Romanos 7

1

Meus irmãos, falo a vocês como a pessoas que conhecem a lei. Acaso vocês não sabem que a lei tem autoridade sobre alguém apenas enquanto ele vive?

Romanos 7:1 faz parte da carta de Paulo aos Romanos, que é uma das principais epístolas do Novo Testamento. Nessa passagem, Paulo está discutindo a relação entre a lei e a graça.

O autor dessa passagem é o apóstolo Paulo.

Paulo está se dirigindo aos cristãos em Roma.

"Lei" nesse contexto se refere à lei de Moisés, que é o conjunto de leis e mandamentos dados por Deus ao povo de Israel.

História e explicação completa do versículo: Romanos 7:1

2

Por exemplo, pela lei a mulher casada está ligada a seu marido enquanto ele estiver vivo; mas, se o marido morrer, ela estará livre da lei do casamento.

Significa que a mulher está legalmente obrigada a permanecer casada com seu marido enquanto ele estiver vivo.

A morte do marido dissolve o vínculo legal do casamento, permitindo que a mulher se case novamente.

A mulher pode se casar novamente após a morte do marido.

Essa lei se aplica a ambos os sexos.

História e explicação completa do versículo: Romanos 7:2

3

Por isso, se ela se casar com outro homem enquanto seu marido ainda estiver vivo, será considerada adúltera. Mas se o marido morrer, ela estará livre daquela lei, e mesmo que venha a se casar com outro homem, não será adúltera.

Ser considerada adúltera significa ser vista como alguém que cometeu adultério, que é a violação do vínculo matrimonial ao ter relações sexuais com alguém que não seja o cônjuge.

Segundo a lei judaica e a moral cristã tradicional, o casamento é um vínculo sagrado e exclusivo. Casar-se com outro homem enquanto o marido está vivo é visto como uma quebra desse vínculo.

No contexto histórico e cultural judaico do primeiro século, o casamento era uma instituição legal e religiosa muito rígida. A lei mosaica estipulava regras claras sobre o casamento e o adultério.

Embora o versículo específico mencione a mulher, a lei mosaica e os ensinamentos de Jesus também condenam o adultério cometido por homens. Ambos os cônjuges são chamados a fidelidade.

História e explicação completa do versículo: Romanos 7:3

4

Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus.

"Morrer para a lei" significa que não estamos mais sob a obrigação de seguir a lei mosaica para sermos salvos.

O corpo de Cristo nos ajuda a morrer para a lei porque ele nos liberta do pecado e nos dá a capacidade de viver uma vida de obediência a Deus.

"Aquele que ressuscitou dos mortos" é Jesus Cristo, que ressuscitou dos mortos para nos dar vida eterna.

Precisamos pertencer a outro porque não podemos servir a dois senhores. Se pertencemos a Cristo, não podemos mais pertencer ao pecado.

História e explicação completa do versículo: Romanos 7:4

5

Pois quando éramos controlados pela carne, as paixões pecaminosas despertadas pela lei atuavam em nossos corpos, de forma que dávamos fruto para a morte.

"Ser controlado pela carne" significa viver de acordo com os desejos e impulsos do nosso corpo, em vez de seguir a vontade de Deus.

As "paixões pecaminosas despertadas pela lei" são os desejos pecaminosos que surgem em nossa mente quando somos confrontados com a lei de Deus.

"Atuavam em nossos corpos" significa que esses desejos pecaminosos levavam a ações pecaminosas em nossas vidas.

"Dávamos fruto para a morte" significa que nossas ações pecaminosas levavam à morte espiritual e separação de Deus.

História e explicação completa do versículo: Romanos 7:5

6

Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da lei escrita.

"Aquilo que antes nos prendia" se refere ao pecado e à natureza pecaminosa que nos afasta de Deus.

A "lei" mencionada na passagem é a lei mosaica, que inclui os mandamentos e as ordenanças do Antigo Testamento.

Podemos morrer para aquilo que nos prendia ao reconhecermos nossa necessidade de salvação e nos entregarmos a Jesus Cristo.

O "novo modo do Espírito" se refere à vida em Cristo, guiada pelo Espírito Santo.

História e explicação completa do versículo: Romanos 7:6

7

Que diremos então? A lei é pecado? De maneira nenhuma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a lei não dissesse: "Não cobiçarás".

A passagem de Romanos 7:7 faz parte do discurso de Paulo sobre a lei e a graça.

"A lei é pecado" é uma afirmação falsa. A lei é santa, justa e boa (Romanos 7:12).

Paulo está dizendo que a lei é necessária para identificar o pecado, pois ela define o que é certo e errado.

Cobiça é o desejo intenso de possuir algo que não nos pertence.

História e explicação completa do versículo: Romanos 7:7

8

Mas o pecado, aproveitando a oportunidade dada pelo mandamento, produziu em mim todo tipo de desejo cobiçoso. Pois, sem a lei, o pecado está morto.

