Esdras 8

1

Estes são os chefes de suas famílias e dos que com eles foram registrados, os quais saíram comigo da Babilônia durante o reinado do rei Artaxerxes:

Os chefes de família eram líderes das tribos de Israel que saíram da Babilônia.

O propósito da saída era retornar a Jerusalém e reconstruir o templo.

Artaxerxes era o rei da Pérsia que permitiu que os judeus retornassem a Jerusalém.

A saída ocorreu durante o reinado de Artaxerxes.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:1

2

dos descendentes de Finéias, Gérson; dos descendentes de Itamar, Daniel; dos descendentes de Davi, Hatus,

Gérson, Daniel e Hatus são descendentes de Finéias, Itamar e Davi, respectivamente.

Eles são importantes porque são líderes religiosos e políticos do povo de Israel.

Eles foram mencionados porque estavam entre os líderes que retornaram a Jerusalém após o exílio babilônico.

A relação entre eles é que são todos líderes do povo de Israel.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:2

3

dos descendentes de Secanias; dos descendentes de Parós, Zacarias, sendo registrados com ele 150 homens;

Secanias era um dos líderes dos judeus que retornaram do exílio babilônico.

Parós era um dos líderes dos judeus que retornaram do exílio babilônico.

Zacarias era um dos líderes dos judeus que retornaram do exílio babilônico.

Esses nomes representam a liderança dos judeus que retornaram do exílio babilônico e ajudaram a reconstruir Jerusalém e o templo.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:3

4

dos descendentes de Paate-Moabe, Elioenai, filho de Zeraías, e com ele 200 homens;

Paate-Moabe é uma cidade localizada na região de Moabe.

Elioenai é mencionado como um dos líderes dos descendentes de Paate-Moabe que retornaram a Jerusalém após o exílio babilônico.

Esdras menciona apenas 200 homens porque esse era o número de pessoas que acompanharam Elioenai na viagem de volta a Jerusalém.

Zeraías é o pai de Elioenai.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:4

5

dos descendentes de Zatu, Secanias, filho de Jaaziel, e com ele 300 homens;

Zatu é um ancestral dos homens mencionados na passagem.

Secanias é um descendente de Zatu e líder de um grupo de homens que acompanharam Esdras de volta a Jerusalém.

Jaaziel é o pai de Secanias.

Não há uma resposta clara para essa pergunta, mas é possível que Secanias tenha sido o líder do grupo e, portanto, o mais importante.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:5

6

dos descendentes de Adim, Ebede, filho de Jônatas, e com ele 50 homens;

Adim é um dos ancestrais de Ebede, mencionado na genealogia de Esdras.

Jônatas é o pai de Ebede, também mencionado na genealogia de Esdras.

Ebede é um dos descendentes de Adim e filho de Jônatas, que liderou um grupo de 50 homens para ajudar Esdras na reconstrução do templo em Jerusalém.

Ebede é mencionado especificamente porque ele era o líder do grupo e provavelmente o mais importante entre os 50 homens.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:6

7

dos descendentes de Elão, Jesaías, filho de Atalias, e com ele 70 homens;

Elão era um dos filhos de Sem, neto de Noé, e deu origem a uma tribo que se estabeleceu na região da Pérsia.

Jesaías era um dos descendentes de Elão que acompanharam Esdras na jornada de volta a Jerusalém.

Atalias é o pai de Jesaías e também um dos descendentes de Elão.

Não há uma resposta clara para essa pergunta, mas é possível que Jesaías fosse o líder desse grupo de homens e, por isso, tenha sido mencionado especificamente.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:7

8

dos descendentes de Sefatias, Zebadias, filho de Micael, e com ele 80 homens;

Sefatias e Zebadias são descendentes de Judá que retornaram do exílio babilônico com Esdras.

Micael é o pai de Zebadias.

A lista de Esdras é apenas uma amostra dos homens que retornaram do exílio, e não inclui todos os que estavam presentes.

