Ezequiel 9:4

4

e lhe disse: "Percorra a cidade de Jerusalém e ponha um sinal na testa daqueles que suspiram e gemem por causa de todas as práticas repugnantes que são feitas nela".

Ezequiel 9:4

Significado de Ezequiel 9:4

Ezequiel 9:4 foi escrito durante o exílio babilônico, quando Jerusalém havia sido destruída e o povo de Judá estava sofrendo.

O "ele" é provavelmente o Senhor Deus, que está falando com o homem vestido de linho.

O sinal na testa é um símbolo de proteção e identificação dos que são fiéis a Deus.

Aqueles que "suspiram e gemem" são os que lamentam as práticas pecaminosas que estão ocorrendo em Jerusalém.

As "práticas repugnantes" referem-se às idolatrias e outros pecados que o povo de Judá estava cometendo.

O propósito do sinal na testa é proteger os fiéis de Deus da destruição que virá sobre Jerusalém.

Aqueles que não recebem o sinal na testa serão destruídos juntamente com os ímpios.

Ezequiel 9:4 é frequentemente comparado com as visões dos selos no livro do Apocalipse, que também falam sobre a proteção dos fiéis de Deus durante um tempo de julgamento.

Podemos aplicar Ezequiel 9:4 em nossas vidas hoje, lembrando-nos de que Deus sempre protege os fiéis e que devemos lamentar e resistir ao pecado em nossa própria vida e na sociedade em geral.

A mensagem geral de Ezequiel 9:4 é que Deus protege e salva aqueles que são fiéis a Ele, mesmo em tempos de julgamento e destruição.

Explicação de Ezequiel 9:4

A marca daqueles que suspiram e gemem por causa das práticas repugnantes

A cidade de Jerusalém estava em um estado deplorável. As práticas repugnantes eram comuns e a corrupção estava em todos os lugares. Deus estava indignado com a situação e decidiu agir. Ele chamou um homem para percorrer a cidade e marcar a testa daqueles que suspiravam e gemiam por causa de tudo o que estava acontecendo.

Esse homem era Ezequiel, um profeta que havia sido levado para o exílio na Babilônia. Deus lhe deu uma visão e lhe disse para marcar a testa dos justos com um sinal. Ele deveria fazer isso antes que os anjos da destruição começassem a matar todos aqueles que não tinham o sinal.

Ezequiel começou a percorrer a cidade e encontrou muitas pessoas que estavam gemendo e suspirando por causa das práticas repugnantes. Ele marcou a testa de cada um deles com um sinal, que os anjos da destruição reconheceriam como um sinal de proteção.

Quando os anjos da destruição começaram a matar todos aqueles que não tinham o sinal, eles passaram pelos justos sem fazer mal algum. Ezequiel ficou maravilhado com o poder de Deus e com a forma como Ele protegeu aqueles que eram fiéis a Ele.

A marca na testa dos justos era um sinal de que eles pertenciam a Deus e que Ele os protegeria. Era um sinal de que eles eram diferentes dos outros habitantes de Jerusalém, que haviam se corrompido com as práticas repugnantes.

Hoje em dia, a marca na testa dos justos pode não ser física, mas ainda é algo que os distingue dos outros. Os justos são aqueles que se preocupam com a justiça e a verdade, que são fiéis a Deus e que se esforçam para fazer o bem. Eles são aqueles que suspiram e gemem por causa das práticas repugnantes que vêem ao seu redor e que se esforçam para fazer a diferença.

Ezequiel 9:4 é um lembrete de que Deus sempre protege aqueles que são fiéis a Ele e que Ele sempre recompensa aqueles que fazem o bem. É um lembrete de que, mesmo em tempos difíceis, podemos confiar em Deus para nos proteger e nos guiar.

Versões

Bíblia NAA
4

e lhe disse: — Passe pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marque com um sinal a testa daqueles que suspiram e gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela.

Bíblia NTLH
4

— Vá por toda a cidade de Jerusalém e faça um sinal na testa de todas as pessoas que sofrem e se aborrecem por causa de todas as coisas vergonhosas que estão sendo feitas na cidade.