Números 14:11

11

E o Senhor disse a Moisés: "Até quando este povo me tratará com pouco caso? Até quando se recusará a crer em mim, apesar de todos os sinais que realizei entre eles?

Números 14:11

Significado de Números 14:11

O povo estava tratando Deus com pouco caso e se recusando a crer nele.

Deus havia realizado muitos sinais entre o povo.

O objetivo de Deus era mostrar seu poder e sua presença entre o povo.

Tratar alguém com pouco caso significa não dar importância ou valor à pessoa.

Crer em Deus significa confiar nele e em suas promessas.

O povo não acreditava em Deus porque estava com medo e desconfiança.

A consequência da falta de fé do povo foi que eles não entraram na terra prometida.

Moisés intercedeu pelo povo e tentou convencê-los a confiar em Deus.

Explicação de Números 14:11

O Povo que Desprezou a Fé

A história de Números 14:11 começa com o povo de Israel no deserto, após terem sido libertados da escravidão no Egito. Moisés, o líder escolhido por Deus, guiava o povo em direção à terra prometida. No entanto, ao chegarem nas fronteiras da terra de Canaã, os israelitas começaram a duvidar da promessa de Deus e a questionar a liderança de Moisés.

Deus, então, ordenou que Moisés escolhesse doze líderes das tribos de Israel para explorar a terra de Canaã. Ao retornarem, dez dos líderes relataram que a terra era habitada por gigantes e que seria impossível conquistá-la. Apenas dois líderes, Josué e Calebe, mantiveram a fé em Deus e afirmaram que Ele poderia ajudá-los a vencer.

O povo de Israel, no entanto, escolheu seguir a maioria e se recusou a acreditar em Deus. Eles começaram a murmurar contra Moisés e até mesmo planejaram escolher um novo líder para levá-los de volta ao Egito. Nesse momento, Deus falou com Moisés e expressou sua frustração com a falta de fé do povo.

Deus perguntou a Moisés até quando o povo o trataria com pouco caso e se recusaria a acreditar em seus sinais. Ele havia libertado o povo da escravidão no Egito, aberto o Mar Vermelho para que pudessem passar e fornecido comida e água no deserto. No entanto, o povo ainda duvidava de sua capacidade de ajudá-los a conquistar a terra prometida.

Devido à falta de fé do povo, Deus decidiu que eles não entrariam na terra de Canaã. Apenas Josué e Calebe, os dois líderes que mantiveram a fé em Deus, seriam autorizados a entrar. O restante do povo teria que vagar pelo deserto por mais 40 anos, até que a geração incrédula morresse e uma nova geração pudesse entrar na terra prometida.

A história de Números 14:11 é um lembrete poderoso da importância da fé em Deus. Mesmo quando as circunstâncias parecem impossíveis, Deus é capaz de fazer o impossível acontecer. A falta de fé, por outro lado, pode levar a consequências graves e duradouras.

Versões

Bíblia NAA
11

O Senhor disse a Moisés: — Até quando este povo me provocará e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele?

Bíblia NTLH
11

O Senhor Deus disse a Moisés: — Até quando este povo vai me rejeitar? Até quando não vão crer em mim, embora eu tenha feito tantos milagres entre eles?