Esses homens eram parte do grupo que retornou do exílio babilônico com Esdras, e ajudaram a reconstruir Jerusalém e o templo.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:8

9

dos descendentes de Joabe, Obadias, filho de Jeiel, e com ele 218 homens;

Joabe é mencionado em vários lugares na Bíblia como um guerreiro e comandante do exército de Davi.

Obadias é um dos descendentes de Joabe que acompanharam Esdras de volta a Jerusalém após o exílio babilônico.

Jeiel é o pai de Obadias e também um dos líderes dos descendentes de Joabe.

Não há uma resposta clara para isso, mas pode ser que os descendentes de Joabe fossem uma família importante ou influente na época.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:9

10

dos descendentes de Bani, Selomite, filho de Josifias, e com ele 160 homens;

Bani é um dos líderes das famílias judaicas que retornaram do exílio babilônico.

Selomite é um dos descendentes de Bani que acompanharam Esdras de volta a Jerusalém.

Josifias é o pai de Selomite.

Não há uma resposta clara para essa pergunta, mas é possível que Selomite fosse o único filho de Josifias que acompanhava Esdras naquele momento.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:10

11

dos descendentes de Bebai, Zacarias, filho de Bebai, e com ele 28 homens;

Bebai é um dos líderes das famílias de Israel que retornaram do exílio babilônico.

Zacarias é filho de Bebai, o que significa que ele é um descendente direto de Bebai.

É possível que Zacarias tenha sido o líder ou representante do grupo de 28 homens.

A quantidade exata de homens é mencionada para enfatizar a precisão e organização do registro.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:11

12

dos descendentes de Azgade, Joanã, filho de Hacatã, e com ele 110 homens;

Azgade é um dos clãs de servos do templo que retornaram do exílio babilônico com Esdras.

Joanã, filho de Hacatã, é um dos líderes do clã de Azgade.

Joanã é mencionado especificamente provavelmente porque era o líder do grupo.

O número exato de homens é mencionado para dar um relato preciso do número de pessoas que retornaram do exílio.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:12

13

dos descendentes de Adonicão, os últimos que chegaram, Elifelete, Jeiel e Semaías, e com eles 60 homens;

Adonicão era um dos líderes da tribo de Judá que retornou do exílio babilônico.

Não se sabe ao certo por que apenas os últimos descendentes de Adonicão são mencionados, mas pode ser porque eles eram os mais recentes a chegar.

Os 60 homens mencionados provavelmente eram trabalhadores ou servos que acompanharam os descendentes de Adonicão.

Os nomes de Elifelete, Jeiel e Semaías são mencionados porque eram os líderes dos 60 homens mencionados.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:13

14

dos descendentes de Bigvai, Utai e Zabude, e com eles 70 homens.

Bigvai, Utai e Zabude eram líderes de famílias judaicas que retornaram a Jerusalém após o exílio babilônico.

A menção de apenas 70 homens pode indicar que esse grupo era menor do que outros que retornaram a Jerusalém.

Esses homens eram importantes porque ajudaram a reconstruir o templo em Jerusalém e a restaurar a adoração a Deus.

Todos eles eram judeus.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:14

15

Eu os reuni junto ao canal que corre para Aava, e acampamos ali por três dias. Quando passei em revista o povo e os sacerdotes, não encontrei nenhum levita.

O canal que corre para Aava é um local geográfico mencionado na passagem, mas não há informações adicionais sobre sua localização exata ou significado.

Eles acamparam ali por três dias para se prepararem para a jornada à frente e possivelmente para descansar e se reabastecer.

Esdras passou em revista o povo e os sacerdotes para garantir que todos estivessem presentes e prontos para a jornada.

O propósito da busca pelos levitas era garantir que eles estivessem presentes e prontos para cumprir seus deveres religiosos e rituais durante a jornada.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:15

16

Por isso convoquei Eliézer, Ariel, Semaías, Elnatã, Jaribe, Elnatã, Natã, Zacarias e Mesulão, que eram líderes, e Joiaribe e Natã, que eram homens sábios,

Esdras era um sacerdote e escriba judeu que liderou o retorno do exílio babilônico em Jerusalém.

Os líderes mencionados eram Eliézer, Ariel, Semaías, Elnatã, Jaribe, Elnatã, Natã, Zacarias e Mesulão.

