Jeremias 44:10

10

Até hoje eles não se humilharam nem mostraram reverência, e não têm seguido a minha lei e os decretos que coloquei diante de vocês e dos seus antepassados".

Jeremias 44:10

Significado de Jeremias 44:10

O "eles" mencionado no verso se refere aos israelitas que foram para o Egito depois da queda de Jerusalém.

"Não se humilharam" significa que eles não reconheceram a sua culpa e não se arrependeram dos seus pecados.

Reverência significa ter respeito e admiração por Deus.

A lei e os decretos mencionados no verso são os mandamentos dados por Deus a Moisés no Monte Sinai.

Deus é quem colocou esses decretos diante de nós e dos nossos antepassados.

Eles não seguiram a lei porque escolheram seguir os seus próprios caminhos e adorar outros deuses.

O autor do livro de Jeremias é o próprio profeta Jeremias.

O contexto histórico do verso é a época em que os israelitas foram para o Egito depois da queda de Jerusalém e começaram a adorar outros deuses.

A mensagem principal do verso é que a desobediência a Deus leva à falta de humildade e reverência, e que isso traz consequências negativas.

Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas hoje, lembrando-nos de ser humildes e reverentes diante de Deus, seguindo a Sua lei e evitando o pecado.

Explicação de Jeremias 44:10

A história da falta de humildade e reverência

Em um tempo distante, havia um povo que se considerava superior a todos os outros. Eles não se importavam em seguir as leis e decretos que lhes foram dados, e se recusavam a se humilhar diante de Deus. Mesmo com todos os avisos e advertências, eles continuavam acreditando que eram invencíveis e que nada poderia detê-los.

Foi então que Deus enviou Jeremias para alertar o povo sobre as consequências de sua arrogância e desobediência. Jeremias pregou incansavelmente, pedindo que o povo se arrependesse de seus pecados e voltasse para o caminho certo. Mas, infelizmente, suas palavras caíram em ouvidos surdos.

O povo continuou a desafiar a Deus, ignorando suas leis e desrespeitando seus mandamentos. Eles não se importavam com as consequências de suas ações, achando que eram imunes a qualquer tipo de punição divina.

Foi então que Deus decidiu agir. Ele enviou uma praga sobre o povo, fazendo com que muitos adoecessem e morressem. Mas mesmo assim, o povo não se arrependeu. Eles continuaram acreditando que eram superiores a todos os outros e que nada poderia detê-los.

Foi então que Deus falou através de Jeremias, dizendo que o povo não havia se humilhado nem mostrado reverência. Eles não haviam seguido suas leis e decretos, e continuavam a desafiar sua autoridade. Deus estava profundamente desapontado com o comportamento do povo, e decidiu que era hora de agir.

Ele enviou mais pragas sobre o povo, fazendo com que muitos mais adoecessem e morressem. Mas mesmo assim, o povo não se arrependeu. Eles continuaram acreditando que eram invencíveis e que nada poderia detê-los.

Foi então que Deus decidiu que era hora de punir o povo por sua arrogância e desobediência. Ele enviou um exército para invadir a terra e destruir tudo o que encontrassem pela frente. O povo foi capturado e levado para um lugar distante, onde foram forçados a trabalhar como escravos.

Mas mesmo assim, o povo não se arrependeu. Eles continuaram acreditando que eram superiores a todos os outros e que nada poderia detê-los. E assim, a história se repetiu várias vezes ao longo dos anos, com o povo sendo punido repetidamente por sua falta de humildade e reverência.

Hoje em dia, a história continua a ser contada como um exemplo do que acontece quando as pessoas se recusam a seguir as leis e decretos de Deus. É um lembrete de que devemos sempre nos humilhar diante de Deus e mostrar reverência por sua autoridade, para evitar as consequências de nossas ações.

Versões

Bíblia NAA
10

Não se humilharam até o dia de hoje, não temeram, não andaram na minha lei nem nos meus estatutos, que pus diante de vocês e dos seus pais."

Bíblia NTLH
10

Mas até hoje vocês não se humilharam, não me respeitaram e não viveram de acordo com as leis e os mandamentos que dei a vocês e aos seus antepassados.