Isso significa que a lei dá ao pecado uma oportunidade de se manifestar, pois a lei define o que é certo e errado.

O pecado produz desejos cobiçosos porque a lei proíbe certas coisas, o que faz com que essas coisas se tornem mais atraentes para nós.

Isso significa que, sem a lei, não há padrão para definir o que é certo e errado, então o pecado não tem nada para se opor.

A lei pode dar oportunidade para o pecado porque ela define o que é certo e errado, o que pode fazer com que desejemos fazer o que é proibido.

História e explicação completa do versículo: Romanos 7:8

9

Antes, eu vivia sem a lei, mas quando o mandamento veio, o pecado reviveu, e eu morri.

O "eu" mencionado nesse versículo se refere a Paulo, o autor da carta aos Romanos.

"Vivia sem a lei" significa que Paulo não conhecia a lei de Deus ou não a seguia antes de se tornar cristão.

O "mandamento" mencionado no versículo se refere à lei de Deus.

"O pecado reviveu" significa que a lei de Deus revelou o pecado em Paulo e o tornou mais consciente de sua natureza pecaminosa.

História e explicação completa do versículo: Romanos 7:9

10

Descobri que o próprio mandamento, destinado a produzir vida, na verdade produziu morte.

O mandamento mencionado nesta passagem é a lei de Deus.

O mandamento pode produzir morte porque revela o pecado e a nossa incapacidade de obedecer a Deus perfeitamente, o que nos leva à condenação e à morte espiritual.

"Descobri" significa que o autor percebeu ou compreendeu algo que antes não havia percebido.

"Produzir vida" significa que a lei de Deus é boa e santa e pode levar à vida eterna se obedecida perfeitamente.

História e explicação completa do versículo: Romanos 7:10

11

Pois o pecado, aproveitando a oportunidade dada pelo mandamento, enganou-me e por meio do mandamento me matou.

Isso significa que o pecado usa o mandamento como uma oportunidade para enganar e levar as pessoas ao pecado.

O pecado pode enganar alguém através do mandamento, fazendo com que a pessoa pense que está obedecendo a Deus, quando na verdade está apenas seguindo regras sem coração.

Isso significa que o mandamento, em vez de trazer vida, trouxe morte para a pessoa que o quebrou.

O mandamento pode levar à morte porque, quando tentamos obedecer a ele sem a ajuda de Deus, acabamos falhando e nos tornando escravos do pecado.

História e explicação completa do versículo: Romanos 7:11

12

De fato a lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom.

A lei mencionada neste versículo é a lei de Deus, que é revelada nas Escrituras.

Dizer que a lei é santa significa que ela é perfeita e sem falhas, e que ela reflete a natureza santa de Deus.

O mandamento é considerado justo e bom porque ele é uma expressão do amor de Deus por nós, e porque ele nos guia para uma vida de justiça e santidade.

A lei é a base da justiça de Deus, e ela nos mostra o padrão de justiça que Deus espera de nós.

História e explicação completa do versículo: Romanos 7:12

13

E então, o que é bom se tornou em morte para mim? De maneira nenhuma! Mas, para que o pecado se mostrasse como pecado, ele produziu morte em mim por meio do que era bom, de modo que por meio do mandamento ele se mostrasse extremamente pecaminoso.

Paulo está dizendo que a lei, que é boa, revelou o pecado em sua vida e mostrou a sua incapacidade de cumpri-la.

O pecado usou a lei como uma oportunidade para se manifestar e levar Paulo à morte espiritual.

Paulo está dizendo que a lei revelou a verdadeira natureza do pecado e mostrou que ele é uma transgressão da lei de Deus.

O mandamento tornou o pecado extremamente pecaminoso, porque ele mostrou que o pecado não é apenas uma violação da lei, mas também uma rebelião contra Deus.

História e explicação completa do versículo: Romanos 7:13

14

Sabemos que a lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado.

"A lei é espiritual" significa que a lei de Deus é divina e reflete a natureza de Deus.

O "eu" mencionado na passagem é provavelmente Paulo, o autor da carta aos Romanos, falando em primeira pessoa.

"Não o sou" significa que Paulo reconhece que ele não é espiritual como a lei é.

"Fui vendido como escravo ao pecado" significa que Paulo acredita que todos os seres humanos são escravos do pecado por natureza.

História e explicação completa do versículo: Romanos 7:14

15

Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio.

O "eu" que Paulo está falando é ele mesmo, como um cristão que luta contra o pecado.

Isso significa que Paulo não entende por que ele continua a fazer o que sabe que é errado.

Isso significa que Paulo quer fazer o que é certo, mas muitas vezes não consegue.

"O que odeio" refere-se ao pecado que Paulo sabe que é errado, mas ainda assim é tentado a cometer.

História e explicação completa do versículo: Romanos 7:15

16

E, se faço o que não desejo, admito que a lei é boa.

O contexto dessa passagem é a discussão de Paulo sobre a relação entre a lei e o pecado.

O "eu" mencionado nessa passagem é Paulo.

