Temas Bíblicos

Os mais lindos temas bíblicos para inspirar sua vida com a palavra de Deus...

A Festa de Purim

Mardoqueu registrou esses acontecimentos e enviou cartas a todos os judeus de todas as províncias do rei Xerxes, próximas e distantes, (Ester 9:20)

Por isso aqueles dias foram chamados Purim, da palavra pur. Considerando tudo o que estava escrito nessa carta, o que tinham visto e o que tinha acontecido, (Ester 9:26)

Então a rainha Ester, filha de Abiail, e o judeu Mardoqueu, escreveram com toda a autoridade uma segunda carta para confirmar a primeira carta acerca do Purim. (Ester 9:29)

A Sarça Ardente

Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, esta não era consumida pelo fogo. (Êxodo 3:2)

"Que impressionante! ", pensou. "Por que a sarça não se queima? Vou ver isso de perto. " (Êxodo 3:3)

O Senhor viu que ele se aproximava para observar. E então, do meio da sarça Deus o chamou: "Moisés, Moisés! " "Eis-me aqui", respondeu ele. (Êxodo 3:4)

O Monte Sinai

Assim Moisés lavrou duas tábuas de pedra semelhantes às primeiras e subiu ao monte Sinai, logo de manhã, como o Senhor lhe havia ordenado, levando nas mãos as duas tábuas de pedra. (Êxodo 34:4)

Ao descer do monte Sinai com as duas tábuas da aliança nas mãos, Moisés não sabia que o seu rosto resplandecia por ter conversado com o Senhor. (Êxodo 34:29)

Depois, todos os israelitas se aproximaram, e ele lhes transmitiu todos os mandamentos que o Senhor lhe tinha dado no monte Sinai. (Êxodo 34:32)

Caim e Abel

Novamente Adão teve relações com sua mulher, e ela deu à luz outro filho, a quem chamou Sete, dizendo: "Deus me concedeu um filho no lugar de Abel, visto que Caim o matou". (Gênesis 4:25)

Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala. (Hebreus 11:4)

Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas. (1 João 3:12)

Isaque

o Anjo que me redimiu de todo o mal, abençoe estes meninos. Sejam eles chamados pelo meu nome e pelos nomes de meus pais Abraão e Isaque, e cresçam muito na terra". (Gênesis 48:16)

Ali foram sepultados Abraão e Sara, sua mulher, e Isaque e Rebeca, sua mulher; ali também sepultei Lia. (Gênesis 49:31)

Ouviu Deus o lamento deles e lembrou-se da aliança que fizera com Abraão, Isaque e Jacó. (Êxodo 2:24)

Abraão

Antes de morrer José disse a seus irmãos: "Estou à beira da morte. Mas Deus certamente virá em auxílio de vocês e os tirará desta terra, levando-os para a terra que prometeu com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó". (Gênesis 50:24)

Ouviu Deus o lamento deles e lembrou-se da aliança que fizera com Abraão, Isaque e Jacó. (Êxodo 2:24)

Disse ainda: "Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó". Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus. (Êxodo 3:6)

Abraão e Isaque

Por ordem do rei, mensageiros percorreram Israel e Judá com cartas assinadas pelo rei e pelos seus oficiais, com a seguinte mensagem: "Israelitas, voltem para o Senhor, o Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, para que ele se volte para vocês que restaram e escaparam das mãos dos reis da Assíria. (2 Crônicas 30:6)

"Tu és o Senhor, o Deus que escolheu Abrão, trouxe-o de Ur dos caldeus e deu-lhe o nome de Abraão. (Neemias 9:7)

Maria Madalena

Maria Madalena e a outra Maria estavam assentadas ali, em frente do sepulcro. (Mateus 27:61)

Depois do sábado, tendo começado o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. (Mateus 28:1)

Algumas mulheres estavam observando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, o mais jovem, e de José. (Marcos 15:40)

As Emoções

Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. (Salmos 37:8)

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. (Filipenses 4:6)

Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. (2 Timóteo 1:7)

Os Pensamentos

Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos. (Provérbios 16:3)

Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo. (2 Coríntios 10:5)

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, (Filipenses 2:5)

Débora

Naquele dia Débora e Baraque, filho de Abinoão, entoaram este cântico: (Juízes 5:1)

Já tinham desistido os camponeses de Israel, já tinham desistido, até que eu, Débora, me levantei; levantou-se uma mãe em Israel. (Juízes 5:7)

‘Desperte, Débora! Desperte! Desperte, desperte, irrompa em cânticos! Levante-se, Baraque! Leve presos os seus prisioneiros, ó filho de Abinoão! ’ (Juízes 5:12)

Clama a Mim e Responder-Te-Ei

"Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. (Lucas 11:9)

E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. (João 14:13)

Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. (João 15:7)

A Cura da Alma

O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido. (Salmos 34:18)

Eu disse: Misericórdia, Senhor, cura-me, pois pequei contra ti. (Salmos 41:4)

Ele enviou a sua palavra e os curou, e os livrou da morte. (Salmos 107:20)

O Propósito

Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: (Eclesiastes 3:1)

Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome. (João 15:16)

"Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado com os seus antepassados e seu corpo se decompôs. (Atos 13:36)

Sansão e Dalila

A mulher deu à luz um menino e pôs-lhe o nome de Sansão. Ele cresceu, e o Senhor o abençoou, (Juízes 13:24)

Sansão desceu a Timna e viu ali uma mulher do povo filisteu. (Juízes 14:1)

Algum tempo depois, na época da colheita do trigo, Sansão foi visitar a sua mulher e levou-lhe um cabrito. "Vou ao quarto da minha mulher", disse ele. Mas o pai dela não quis deixá-lo entrar. (Juízes 15:1)

Corpo, Alma e o Espírito

Portanto, temos sempre confiança e sabemos que, enquanto estamos no corpo, estamos longe do Senhor. (2 Coríntios 5:6)

Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor. (2 Coríntios 5:8)

Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta. (Tiago 2:26)

A Rejeição

Este Jesus é ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’. (Atos 4:11)

À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele — (1 Pedro 2:4)

Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem, "a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular", (1 Pedro 2:7)

Jesus Lava os Pés dos Discípulos

Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. (João 13:1)

O Casal

Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. (Gênesis 2:24)

Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor. (Provérbios 18:22)

Ele respondeu: "Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’ (Mateus 19:4)

Ana

Todos os anos sua mãe fazia uma pequena túnica e a levava para ele, quando subia a Siló com o marido para oferecer o sacrifício anual. (1 Samuel 2:19)

Eli abençoava Elcana e sua mulher, dizendo: "O Senhor dê a você filhos desta mulher no lugar daquele por quem ela pediu e dedicou ao Senhor". Então voltavam para casa. (1 Samuel 2:20)

O Senhor foi bondoso com Ana; ela engravidou e deu à luz três filhos e duas filhas. Enquanto isso, o menino Samuel crescia na presença do Senhor. (1 Samuel 2:21)