Os homens sábios mencionados eram Joiaribe e Natã.

A convocação foi feita para liderar o retorno do exílio babilônico em Jerusalém.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:16

17

e eu os enviei a Ido, o líder de Casifia. Eu lhes falei o que deveriam dizer a Ido e aos parentes dele, os servidores do templo, em Casifia, para que nos trouxessem servidores para o templo de nosso Deus.

Ido é o líder de Casifia.

Casifia é uma cidade na região de Babilônia.

Os parentes de Ido são os servidores do templo em Casifia.

Os servidores do templo em Casifia eram parentes de Ido.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:17

18

Como a bondosa mão de Deus estava sobre nós, eles nos trouxeram Serebias, homem capaz, dentre os descendentes de Mali, filho de Levi, neto de Israel, e os filhos e irmãos de Serebias, dezoito homens;

Serebias é um homem capaz, descendente de Mali, filho de Levi, neto de Israel.

Serebias é importante porque ele e seus filhos e irmãos foram trazidos por Deus para ajudar Esdras e seu povo na reconstrução de Jerusalém.

A mão bondosa de Deus estava sobre eles porque eles eram fiéis a Deus e estavam cumprindo Sua vontade.

Serebias é descendente de Mali.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:18

19

e também Hasabias, acompanhado de Jesaías, dentre os descendentes de Merari, e seus irmãos e filhos, vinte homens.

Hasabias é um dos descendentes de Merari mencionados em Esdras 8:19.

Jesaías é outro descendente de Merari mencionado em Esdras 8:19.

Os descendentes de Merari eram uma das três famílias levíticas que ajudavam a cuidar do templo de Jerusalém.

Vinte homens acompanharam Hasabias e Jesaías.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:19

20

Eles trouxeram ainda duzentos e vinte dos servidores do templo, um grupo que Davi e os seus oficiais tinham formado para ajudar os levitas. Todos eles tinham seus nomes registrados.

Os servidores do templo eram um grupo de pessoas que ajudavam os levitas no serviço do templo.

Foram trazidos duzentos e vinte servidores do templo.

Davi e seus oficiais formaram o grupo para ajudar os levitas no serviço do templo.

O papel dos servidores do templo era ajudar os levitas no serviço do templo.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:20

21

Ali, junto ao canal de Aava, proclamei um jejum, a fim de que nos humilhássemos diante do nosso Deus e lhe pedíssemos uma viagem segura para nós e nossos filhos, com todos os nossos bens.

O canal de Aava é um rio ou canal que ficava perto de onde Esdras estava.

Esdras proclamou um jejum para se humilhar diante de Deus e pedir por uma viagem segura.

Se humilhar diante de Deus significa reconhecer a sua soberania e se submeter à sua vontade.

Esdras pediu uma viagem segura para evitar perigos e obstáculos no caminho.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:21

22

Tive vergonha de pedir soldados e cavaleiros ao rei para nos protegerem dos inimigos na estrada, pois tínhamos dito ao rei: "A mão bondosa de nosso Deus está sobre todos os que o buscam, mas o seu poder e a sua ira são contra todos os que o abandonam".

Esdras é um sacerdote e escriba judeu que liderou a segunda leva de exilados de volta a Jerusalém após o cativeiro babilônico.

O rei mencionado é Artaxerxes, o rei da Pérsia.

Os inimigos na estrada são provavelmente bandidos e saqueadores que ameaçavam a segurança dos exilados que retornavam a Jerusalém.

Esdras teve vergonha de pedir soldados e cavaleiros ao rei porque ele havia dito ao rei que a mão bondosa de Deus estava sobre eles e que Deus os protegeria.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:22

23

Por isso jejuamos e suplicamos essa bênção ao nosso Deus, e ele nos atendeu.

A bênção que Deus concedeu ao povo não é especificada na passagem.

O povo jejuou e suplicou a Deus por uma bênção.

Deus atendeu a oração do povo.

