Números 32:13
A ira do Senhor acendeu-se contra Israel, e ele os fez andar errantes no deserto durante quarenta anos, até que passou toda a geração daqueles que lhe tinham desagradado com seu mau procedimento.
Significado de Números 32:13
A ira do Senhor se acendeu contra Israel por causa de sua desobediência e rebeldia.
Israel andou errante no deserto durante quarenta anos.
A geração que desagradou ao Senhor era aquela que havia saído do Egito com Moisés.
Toda a geração que desagradou ao Senhor morreu no deserto, sem entrar na terra prometida.
O objetivo de Deus ao fazer Israel andar errante no deserto foi discipliná-los e purificá-los.
Durante os quarenta anos no deserto, Israel se comportou de maneira rebelde e desobediente.
O povo de Israel reclamou e murmurou contra Deus e Moisés diante da punição divina.
Podemos aprender com a história de Israel no deserto que a desobediência e a rebeldia contra Deus têm consequências graves.
A ira de Deus é retratada na Bíblia como uma expressão de sua santidade e justiça diante do pecado humano.
A ira de Deus está relacionada à sua justiça divina, que exige que o pecado seja punido, mas também à sua misericórdia e graça, que oferecem salvação e perdão aos que se arrependem.
Explicação de Números 32:13
A história da ira divina contra Israel e sua peregrinação no deserto
Durante a jornada do povo de Israel pelo deserto, eles frequentemente desobedeciam a Deus e se envolviam em comportamentos pecaminosos. Em um desses momentos, os líderes tribais de Rúben e Gade pediram a Moisés que lhes permitisse ficar na região leste do rio Jordão, em vez de seguir adiante para a Terra Prometida. Moisés inicialmente se opôs a essa ideia, temendo que isso desencorajasse o restante do povo de seguir em frente. No entanto, os líderes de Rúben e Gade prometeram ajudar na conquista da Terra Prometida e só retornariam para suas terras depois que todo o povo tivesse se estabelecido na nova terra.
Moisés, então, concordou com o pedido, mas alertou os líderes tribais que, se eles falhassem em cumprir sua promessa, trariam a ira de Deus sobre si e sobre todo o povo de Israel. Os líderes de Rúben e Gade concordaram com essas condições e se estabeleceram na região leste do Jordão.
No entanto, como previsto por Moisés, os líderes de Rúben e Gade não cumpriram sua promessa e não ajudaram na conquista da Terra Prometida. Isso desencadeou a ira de Deus contra Israel, e Ele os fez vagar pelo deserto por quarenta anos, até que toda a geração que havia desagradado a Ele com seu mau comportamento tivesse morrido.
Essa passagem bíblica é um lembrete de que Deus é fiel às Suas promessas e espera que Seu povo também seja fiel. A desobediência e a falta de compromisso com Deus podem trazer consequências graves, como a ira divina e a punição. No entanto, também é um lembrete da misericórdia de Deus, que permitiu que uma nova geração de israelitas entrasse na Terra Prometida e começasse uma nova vida em obediência a Ele.
Versões
Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os fez andar errantes pelo deserto durante quarenta anos, até que se consumiu toda a geração que havia feito o que era mau aos olhos do Senhor .
O Senhor ficou irado com o povo de Israel e os fez andar pelo deserto quarenta anos, até que morresse toda a gente daquele tempo, isto é, o povo que havia desagradado a Deus, o Senhor .