Esdras 8:8
dos descendentes de Sefatias, Zebadias, filho de Micael, e com ele 80 homens;
Significado de Esdras 8:8
Sefatias e Zebadias são descendentes de Judá que retornaram do exílio babilônico com Esdras.
Micael é o pai de Zebadias.
A lista de Esdras é apenas uma amostra dos homens que retornaram do exílio, e não inclui todos os que estavam presentes.
Esses homens eram parte do grupo que retornou do exílio babilônico com Esdras, e ajudaram a reconstruir Jerusalém e o templo.
Esdras menciona os descendentes de Sefatias porque eles eram uma das famílias que retornaram do exílio.
O contexto histórico é o retorno dos judeus do exílio babilônico e a reconstrução de Jerusalém e do templo.
O propósito de Esdras em listar esses nomes é mostrar quem retornou do exílio e quem ajudou na reconstrução de Jerusalém e do templo.
Essa passagem se relaciona com o restante do livro de Esdras ao mostrar a genealogia dos que retornaram do exílio e a importância da reconstrução de Jerusalém e do templo.
Explicação de Esdras 8:8
A história por trás da lista de nomes em um livro antigo
Em um antigo livro de histórias e ensinamentos, há uma lista de nomes que pode parecer sem sentido para muitos leitores modernos. Mas para aqueles que estudam a história e a cultura da época em que foi escrito, essa lista pode revelar muito sobre as pessoas e as comunidades daquele tempo.
O versículo em questão é encontrado no livro de Esdras, que conta a história do retorno dos judeus exilados na Babilônia para Jerusalém e a reconstrução do templo. Esdras era um sacerdote e escriba que liderou parte desse movimento de retorno.
A lista de nomes em Esdras 8:8 é uma parte do relato de Esdras sobre os homens que se juntaram a ele na jornada de volta para Jerusalém. Esses homens eram líderes e representantes das diferentes famílias e tribos que estavam retornando.
Sefatias, mencionado no início do versículo, era um dos líderes principais da expedição. Zebadias, filho de Micael, era um dos homens que se juntou a ele, junto com outros 80 homens que representavam suas famílias e tribos.
Esses homens não eram apenas acompanhantes de Esdras, mas também eram responsáveis por trazer consigo ofertas e suprimentos para o templo e o povo que estavam retornando. Eles carregavam ouro, prata, vasos sagrados e outros itens valiosos.
A lista de nomes em Esdras 8:8 pode parecer tediosa ou irrelevante para alguns leitores modernos, mas para os judeus da época, esses nomes representavam a identidade e a história de suas famílias e tribos. Eles também eram uma prova da fidelidade de Deus em trazer seu povo de volta à sua terra e restaurar sua adoração no templo.
Esdras 8:8 é apenas um pequeno exemplo da riqueza de informações e significados que podem ser encontrados na Bíblia. Cada versículo, cada palavra, tem uma história e um propósito que podem ser explorados e apreciados por aqueles que se dedicam a estudá-los.
Versões
Dos filhos de Sefatias, Zebadias, filho de Micael, e, com ele, oitenta homens.
Gérson, da família de Fineias; Daniel, da família de Itamar; Hatus, filho de Secanias, da família de Davi; Zacarias, da família de Parós, com cento e cinquenta homens do seu grupo de famílias (havia registro das suas famílias); Elioenai, filho de Zeraías, da família de Paate-Moabe, com duzentos homens; Secanias, filho de Jaziel, da família de Zatu, com trezentos homens; Ebede, filho de Jônatas, da família de Adim, com cinquenta homens; Jesaías, filho de Atalias, da família de Elão, com setenta homens; Zebadias, filho de Micael, da família de Sefatias, com oitenta homens; Obadias, filho de Jeiel, da família de Joabe, com duzentos e dezoito homens; Selomite, filho de Josifias, da família de Bani, com cento e sessenta homens; Zacarias, filho de Bebai, da família de Bebai, com vinte e oito homens; Joanã, filho de Hacatã, da família de Azgade, com cento e dez homens; Elifelete, Jeiel e Semaías, da família de Adonicã, com sessenta homens. Eles foram os últimos a chegar; Utai e Zabude, da família de Bigvai, com setenta homens.