A passagem faz parte do livro de Esdras, que relata a reconstrução do templo em Jerusalém após o exílio babilônico.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:23

24

Depois separei doze dos principais sacerdotes, a saber, Serebias, Hasabias e com eles, dez dos seus irmãos,

Esdras separou doze dos principais sacerdotes para liderar a missão de levar ofertas ao templo em Jerusalém.

Serebias e Hasabias eram dois dos principais sacerdotes escolhidos por Esdras para liderar a missão.

Esdras escolheu esses sacerdotes por sua posição de liderança e autoridade no templo.

A função desses sacerdotes era liderar a adoração e os sacrifícios no templo.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:24

25

e pesei diante deles a oferta de prata e de ouro e os utensílios que o rei, seus conselheiros, seus oficiais e todo o Israel ali presente tinham doado para a casa de nosso Deus.

Esdras foi um sacerdote e escriba judeu que liderou o retorno dos judeus do exílio babilônico para Jerusalém.

A passagem foi escrita durante o período pós-exílio, quando os judeus estavam reconstruindo o templo em Jerusalém.

A oferta de prata e ouro se refere às doações feitas pelos judeus para a reconstrução do templo.

Os utensílios foram doados pelo rei, seus conselheiros, seus oficiais e todo o Israel presente.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:25

26

Pesei e entreguei-lhes vinte e duas toneladas e setecentos e cinqüenta quilos de prata, três toneladas e meia de utensílios de prata, três toneladas e meia de ouro,

Esdras estava entregando prata e ouro como uma oferta para o templo em Jerusalém.

As pessoas que receberam a prata e ouro eram sacerdotes e levitas encarregados do templo.

O propósito da entrega da prata e ouro era para o uso no serviço do templo e para a manutenção dos sacerdotes e levitas.

Esdras conseguiu os recursos através de doações de pessoas que estavam retornando a Jerusalém após o exílio.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:26

27

vinte tigelas de ouro pesando oito quilos e meio, e dois utensílios finos de bronze polido, tão valiosos quanto ouro.

Esdras é um personagem bíblico do Antigo Testamento que liderou a reconstrução do templo em Jerusalém após o exílio babilônico.

A passagem faz parte do relato da viagem de Esdras de volta a Jerusalém com um grupo de exilados judeus.

As tigelas de ouro e os utensílios de bronze polido eram objetos valiosos usados ​​para fins religiosos.

Esses objetos foram mencionados especificamente porque eram parte do tesouro que Esdras levou de volta a Jerusalém.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:27

28

E eu lhes disse: Tanto vocês quanto estes utensílios estão consagrados ao Senhor. A prata e o ouro são uma oferta voluntária ao Senhor, o Deus dos seus antepassados.

O "eu" que está falando é Esdras, um sacerdote e escriba judeu.

"Eles" são os líderes das tribos de Israel que acompanharam Esdras de volta a Jerusalém após o exílio babilônico.

"Consagrados ao Senhor" significa que os utensílios foram dedicados a Deus e separados para uso exclusivo no serviço do templo.

Os "utensílios" são objetos sagrados usados no culto do templo, como taças, pratos e incensários.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:28

29

Guardem-nos bem até que os pesem nas salas do templo do Senhor em Jerusalém diante dos sacerdotes principais, dos levitas e dos chefes das famílias de Israel.

Os objetos mencionados são provavelmente ofertas e doações feitas pelo povo de Israel para o templo do Senhor.

Eles precisam ser pesados para garantir que a quantidade e o valor das ofertas sejam registrados com precisão.

As salas do templo do Senhor em Jerusalém provavelmente se referem às salas de armazenamento do templo.

Os sacerdotes principais eram os líderes religiosos do povo de Israel.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:29

30

Então os sacerdotes e os levitas receberam a prata, o ouro e os utensílios sagrados, depois que tinham sido pesados, para levá-los a Jerusalém, ao templo do nosso Deus.

Os sacerdotes e levitas mencionados em Esdras 8:30 eram membros da comunidade judaica que estavam encarregados de transportar os objetos sagrados para Jerusalém.

A prata, o ouro e os utensílios sagrados eram objetos preciosos que foram doados para o templo em Jerusalém.

Os objetos precisavam ser pesados para garantir que não houvesse perda ou roubo durante o transporte.

