Romanos 8:10

10

Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça.

Significado do Versículo

Significa que Cristo vive em nós através do Espírito Santo.

Isso significa que nosso corpo está sujeito à morte física por causa do pecado original.

O espírito mencionado na passagem se refere ao Espírito Santo que habita em nós.

O espírito está vivo por causa da justiça de Cristo que nos foi imputada quando aceitamos a salvação.

A justiça mencionada na passagem se refere à justiça de Cristo que nos é imputada.

Cristo pode estar em nós através do Espírito Santo que habita em nós.

O corpo e o espírito estão em conflito devido ao pecado, mas o espírito é o que nos dá vida.

O pecado afeta tanto o corpo quanto o espírito, levando à morte física e espiritual.

A morte espiritual é a separação de Deus devido ao pecado.

Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas diárias lembrando que, apesar de nossos corpos estarem sujeitos à morte, nosso espírito está vivo em Cristo e devemos viver de acordo com a justiça que nos foi imputada.

Explicação de Romanos 8:10

A transformação do corpo e do espírito através de Cristo

No livro de Romanos, encontramos uma passagem que fala sobre a transformação do corpo e do espírito através da presença de Cristo. O versículo 10 do capítulo 8 afirma que, se Cristo está em nós, nosso corpo está morto por causa do pecado, mas nosso espírito está vivo por causa da justiça.

Essa passagem é uma das mais importantes do livro de Romanos, pois resume a mensagem central do evangelho: a salvação através de Cristo. O apóstolo Paulo, autor do livro, escreveu essa carta para os cristãos em Roma, explicando-lhes a natureza do pecado, a necessidade da salvação e a maneira como Deus providenciou a salvação através de Jesus Cristo.

No capítulo 8, Paulo fala sobre a vida no Espírito, que é a vida que Deus deseja que seus filhos vivam. Ele explica que, quando recebemos o Espírito de Deus, somos transformados e capacitados a viver uma vida de justiça e santidade. Essa vida é possível porque Cristo morreu por nós e nos libertou do poder do pecado e da morte.

O versículo 10, em particular, fala sobre a transformação que ocorre em nosso corpo e em nosso espírito quando recebemos a presença de Cristo em nossas vidas. Nosso corpo, que antes estava sujeito ao pecado e à morte, agora está morto para o pecado e vivo para a justiça. Isso significa que não somos mais escravos do pecado, mas podemos viver em obediência a Deus.

Por outro lado, nosso espírito está vivo por causa da justiça. Isso significa que, através da presença de Cristo em nossas vidas, somos justificados diante de Deus e podemos ter acesso à sua presença. Não somos mais condenados pelo pecado, mas somos aceitos e amados por Deus.

Essa transformação é possível apenas através da fé em Jesus Cristo. Quando colocamos nossa confiança nele, somos justificados diante de Deus e recebemos o Espírito Santo, que nos capacita a viver uma vida de justiça e santidade. Essa vida não é fácil, pois ainda estamos sujeitos à tentação e ao pecado, mas podemos ter a certeza de que, através de Cristo, somos mais do que vencedores.

Em resumo, o versículo 10 de Romanos 8 fala sobre a transformação que ocorre em nosso corpo e em nosso espírito através da presença de Cristo em nossas vidas. Somos libertos do poder do pecado e da morte e capacitados a viver uma vida de justiça e santidade. Essa transformação é possível apenas através da fé em Jesus Cristo e do recebimento do Espírito Santo.

Versões

10

Se, porém, Cristo está em vocês, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o Espírito é vida, por causa da justiça.

10

Mas, se Cristo vive em vocês, então, embora o corpo de vocês vá morrer por causa do pecado, o Espírito de Deus é vida para vocês porque vocês foram aceitos por Deus.