Romanos 4:5

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Todavia, àquele que não trabalha, mas confia em Deus que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça.

Romanos 4:5

Significado de Romanos 4:5

"Não trabalha" se refere a não tentar ganhar a salvação por meio de obras ou esforço próprio.

"Ímpio" se refere a qualquer pessoa que não é justa ou perfeita aos olhos de Deus.

Deus justifica o ímpio por meio da fé em Jesus Cristo, que pagou o preço pelos nossos pecados na cruz.

"Confiar em Deus" significa acreditar que Ele é capaz de nos salvar e que a salvação vem somente por meio de Jesus Cristo.

A fé é creditada como justiça porque é por meio dela que recebemos a salvação em Jesus Cristo.

As obras são importantes como evidência de nossa fé, mas não são a base da nossa salvação.

Esses versículos devem ser entendidos em conjunto, reconhecendo que a salvação é pela graça por meio da fé, mas que as obras são uma resposta natural à salvação recebida.

Isso não significa que podemos ser preguiçosos, pois a fé verdadeira sempre leva a uma vida transformada e frutífera.

Esse versículo destaca a graça de Deus como a base da nossa salvação e nos lembra que não podemos ganhar a salvação por nossos próprios esforços.

Podemos aplicar esse versículo em nossa vida diária lembrando que a salvação é um presente gratuito de Deus que recebemos pela fé em Jesus Cristo, e que nossa resposta deve ser uma vida de obediência e serviço a Ele.

Explicação de Romanos 4:5

A história da crença em Deus como justificador do ímpio

Há muito tempo atrás, em uma época em que as pessoas acreditavam que a salvação era alcançada através de boas ações e obras, um homem chamado Paulo começou a pregar uma mensagem diferente. Ele afirmava que a salvação era alcançada através da fé em Deus, e não através de nossas próprias ações. Essa mensagem foi revolucionária e muitas pessoas começaram a seguir Paulo e sua nova crença.

No entanto, nem todos estavam dispostos a aceitar essa nova mensagem. Muitos ainda acreditavam que a salvação era alcançada através de boas ações e obras, e que a fé em Deus não era suficiente. Foi nesse contexto que Paulo escreveu a carta aos Romanos, onde ele explica em detalhes a sua crença na justificação pela fé.

Em Romanos 4:5, Paulo escreve que aquele que não trabalha, mas confia em Deus que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça. Essa frase se tornou uma das mais famosas referências bíblicas sobre a justificação pela fé.

Mas o que exatamente Paulo queria dizer com isso? Ele estava argumentando que a salvação não pode ser alcançada através de nossas próprias ações, mas sim através da fé em Deus. Ele estava dizendo que não importa o quão boas sejam as nossas ações, elas nunca serão suficientes para nos salvar. Somente a fé em Deus pode nos justificar.

Essa mensagem foi muito importante para os primeiros cristãos, que estavam lutando para se livrar da ideia de que a salvação era alcançada através de boas ações e obras. Eles estavam aprendendo que a salvação era um presente de Deus, dado livremente através da fé.

Hoje em dia, a mensagem de Paulo continua a ser relevante para os cristãos em todo o mundo. Ainda há muitas pessoas que acreditam que a salvação é alcançada através de boas ações e obras, mas a mensagem de Paulo nos lembra que a salvação é um presente de Deus, dado livremente através da fé.

Em resumo, Romanos 4:5 é uma das mais famosas referências bíblicas sobre a justificação pela fé. Paulo estava argumentando que a salvação não pode ser alcançada através de nossas próprias ações, mas sim através da fé em Deus. Essa mensagem foi muito importante para os primeiros cristãos, que estavam aprendendo que a salvação era um presente de Deus, dado livremente através da fé. Hoje em dia, a mensagem de Paulo continua a ser relevante para os cristãos em todo o mundo.

Versões

Bíblia NAA
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Mas, para quem não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça.

Bíblia NTLH
5

Porém a pessoa que não põe a sua esperança nas coisas que faz, mas simplesmente crê em Deus, é a fé dessa pessoa que faz com que ela seja aceita por Deus, o Deus que trata o culpado como se ele fosse inocente.