Jeremias 44:11
"Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Estou decidido a trazer desgraça sobre vocês e a destruir todo o Judá.
Significado de Jeremias 44:11
Jeremias é um profeta do Antigo Testamento.
O livro de Jeremias é um dos livros proféticos da Bíblia.
O Senhor dos Exércitos é um dos títulos dados a Deus na Bíblia, que enfatiza sua soberania e poder.
Trazer desgraça significa trazer juízo e punição por causa do pecado.
Deus decidiu trazer desgraça sobre Judá por causa da idolatria e da desobediência do povo.
Judá era um dos reinos de Israel, localizado na região da Judeia.
Destruir todo o Judá significa trazer juízo sobre o reino e seus habitantes.
Judá foi conquistado pelos babilônios e muitos de seus habitantes foram levados para o exílio.
A mensagem de Jeremias 44:11 é que Deus é santo e justo, e que ele não tolera a idolatria e a desobediência. É um chamado para nos arrependermos e nos voltarmos para ele.
Explicação de Jeremias 44:11
A Profecia da Desgraça e Destruição do Povo de Judá
Jeremias, um dos profetas do Antigo Testamento, foi enviado por Deus para alertar o povo de Judá sobre a sua conduta pecaminosa e a necessidade de se arrependerem. No entanto, o povo não ouviu as suas palavras e continuou a adorar outros deuses e a desobedecer às leis de Deus.
Em Jeremias 44:11, o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, fala através do profeta e anuncia a sua decisão de trazer desgraça sobre o povo de Judá e destruir a sua terra. Esta profecia foi dirigida especificamente aos judeus que haviam fugido para o Egito, buscando refúgio da invasão babilônica que estava ocorrendo em Judá.
Esses judeus haviam se estabelecido em várias cidades do Egito e continuavam a adorar outros deuses, apesar de terem sido advertidos por Jeremias a abandonar essa prática. Eles acreditavam que a sua adoração aos deuses egípcios lhes traria proteção e prosperidade, mas estavam enganados.
Deus, através de Jeremias, deixou claro que a sua paciência havia se esgotado e que a sua ira seria derramada sobre eles. Ele estava determinado a trazer desgraça sobre eles e destruir Judá completamente.
Esta profecia se cumpriu quando o rei Nabucodonosor da Babilônia invadiu o Egito e destruiu as cidades onde os judeus haviam se estabelecido. Muitos foram mortos, outros foram levados como prisioneiros e a terra ficou arrasada.
A mensagem de Jeremias 44:11 é um lembrete poderoso de que Deus é um Deus de justiça e que não tolera a desobediência e a idolatria. Ele deseja que o seu povo o obedeça e o adore somente a ele, e quando eles se afastam dele, há consequências graves.
No entanto, também é um lembrete de que Deus é misericordioso e que, mesmo quando o seu povo é punido, ele ainda os ama e deseja que eles se arrependam e voltem para ele. A história de Judá e dos judeus no Egito é um exemplo disso, pois mesmo após a destruição, Deus ainda ofereceu a oportunidade de arrependimento e restauração.
Em resumo, Jeremias 44:11 é uma profecia poderosa que anuncia a desgraça e a destruição do povo de Judá por causa da sua desobediência e idolatria. É um lembrete da justiça e da misericórdia de Deus, e da importância de obedecer e adorar somente a ele.
Versões
— Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: "Eis que voltarei o meu rosto contra vocês para trazer desgraça e para eliminar todo o povo de Judá.
— Portanto, eu, o Senhor Todo-Poderoso, o Deus de Israel, destruirei vocês e acabarei completamente com o povo de Judá.