Senhor veio a Elias: "Vá apresentar-se a Acabe, pois enviarei chuva sobre a terra". (1 Reis 18:1)

Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, (2 Timóteo 3:2)

Saul

Então o Senhor falou a Samuel: (1 Samuel 15:10)

Samuel, contudo, lhe disse: "Não voltarei com você. Você rejeitou a palavra do Senhor, e o Senhor o rejeitou como rei de Israel! " (1 Samuel 15:26)

O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte do Senhor, o atormentava. (1 Samuel 16:14)

Os Filisteus

os patrusitas, os casluítas, dos quais se originaram os filisteus, e os caftoritas. (Gênesis 10:14)

Ele dominava sobre todos os reis desde o Eufrates até a terra dos filisteus, junto à fronteira do Egito. (2 Crônicas 9:26)

Ele saiu à guerra contra os filisteus e derrubou os muros de Gate, de Jabne e de Asdode. Depois reconstruiu cidades próximo a Asdode e em outros lugares do território filisteu. (2 Crônicas 26:6)

O Azeite da Viúva

"Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus", ela respondeu, "não tenho nenhum pedaço de pão; só um punhado de farinha num jarro e um pouco de azeite numa botija. Estou colhendo uns dois gravetos para levar para casa e preparar uma refeição para mim e para o meu filho, para que a comamos e depois morramos. " (1 Reis 17:12)

Certo dia, a mulher de um dos discípulos dos profetas foi falar a Eliseu: "Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia o Senhor. Mas agora veio um credor que está querendo levar meus dois filhos como escravos". (2 Reis 4:1)

Asseguro-lhes que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu foi fechado por três anos e meio, e houve uma grande fome em toda a terra. (Lucas 4:25)

Naamã

Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era muito respeitado e honrado pelo seu senhor, pois por meio dele o Senhor dera vitória à Síria. Mas esse grande guerreiro ficou leproso. (2 Reis 5:1)

Ora, tropas da Síria haviam atacado Israel e levado cativa uma menina, que passou a servir à mulher de Naamã. (2 Reis 5:2)

Quando Geazi chegou à colina onde morava, pegou as sacolas dos servos e guardou-as em casa. Mandou os homens de volta, e eles partiram. (2 Reis 5:24)

Lepra

"Quando alguém tiver um inchaço, uma erupção ou uma mancha brilhante na pele que possa ser sinal de lepra, será levado ao sacerdote Arão ou a um dos seus filhos que seja sacerdote. (Levítico 13:2)

Um leproso aproximou-se dele e suplicou-lhe de joelhos: "Se quiseres, podes purificar-me! " (Marcos 1:40)

Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: "Quero. Seja purificado! " (Marcos 1:41)

Bate-Seba

Por que você desprezou a palavra do Senhor, fazendo o que ele reprova? Você matou Urias, o hitita, com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele. (2 Samuel 12:9)

Depois que Natã foi para casa, o Senhor fez adoecer o filho que a mulher de Urias dera a Davi. (2 Samuel 12:15)

Depois Davi consolou sua mulher Bate-Seba e deitou-se com ela, e ela teve um menino, a quem Davi deu o nome de Salomão. E o Senhor o amou (2 Samuel 12:24)

Babilônia

Ele enviou contra eles o rei dos babilônios, que no santuário matou os seus jovens à espada. Não poupou nem rapazes, nem moças, nem adultos, nem velhos. Deus entregou todos eles nas mãos de Nabucodonosor; (2 Crônicas 36:17)

Esta é a lista dos homens da província que Nabucodonosor, rei da Babilônia, tinha levado prisioneiros para a Babilônia. Eles voltaram para Jerusalém e Judá, cada um para a sua própria cidade. (Esdras 2:1)

Mas, visto que os nossos antepassados irritaram o Deus dos céus, ele os entregou nas mãos do babilônio Nabucodonosor, rei da Babilônia, que destruiu este templo e deportou o povo para a Babilônia. (Esdras 5:12)

Messias

Quem creu em nossa mensagem e a quem foi revelado o braço do Senhor? (Isaías 53:1)

O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, (Isaías 61:1)

O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: "Achamos o Messias" ( isto é, o Cristo ). (João 1:41)

Os 7 Pecados Capitais

Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. (Mateus 5:28)

Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. (1 Coríntios 6:18)

Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros. (Gálatas 5:26)

Daniel na Cova dos Leões

Dario achou por bem nomear cento e vinte sátrapas para governarem todo o reino; (Daniel 6:1)

A Apostasia

Ora para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo, (Hebreus 6:4)

Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, (Hebreus 10:26)

Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio. (2 Pedro 2:20)

O Samaritano

E enviou mensageiros à sua frente. Indo estes, entraram num povoado samaritano para lhe fazer os preparativos; (Lucas 9:52)

Os judeus lhe responderam: "Não estamos certos em dizer que você é samaritano e está endemoninhado? " (João 8:48)

Tendo testemunhado e proclamado a palavra do Senhor, Pedro e João voltaram a Jerusalém, pregando o evangelho em muitos povoados samaritanos. (Atos 8:25)