Salmos 106:47

47

Salva-nos, Senhor, nosso Deus! Ajunta-nos dentre as nações, para que demos graças ao teu santo nome e façamos do teu louvor a nossa glória.

Salmos 106:47

Significado de Salmos 106:47

O autor do salmo não é especificado, mas é provável que tenha sido um líder religioso ou um profeta.

O pedido principal da oração é que Deus salve o povo e os ajunte novamente como uma nação.

"Ajuntar-nos dentre as nações" significa reunir o povo de Deus que foi disperso entre outras nações.

É importante dar graças ao nome de Deus porque Ele é digno de louvor e adoração por causa de Sua bondade e misericórdia.

"Fazer do teu louvor a nossa glória" significa que o povo de Deus deve se orgulhar de louvar e adorar a Deus.

O contexto histórico deste salmo é provavelmente a época em que o povo de Israel estava retornando do exílio na Babilônia.

A mensagem principal deste salmo é que Deus é fiel e misericordioso, mesmo quando Seu povo falha em obedecê-Lo.

Podemos aplicar esta oração em nossas vidas hoje, pedindo a Deus que nos salve e nos ajunte como Seu povo.

A partir desta passagem, podemos aprender que Deus é um Deus de salvação e que Seu nome deve ser honrado e adorado.

Esta oração se relaciona com outras passagens bíblicas que falam sobre a fidelidade e misericórdia de Deus, como o Salmo 103 e o livro de Lamentações.

Explicação de Salmos 106:47

A Oração de um Povo por Salvação e União

Em um momento de grande aflição e desespero, um povo clamou por salvação e união. Eles se encontravam dispersos entre as nações, sem um lar ou uma identidade. Mas em meio à sua angústia, eles se voltaram para o Senhor, seu Deus, e suplicaram por sua ajuda.

O versículo em questão, Salmos 106:47, é uma oração que expressa a esperança de um povo que havia sido exilado e espalhado por diversas nações. Eles reconheciam que a única forma de encontrar a salvação e a união era através da intervenção divina. Por isso, eles clamavam para que o Senhor os ajuntasse novamente, para que pudessem dar graças ao seu santo nome e fazer do seu louvor a sua glória.

A história por trás desse versículo remonta ao tempo em que o povo de Israel foi levado cativo para a Babilônia, após a destruição de Jerusalém e do Templo. Durante o exílio, eles se viram em uma situação de total desolação e desesperança. Eles haviam perdido sua terra, sua cultura e sua religião. Eles estavam espalhados por diversas nações, sem um lar ou uma identidade.

Foi nesse contexto que surgiu a oração de Salmos 106:47. Ela expressava a esperança de um povo que havia sido humilhado e oprimido, mas que ainda mantinha sua fé em Deus. Eles reconheciam que a única forma de encontrar a salvação e a união era através da intervenção divina. Por isso, eles clamavam para que o Senhor os ajuntasse novamente, para que pudessem dar graças ao seu santo nome e fazer do seu louvor a sua glória.

Essa oração não era apenas uma súplica por ajuda, mas também uma afirmação de fé. Ela mostrava que, mesmo em meio à adversidade, o povo de Israel ainda acreditava no poder e na bondade de Deus. Eles sabiam que, se confiassem nele e se voltassem para ele, ele os salvaria e os uniria novamente.

Hoje, Salmos 106:47 continua sendo uma oração poderosa para todos aqueles que se encontram em situações de desolação e desesperança. Ela nos lembra que, mesmo quando tudo parece perdido, ainda podemos confiar em Deus e pedir a sua ajuda. Ela nos ensina que a salvação e a união só podem vir de Deus, e que devemos sempre buscar a sua presença em nossas vidas.

Que essa oração possa nos inspirar a confiar em Deus em todos os momentos de nossa vida, e a buscar a sua ajuda quando nos encontrarmos em dificuldades. Que possamos sempre dar graças ao seu santo nome e fazer do seu louvor a nossa glória.

Versões

Bíblia NAA
47

Salva-nos, Senhor , nosso Deus, e congrega-nos dentre as nações, para que demos graças ao teu santo nome e nos gloriemos no teu louvor.

Bíblia NTLH
47

Ó Senhor , nosso Deus, liberta-nos! Tira-nos do meio dos pagãos e leva-nos de volta para a nossa terra. Assim nós te daremos graças e com prazer te louvaremos, ó Santo Deus.