Temas Bíblicos

Os mais lindos temas bíblicos para inspirar sua vida com a palavra de Deus...

O Dilúvio

"Eis que vou trazer águas sobre a terra, o Dilúvio, para destruir debaixo do céu toda criatura que tem fôlego de vida. Tudo o que há na terra perecerá. (Gênesis 6:17)

Este é o registro da descendência de Sem, Cam e Jafé, filhos de Noé. Os filhos deles nasceram depois do Dilúvio. (Gênesis 10:1)

"Assim como foi nos dias de Noé, também será nos dias do Filho do homem. (Lucas 17:26)

A Torre de Babel

"Eis que vou trazer águas sobre a terra, o Dilúvio, para destruir debaixo do céu toda criatura que tem fôlego de vida. Tudo o que há na terra perecerá. (Gênesis 6:17)

"Para mim isso é como os dias de Noé, quando jurei que as águas de Noé nunca mais tornariam a cobrir a terra. De modo que agora jurei não ficar irado contra você, nem tornar a repreendê-la. (Isaías 54:9)

que há muito tempo desobederam, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água, (1 Pedro 3:20)

O Chamado de Abraão

Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. (Gênesis 12:1)

E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa. (Gálatas 3:29)

Esse Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, encontrou-se com Abraão quando este voltava, depois de derrotar os reis, e o abençoou; (Hebreus 7:1)

O Nascimento de Moisés

Um homem da tribo de Levi casou-se com uma mulher da mesma tribo, (Êxodo 2:1)

"Naquele tempo nasceu Moisés, que era um menino extraordinário. Por três meses ele foi criado na casa de seu pai. (Atos 7:20)

Pela fé Moisés, recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, pois estes viram que ele não era uma criança comum, e não temeram o decreto do rei. (Hebreus 11:23)

As Dez Pragas do Egito

Depois o Senhor disse a Moisés: "Levante-se bem cedo e apresente-se ao faraó, quando ele estiver indo às águas. Diga-lhe que assim diz o Senhor: Deixe o meu povo ir para que me preste culto. (Êxodo 8:20)

Depois o Senhor disse a Moisés: "Vá ao faraó e diga-lhe que assim diz o Senhor, o Deus dos hebreus: Deixe o meu povo ir para que me preste culto. (Êxodo 9:1)

Disse mais o Senhor a Moisés e a Arão: "Tirem um punhado de cinza de uma fornalha, e Moisés a espalhará no ar, diante do faraó. (Êxodo 9:8)

O Balaão e a Jumenta

Balaão levantou-se pela manhã, pôs a sela sobre a sua jumenta e foi com os líderes de Moabe. (Números 22:21)

Mas acendeu-se a ira de Deus quando ele foi, e o anjo do Senhor pôs-se no caminho para impedi-lo de prosseguir. Balaão ia montado em sua jumenta, e seus dois servos o acompanhavam. (Números 22:22)

Quando a jumenta viu o anjo do Senhor parado no caminho, empunhando uma espada, saiu do caminho e foi-se pelo campo. Balaão bateu nela para fazê-la voltar ao caminho. (Números 22:23)

O Aniversário

Três dias depois era o aniversário do faraó, e ele ofereceu um banquete a todos os seus conselheiros. Na presença deles reapresentou o chefe dos copeiros e o chefe dos padeiros: (Gênesis 40:20)

No aniversário de Herodes, a filha de Herodias dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes (Mateus 14:6)

Agradecimento

Dêem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre. (Salmos 107:1)

Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. (1 Tessalonicenses 5:18)

A Gratidão

Sempre damos graças a Deus por todos vocês, mencionando-os em nossas orações. (1 Tessalonicenses 1:2)

Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que crêem. (1 Tessalonicenses 2:13)

Irmãos, devemos sempre dar graças a Deus por vocês; e isso é apropriado, porque a fé que vocês têm cresce cada vez mais, e muito aumenta o amor que todos vocês têm uns pelos outros. (2 Tessalonicenses 1:3)

A Família

Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios. (Romanos 12:10)

mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa, e cada mulher o seu próprio marido. (1 Coríntios 7:2)

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. (1 Coríntios 13:4)

Os Jovens

A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada. (Provérbios 31:30)

Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em você. (2 Timóteo 1:5)

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, (2 Timóteo 3:16)

O Amor

O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade. (Provérbios 17:17)

Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei. (Romanos 13:8)

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo. (Efésios 4:32)

A Oração

O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade. (Salmos 145:18)

O Senhor está longe dos ímpios, mas ouve a oração dos justos. (Provérbios 15:29)

Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. (João 15:7)

A Amizade

Saindo dali, Jeú encontrou Jonadabe, filho de Recabe, que tinha ido falar com ele. Depois de saudá-lo Jeú perguntou: "Você está de acordo com o que estou fazendo? " Jonadabe respondeu: "Estou". E disse Jeú: "Então, dê-me a mão". Jonadabe estendeu-lhe a mão, e Jeú o ajudou a subir no carro (2 Reis 10:15)

Posteriormente, Josafá, rei de Judá, fez um tratado com Acazias, rei de Israel, que tinha vida ímpia. (2 Crônicas 20:35)

Ele também andou nos caminhos da família de Acabe, pois sua mãe lhe dava maus conselhos. (2 Crônicas 22:3)

A Esperança

Mas agora, Senhor, que hei de esperar? Minha esperança está em ti. (Salmos 39:7)

Mas eu sempre terei esperança e te louvarei cada vez mais. (Salmos 71:14)

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. (Romanos 12:12)

Esperança e Fé

Mas agora, Senhor, que hei de esperar? Minha esperança está em ti. (Salmos 39:7)

Pela fé, Abraão — e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade — recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa. (Hebreus 11:11)

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, (1 Pedro 1:3)

Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas. (1 Timóteo 6:12)

De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? (Tiago 2:14)

O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. (1 João 5:4)

Fé e Motivação

Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo. (Romanos 15:13)

Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. (2 Coríntios 4:18)

Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. (Tiago 1:6)

A Motivação

O nome do Senhor é uma torre forte; os justos correm para ela e estão seguros. (Provérbios 18:10)

Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. (1 Coríntios 10:13)

A Oferta

Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. (Gênesis 4:3)

"Diga aos israelitas que me tragam uma oferta. Receba-a de todo aquele cujo coração o compelir a dar. (Êxodo 25:2)

"Diga o seguinte aos israelitas: Quando alguém trouxer um animal como oferta ao Senhor, que seja do gado ou do rebanho de ovelhas. (Levítico 1:2)