Números 32:14
"E aí estão vocês, raça de pecadores, pondo-se no lugar dos seus antepassados e acendendo ainda mais a ira do Senhor contra Israel.
Significado de Números 32:14
Moisés está falando nesta passagem bíblica.
A expressão "raça de pecadores" se refere aos filhos de Rúben e de Gade.
O contexto é a negociação entre Moisés e os filhos de Rúben e de Gade sobre a permanência destes últimos na terra de Gileade.
Os antepassados de Israel foram rebeldes e desobedeceram a Deus, o que acendeu a sua ira contra eles.
Os filhos de Rúben e de Gade queriam ficar na terra de Gileade porque era uma boa terra para criação de gado.
Moisés disse que eles deveriam ajudar os outros filhos de Israel a conquistar a terra prometida antes de se estabelecerem na terra de Gileade.
Os filhos de Rúben e de Gade concordaram em ajudar os outros filhos de Israel a conquistar a terra prometida.
Moisés disse que se eles não cumprissem sua promessa, seriam pecadores diante do Senhor.
A mensagem principal desta passagem bíblica é que devemos ser obedientes a Deus e cumprir nossas promessas.
Podemos aplicar esta mensagem em nossas vidas hoje, sendo fiéis a Deus e cumprindo nossas promessas, mesmo que isso signifique sacrifício e esforço.
Explicação de Números 32:14
A Consequência da Desobediência: Uma Advertência aos Pecadores
O versículo Números 32:14 é uma advertência aos filhos de Israel que se rebelaram contra Deus e desobedeceram às suas ordens. A passagem bíblica conta a história de como os filhos de Rúben e de Gade, duas das doze tribos de Israel, pediram para ficar com a terra que haviam conquistado do outro lado do rio Jordão, em vez de se juntarem às outras tribos na conquista da Terra Prometida. Moisés, líder dos israelitas, ficou indignado com a atitude dessas tribos, pois isso significava que eles não estavam dispostos a lutar pela terra que Deus havia prometido a todo o povo de Israel.
Moisés então lembrou aos filhos de Rúben e de Gade que seus antepassados haviam desobedecido a Deus no passado e que essa atitude havia levado a consequências graves, como a morte de toda uma geração no deserto. Ele alertou que, se eles seguissem o mesmo caminho, estariam acendendo ainda mais a ira do Senhor contra Israel. Moisés enfatizou que a desobediência era um pecado grave e que aqueles que o cometiam eram considerados pecadores aos olhos de Deus.
Os filhos de Rúben e de Gade, porém, insistiram em ficar com a terra que haviam conquistado, prometendo ajudar as outras tribos na conquista da Terra Prometida. Moisés, então, concordou com a condição de que eles cumprissem sua promessa e ajudassem seus irmãos na batalha pela terra de Canaã.
A história de Números 32:14 é uma lição sobre a importância da obediência a Deus e sobre as consequências da desobediência. Moisés lembrou aos filhos de Rúben e de Gade que seus antepassados haviam sofrido as consequências de sua desobediência e que eles também sofreriam se seguissem o mesmo caminho. A passagem bíblica é uma advertência aos pecadores, lembrando-os de que a desobediência a Deus é um pecado grave e que aqueles que o cometem estão acendendo a ira do Senhor contra si mesmos.
Números 32:14 é um lembrete para todos nós de que devemos obedecer a Deus e seguir seus mandamentos, pois a desobediência pode levar a consequências graves. Devemos lembrar que Deus é um Deus justo e que ele recompensa aqueles que o obedecem e puni aqueles que o desobedecem. Que possamos sempre lembrar dessa lição e buscar a obediência a Deus em todas as áreas de nossas vidas.
Versões
E agora vocês, geração de pecadores, se levantaram em lugar de seus pais, para aumentar ainda mais o furor da ira do Senhor contra Israel.
E agora vocês, raça de gente pecadora, estão tomando o lugar dos seus pais a fim de aumentar ainda mais a ira do Senhor contra o povo de Israel.