O destino final dos objetos sagrados era o templo em Jerusalém, onde seriam usados em cerimônias religiosas.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:30

31

No décimo segundo dia do primeiro mês nós partimos do canal de Aava e fomos para Jerusalém. A mão do nosso Deus esteve sobre nós, e ele nos protegeu do ataque de inimigos e assaltantes pelo caminho.

O canal de Aava é um local desconhecido mencionado apenas nessa passagem bíblica.

Eles partiram do canal de Aava provavelmente porque era um ponto de partida conveniente para a viagem a Jerusalém.

Eles foram para Jerusalém para reconstruir o templo e restaurar a adoração a Deus.

O propósito da viagem era levar ofertas e suprimentos para o templo e os sacerdotes.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:31

32

Assim chegamos a Jerusalém, e ficamos descansando três dias.

O autor do livro de Esdras é desconhecido, mas acredita-se que tenha sido escrito por Esdras ou por um de seus discípulos.

A passagem se passa durante o período pós-exílio babilônico, quando os judeus estavam retornando a Jerusalém para reconstruir o templo e a cidade.

Os personagens mencionados na passagem são Esdras, os sacerdotes e os levitas que o acompanhavam.

Eles ficaram descansando em Jerusalém por três dias para se prepararem espiritualmente e fisicamente para a tarefa de reconstruir o templo e a cidade.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:32

33

No quarto dia, no templo do nosso Deus, pesamos a prata, o ouro e os utensílios sagrados, e os demos a Meremote, filho do sacerdote Urias. Estavam com ele Eleazar, filho de Finéias, e os levitas Jozabade, filho de Jesua, e Noadias, filho de Binui.

Meremote, Eleazar, Jozabade e Noadias são levitas mencionados na passagem bíblica.

Eles receberam a prata, o ouro e os utensílios sagrados para transportá-los de volta para Jerusalém após o exílio babilônico.

Meremote, Eleazar, Jozabade e Noadias eram responsáveis pelo transporte dos objetos sagrados.

"No quarto dia" se refere ao quarto dia do mês, provavelmente do mês de Nisã.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:33

34

Tudo foi contado e pesado, e o peso total foi registrado naquela mesma hora.

A passagem se refere ao registro do peso e quantidade de ofertas e utensílios que foram levados de volta a Jerusalém pelos judeus que retornaram do exílio babilônico.

Foi necessário contar e pesar essas coisas para garantir que tudo fosse entregue corretamente e que nada fosse perdido ou roubado durante a viagem.

Esdras e outros líderes judeus foram responsáveis por contar e pesar essas coisas.

O peso total registrado naquela hora não é especificado na passagem.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:34

35

Então os exilados que tinham voltado do cativeiro sacrificaram holocaustos ao Deus de Israel: doze touros em favor de todo o Israel, noventa e seis carneiros, setenta e sete cordeiros e, como oferta pelo pecado, doze bodes. Tudo isso foi oferecido como um holocausto ao Senhor.

Os exilados sacrificaram animais como uma forma de adoração e agradecimento a Deus.

O propósito dos holocaustos era demonstrar devoção e submissão a Deus e pedir perdão pelos pecados.

Doze touros foram sacrificados como uma representação das doze tribos de Israel.

Noventa e seis carneiros foram sacrificados como um símbolo de abundância e prosperidade.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:35

36

Eles também entregaram as ordens do rei aos sátrapas e aos governadores do território a oeste do Eufrates, e eles ajudaram o povo na obra do templo de Deus.

A passagem de Esdras 8:36 ocorre durante o período em que os judeus estavam retornando do exílio babilônico para Jerusalém para reconstruir o templo de Deus.

Os sátrapas e governadores eram líderes regionais que governavam as províncias a oeste do rio Eufrates.

A obra do templo de Deus mencionada na passagem se refere à reconstrução do templo em Jerusalém, que havia sido destruído pelos babilônios.

O povo precisava de ajuda na obra do templo porque a tarefa era grande e exigia muitos recursos e habilidades.

História e explicação completa do versículo: Esdras 8:36