Esdras 8:14
dos descendentes de Bigvai, Utai e Zabude, e com eles 70 homens.
Significado de Esdras 8:14
Bigvai, Utai e Zabude eram líderes de famílias judaicas que retornaram a Jerusalém após o exílio babilônico.
A menção de apenas 70 homens pode indicar que esse grupo era menor do que outros que retornaram a Jerusalém.
Esses homens eram importantes porque ajudaram a reconstruir o templo em Jerusalém e a restaurar a adoração a Deus.
Todos eles eram judeus.
O nome Bigvai significa "meu senhor é grande".
A origem do nome Utai é incerta.
Pouco se sabe sobre Zabude além do que é mencionado nessa passagem.
O contexto histórico é o retorno dos judeus do exílio babilônico e a reconstrução do templo em Jerusalém.
Essa passagem faz parte de uma lista de pessoas que retornaram a Jerusalém com Esdras.
A mensagem que podemos extrair dessa passagem é a importância da união e cooperação entre os líderes de famílias judaicas para a restauração da adoração a Deus em Jerusalém.
Explicação de Esdras 8:14
A história da lista de Bigvai, Utai e Zabude e seus 70 homens
Esdras, o escriba e sacerdote judeu, liderou a segunda leva de exilados de volta a Jerusalém após a queda da Babilônia. Em sua jornada, ele se deparou com um desafio: como transportar os tesouros sagrados do Templo de volta a Jerusalém em segurança? Esdras decidiu confiar em Deus e convocou os líderes das famílias judaicas para ajudá-lo. Entre eles estavam Bigvai, Utai e Zabude, que trouxeram consigo 70 homens de suas famílias.
Esses homens foram escolhidos por sua habilidade em proteger e transportar os tesouros sagrados. Eles eram descendentes de famílias que haviam sido exiladas na Babilônia e agora estavam retornando à sua terra natal. Eles se juntaram a Esdras e aos outros líderes judaicos em sua jornada de volta a Jerusalém.
A lista de Bigvai, Utai e Zabude e seus 70 homens é mencionada em Esdras 8:14. Embora possa parecer um detalhe insignificante, essa lista é um lembrete importante da importância da comunidade e da colaboração. Esdras não poderia ter transportado os tesouros sagrados sozinho. Ele precisava da ajuda de outros líderes e suas famílias para garantir que os tesouros chegassem em segurança a Jerusalém.
A lista também é um testemunho da fidelidade de Deus em manter sua promessa de trazer seu povo de volta à sua terra natal. Os descendentes de Bigvai, Utai e Zabude eram apenas alguns dos muitos judeus que retornaram à sua terra natal após o exílio na Babilônia. Eles foram abençoados por Deus com a oportunidade de ajudar a trazer de volta os tesouros sagrados do Templo e, assim, ajudar a restaurar a adoração a Deus em Jerusalém.
Em resumo, a lista de Bigvai, Utai e Zabude e seus 70 homens é um lembrete da importância da colaboração e da comunidade na realização de grandes tarefas. Também é um testemunho da fidelidade de Deus em manter suas promessas e trazer seu povo de volta à sua terra natal.
Versões
Dos filhos de Bigvai, Utai e Zabude, e, com eles, setenta homens.
Gérson, da família de Fineias; Daniel, da família de Itamar; Hatus, filho de Secanias, da família de Davi; Zacarias, da família de Parós, com cento e cinquenta homens do seu grupo de famílias (havia registro das suas famílias); Elioenai, filho de Zeraías, da família de Paate-Moabe, com duzentos homens; Secanias, filho de Jaziel, da família de Zatu, com trezentos homens; Ebede, filho de Jônatas, da família de Adim, com cinquenta homens; Jesaías, filho de Atalias, da família de Elão, com setenta homens; Zebadias, filho de Micael, da família de Sefatias, com oitenta homens; Obadias, filho de Jeiel, da família de Joabe, com duzentos e dezoito homens; Selomite, filho de Josifias, da família de Bani, com cento e sessenta homens; Zacarias, filho de Bebai, da família de Bebai, com vinte e oito homens; Joanã, filho de Hacatã, da família de Azgade, com cento e dez homens; Elifelete, Jeiel e Semaías, da família de Adonicã, com sessenta homens. Eles foram os últimos a chegar; Utai e Zabude, da família de Bigvai, com setenta homens.