Romanos 8:11
E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.
Significado de Romanos 8:11
O Espírito que habita em nós é o Espírito Santo de Deus.
O Espírito daquele que ressuscitou Jesus habita em nós quando recebemos o Espírito Santo por meio da fé em Jesus Cristo.
Ter o Espírito daquele que ressuscitou Jesus em nós significa ter a presença de Deus habitando em nosso ser, nos capacitando a viver uma vida de santidade e nos dando a garantia da vida eterna.
O Espírito daquele que ressuscitou Jesus pode dar vida aos nossos corpos mortais por meio do seu poder sobrenatural, que é capaz de ressuscitar os mortos.
Ter nossos corpos mortais vivificados pelo Espírito significa ter nossos corpos transformados em corpos gloriosos, semelhantes ao corpo ressurreto de Jesus.
Podemos saber se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus habita em nós por meio da evidência de frutos do Espírito em nossa vida, como amor, alegria, paz, paciência, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.
Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus não habita em nós, não temos a garantia da vida eterna e não temos o poder sobrenatural do Espírito para viver uma vida de santidade.
Podemos receber o Espírito daquele que ressuscitou Jesus em nós por meio da fé em Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador.
Depois que recebemos o Espírito daquele que ressuscitou Jesus em nós, somos capacitados a viver uma vida de santidade e temos a garantia da vida eterna.
Podemos viver de acordo com o Espírito daquele que ressuscitou Jesus em nós por meio da obediência à sua palavra e da dependência do poder do Espírito para vencer o pecado e viver uma vida de amor e serviço a Deus e ao próximo.
Explicação de Romanos 8:11
A Promessa de Vida Eterna Através do Espírito Santo
O versículo em questão fala sobre a promessa de vida eterna que é concedida aos cristãos através do Espírito Santo. De acordo com a Bíblia, Jesus Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pelo poder de Deus e, como resultado, aqueles que creem nele também receberão a vida eterna.
A história por trás desse versículo começa com a vida e ministério de Jesus Cristo. Ele nasceu em Belém, na Judeia, por volta do ano 4 a.C. e começou a pregar e ensinar sobre o reino de Deus quando tinha cerca de 30 anos. Durante seu ministério, Jesus realizou muitos milagres e curas, além de ensinar sobre o amor de Deus e a importância da fé.
No entanto, nem todos aceitaram suas palavras e muitos líderes religiosos da época o consideravam uma ameaça. Ele foi preso, julgado e condenado à morte por crucificação. Após sua morte, seu corpo foi colocado em um túmulo e uma grande pedra foi colocada na entrada.
No terceiro dia após sua morte, algumas mulheres foram ao túmulo para ungir o corpo de Jesus, mas encontraram o túmulo vazio. Um anjo apareceu a elas e disse que Jesus havia ressuscitado dos mortos. Ele apareceu a seus discípulos e a muitos outros durante um período de 40 dias antes de ascender ao céu.
A promessa de vida eterna mencionada em Romanos 8:11 é baseada na crença de que Jesus Cristo ressuscitou dos mortos e que aqueles que creem nele também ressuscitarão para a vida eterna. O Espírito Santo é visto como o agente que concede essa vida eterna aos crentes.
A ideia de que o Espírito Santo habita nos crentes é mencionada em vários outros lugares na Bíblia, incluindo em João 14:16-17, onde Jesus promete enviar o Espírito Santo como um Consolador para seus discípulos. Em Atos 2:38, Pedro diz às pessoas que se arrependeram e foram batizadas que receberão o Espírito Santo.
Em Romanos 8:11, o apóstolo Paulo está escrevendo para os cristãos em Roma e encorajando-os a viver de acordo com o Espírito, em vez da carne. Ele está lembrando-os de que, se o Espírito de Deus habita neles, então eles têm a promessa da vida eterna.
Essa promessa de vida eterna através do Espírito Santo é uma das principais crenças do cristianismo e é vista como uma fonte de esperança e consolo para os crentes. É uma promessa que tem sido transmitida de geração em geração desde os tempos bíblicos e continua a ser uma fonte de inspiração e conforto para muitos hoje.
Versões
Se em vocês habita o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou Cristo dentre os mortos vivificará também o corpo mortal de vocês, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.
Se em vocês vive o Espírito daquele que ressuscitou Jesus, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dará também vida ao corpo mortal de vocês, por meio do seu Espírito, que vive em vocês.