Romanos 7:4

4

Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus.

Significado do Versículo

"Morrer para a lei" significa que não estamos mais sob a obrigação de seguir a lei mosaica para sermos salvos.

O corpo de Cristo nos ajuda a morrer para a lei porque ele nos liberta do pecado e nos dá a capacidade de viver uma vida de obediência a Deus.

"Aquele que ressuscitou dos mortos" é Jesus Cristo, que ressuscitou dos mortos para nos dar vida eterna.

Precisamos pertencer a outro porque não podemos servir a dois senhores. Se pertencemos a Cristo, não podemos mais pertencer ao pecado.

"Dar fruto para Deus" significa viver uma vida de obediência a Deus e produzir resultados positivos em nossa vida e na vida dos outros.

Podemos dar fruto para Deus por meio da oração, leitura da Bíblia, evangelismo, serviço aos outros e obediência a Deus.

A morte para a lei e a ressurreição de Cristo estão relacionadas porque a morte de Cristo nos liberta da lei e nos dá a capacidade de viver uma vida de obediência a Deus.

Podemos saber se realmente morremos para a lei observando nossa vida e nossas escolhas. Se estamos vivendo uma vida de obediência a Deus, é um sinal de que morremos para a lei.

A importância de pertencer a outro é que isso nos liberta do pecado e nos dá a capacidade de viver uma vida de obediência a Deus.

Podemos viver de acordo com essa passagem por meio da oração, leitura da Bíblia, obediência a Deus e serviço aos outros.

Explicação de Romanos 7:4

A libertação da lei através do sacrifício de Cristo

Ao longo da história, a humanidade sempre buscou por leis e regras que pudessem guiar suas ações e comportamentos. Na época em que o apóstolo Paulo escreveu sua carta aos romanos, não era diferente. A lei judaica era seguida com rigor pelos judeus, enquanto os gentios seguiam suas próprias leis e costumes.

Porém, Paulo trazia uma mensagem diferente. Ele pregava que a libertação da lei não viria através da obediência a ela, mas sim através do sacrifício de Cristo. E é exatamente isso que ele afirma em Romanos 7:4.

Segundo o versículo, aqueles que creem em Cristo morrem para a lei através de seu corpo, para pertencerem a outro, aquele que ressuscitou dos mortos. Ou seja, a morte de Cristo na cruz foi o que libertou os cristãos da obrigação de seguir a lei judaica. Agora, eles pertencem a Cristo e devem seguir seus ensinamentos.

Paulo ainda afirma que essa libertação da lei não significa que os cristãos podem viver sem regras ou sem moralidade. Pelo contrário, eles agora devem dar frutos para Deus, ou seja, viver de acordo com a vontade divina e produzir bons resultados em suas vidas.

Essa mensagem de libertação da lei através do sacrifício de Cristo foi revolucionária na época em que foi pregada e ainda é atual nos dias de hoje. Ela mostra que a salvação não é alcançada através de nossas próprias obras, mas sim através da graça de Deus e da fé em Cristo.

Assim, Romanos 7:4 é um versículo fundamental para entendermos a mensagem do evangelho e a importância do sacrifício de Cristo em nossas vidas. Ele nos lembra que não precisamos seguir leis e regras para sermos salvos, mas sim confiar em Deus e viver de acordo com seus ensinamentos.

Versões

4

Assim, meus irmãos, também vocês morreram para a lei, por meio do corpo de Cristo, para que pertençam a outro, a saber, àquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus.

4

O mesmo acontece com vocês, meus irmãos. Do ponto de vista da lei, vocês também já morreram, pois são parte do corpo de Cristo. E agora pertencem a ele, que foi ressuscitado para que nós possamos viver uma vida útil no serviço de Deus.