"Se faço o que não desejo" significa que Paulo está lutando contra o pecado em sua vida e muitas vezes acaba fazendo coisas que não quer fazer.

"Admito que a lei é boa" significa que Paulo reconhece que a lei de Deus é justa e boa, mas ele ainda luta contra o pecado em sua vida.

História e explicação completa do versículo: Romanos 7:16

17

Neste caso, não sou mais eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.

Paulo está dizendo que ele não está fazendo o que ele quer fazer, mas sim o que o pecado quer que ele faça.

O "eu" que Paulo está se referindo é a sua natureza pecaminosa.

O "pecado que habita em mim" é a tendência humana para o pecado.

O pecado pode habitar em uma pessoa através da natureza humana caída.

História e explicação completa do versículo: Romanos 7:17

18

Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo.

Paulo está reconhecendo que, em si mesmo, não há nada de bom. Ele está se referindo à sua natureza pecaminosa.

"Minha carne" se refere à natureza humana, que é inclinada ao pecado.

Paulo está reconhecendo a luta entre a natureza pecaminosa e o desejo de fazer o bem. Ele está descrevendo a batalha espiritual que todos os cristãos enfrentam.

Isso mostra que a salvação não é alcançada por meio das obras, mas pela graça de Deus.

História e explicação completa do versículo: Romanos 7:18

19

Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.

Há diferentes interpretações sobre isso, mas a maioria dos estudiosos acredita que Paulo está falando sobre sua vida como cristão.

Essa passagem não nega a vitória sobre o pecado, mas destaca a luta constante que os cristãos enfrentam.

Essa passagem não ensina que o pecado é inevitável. Paulo está descrevendo sua própria luta, mas isso não significa que todos os cristãos são incapazes de resistir ao pecado.

O "eu" que Paulo está se referindo é sua natureza pecaminosa, que ainda está presente em sua vida como cristão.

História e explicação completa do versículo: Romanos 7:19

20

Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.

Paulo está falando sobre a luta interna entre sua natureza pecaminosa e sua vontade de fazer o que é certo.

O "eu" mencionado é Paulo, mas também pode se aplicar a qualquer pessoa que lute contra o pecado.

O "pecado que habita em mim" refere-se à natureza pecaminosa que todos nós temos como resultado da queda da humanidade.

O pecado habita em nós porque somos seres caídos e imperfeitos.

História e explicação completa do versículo: Romanos 7:20

21

Assim, encontro esta lei que atua em mim: Quando quero fazer o bem, o mal está junto a mim.

A lei mencionada é a lei de Deus, que é revelada nas Escrituras.

Isso significa que, mesmo quando tentamos fazer o bem, o pecado ainda está presente em nossas vidas e nos tenta a fazer o mal.

O autor está descrevendo sua luta contra o pecado.

Podemos lembrar que o pecado ainda está presente em nossas vidas, mesmo quando tentamos fazer o bem, e pedir a ajuda de Deus para superar essa luta.

História e explicação completa do versículo: Romanos 7:21

22

Pois, no íntimo do meu ser tenho prazer na lei de Deus;

"No íntimo do meu ser" se refere ao coração ou à alma da pessoa, onde seus desejos e emoções mais profundos residem.

A lei de Deus se refere aos mandamentos e princípios que Deus estabeleceu para guiar a vida do povo de Deus.

Ter prazer na lei de Deus requer um relacionamento pessoal com Deus e uma compreensão do seu caráter e vontade.

A natureza pecaminosa do ser humano torna difícil obedecer à lei de Deus, mas a graça de Deus nos capacita a fazer isso.

História e explicação completa do versículo: Romanos 7:22

23

mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros.

A lei que atua nos membros do meu corpo é a lei do pecado.

Isso significa que há uma luta constante entre o que a mente sabe ser certo e o que o corpo deseja fazer.

A "lei da minha mente" é a lei de Deus, que nos ensina o que é certo e errado.

A "lei do pecado" é a tendência humana para o pecado e a desobediência a Deus.

História e explicação completa do versículo: Romanos 7:23

24

Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?

O "miserável homem" mencionado na passagem é o apóstolo Paulo.

"Corpo sujeito a esta morte" se refere à natureza pecaminosa do homem, que o leva à morte espiritual.

O homem se sente miserável por causa de sua natureza pecaminosa e sua incapacidade de se livrar dela.

A libertação mencionada na passagem é a libertação da escravidão do pecado e da morte espiritual.

História e explicação completa do versículo: Romanos 7:24

25

Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado.

Ser escravo da lei de Deus significa obedecer aos mandamentos e preceitos divinos.

Ser escravo da lei do pecado significa estar sujeito às tentações e fraquezas humanas.

O apóstolo Paulo está descrevendo a luta interna entre a vontade de obedecer a Deus e a tendência natural de pecar.

A mente representa a parte racional e espiritual do ser humano, enquanto a carne representa a parte física e carnal.

História e explicação completa do versículo: Romanos 7:25