Números 14:12
Eu os ferirei com praga e os destruirei, mas farei de você uma nação maior e mais forte do que eles".
Significado de Números 14:12
O autor da passagem é Deus, que falava diretamente a Moisés.
O pronome "eles" se refere aos habitantes de Canaã, a terra prometida por Deus ao povo de Israel.
Deus queria punir o povo por sua desobediência e incredulidade, manifestadas na recusa em entrar na terra prometida.
A nação que Deus queria destruir era a dos cananeus, que habitavam a terra prometida.
A nação que Deus prometeu fazer maior e mais forte era a de Israel, o povo escolhido por Ele para ser sua propriedade especial.
O povo ficou apavorado e começou a murmurar e a reclamar contra Moisés e Arão, acusando-os de tê-los levado para morrer no deserto.
Moisés intercedeu pelo povo, suplicando a Deus que perdoasse sua rebeldia e não os destruísse.
Deus respondeu que perdoaria o povo, mas que eles não entrariam na terra prometida, exceto Josué e Calebe, que haviam demonstrado fé e confiança em Deus.
A promessa de Deus se cumpriu na história de Israel, que se tornou uma grande nação e conquistou a terra prometida, apesar das dificuldades e desafios que enfrentou.
A mensagem espiritual que podemos extrair dessa passagem é que Deus é fiel às suas promessas e que a obediência e a fé são essenciais para receber suas bênçãos. Além disso, devemos aprender com os erros do passado e confiar em Deus, mesmo diante das adversidades.
Explicação de Números 14:12
A promessa de Deus de destruir uma nação e elevar outra
Há muito tempo, em uma terra distante, Deus escolheu um povo para ser seu. Ele os guiou por um deserto, protegendo-os de inimigos e dando-lhes comida e água. Mas, apesar de tudo o que Deus fez por eles, o povo ainda duvidava de sua fidelidade e poder.
Um dia, quando chegaram à beira da terra que Deus havia prometido a eles, o povo ficou com medo. Eles viram que a terra era habitada por povos poderosos e temiam que não pudessem vencê-los. Então, em vez de confiar em Deus, eles começaram a reclamar e a se rebelar contra Moisés, o líder que Deus havia escolhido para guiá-los.
Deus ficou muito irritado com a falta de fé do povo e disse a Moisés que ele os destruiria e faria uma nação maior e mais forte com Moisés. Mas Moisés implorou a Deus para perdoá-los e não destruí-los. Ele lembrou a Deus de sua promessa de ser um Deus misericordioso e compassivo.
Deus ouviu a oração de Moisés e decidiu não destruir o povo. No entanto, ele disse que aqueles que duvidaram dele não entrariam na terra prometida. Eles teriam que vagar pelo deserto por mais 40 anos, até que todos os adultos que duvidaram de Deus morressem. Então, seus filhos e netos poderiam entrar na terra prometida.
Essa história é um lembrete de que Deus é fiel às suas promessas, mas também é um Deus de misericórdia e perdão. Ele não quer destruir aqueles que duvidam dele, mas espera que confiem em sua fidelidade e poder. E, quando nos arrependemos de nossos pecados e pedimos perdão, Deus sempre nos perdoa e nos dá uma nova chance.
Versões
Vou feri-lo com pestilência e deserdá-lo; e farei de você povo maior e mais forte do que este.
Vou mandar uma epidemia para acabar com eles, porém farei com que os descendentes de você sejam um povo maior e mais forte do que eles.