Neemias 11
Os líderes do povo passaram a morar em Jerusalém, e o restante do povo fez um sorteio para que, de cada dez pessoas, uma viesse morar em Jerusalém, a santa cidade; as outras nove deveriam ficar em suas próprias cidades.
Os líderes do povo eram os sacerdotes, levitas e chefes de família.
Os líderes do povo decidiram morar em Jerusalém para liderar o processo de reconstrução da cidade e do templo.
Jerusalém era considerada "a santa cidade" porque era o local onde estava o templo, o lugar de adoração a Deus.
O restante do povo precisou fazer um sorteio para decidir quem moraria em Jerusalém porque não havia espaço suficiente para todos.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:1
O povo abençoou todos os homens que se apresentaram voluntariamente para morar em Jerusalém.
Neemias 11:2 faz parte do livro de Neemias, que relata a reconstrução dos muros de Jerusalém após o exílio babilônico.
Jerusalém estava em ruínas e precisava ser repovoada para se tornar uma cidade próspera novamente.
Eram homens de todas as tribos de Israel que se apresentaram voluntariamente.
O povo abençoou os voluntários, reconhecendo o sacrifício que estavam fazendo.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:2
Alguns israelitas, sacerdotes, levitas, servos do templo e descendentes dos servos de Salomão viviam nas cidades de Judá, cada um em sua propriedade. Estes são os líderes da província que passaram a morar em Jerusalém;
Os israelitas mencionados em Neemias 11:3 eram pessoas que viviam nas cidades de Judá.
Entre os israelitas, havia sacerdotes, levitas, servos do templo e descendentes dos servos de Salomão.
Alguns israelitas decidiram morar em Jerusalém para ajudar na reconstrução da cidade.
Os servos do templo eram responsáveis por cuidar do templo e auxiliar os sacerdotes e levitas em suas tarefas.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:3
além deles veio gente tanto de Judá quanto de Benjamim viver em Jerusalém. Dentre os descendentes de Judá: Ataías, filho de Uzias, neto de Zacarias, bisneto de Amarias; Amarias era filho de Sefatias e neto de Maalaleel, descendente de Perez.
Ataías era um dos descendentes de Judá que veio viver em Jerusalém.
Uzias era o pai de Ataías.
Zacarias era o avô de Ataías.
Amarias era o bisavô de Ataías e filho de Sefatias.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:4
Maaséias, filho de Baruque, neto de Col-Hozé, bisneto de Hazaías; Hazaías era filho de Adaías, neto de Joiaribe e bisneto de Zacarias, descendente de Selá.
Maaséias é um personagem mencionado em Neemias 11:5.
Sua genealogia é: filho de Baruque, neto de Col-Hozé, bisneto de Hazaías; Hazaías era filho de Adaías, neto de Joiaribe e bisneto de Zacarias, descendente de Selá.
Baruque é o pai de Maaséias.
Col-Hozé é o avô de Maaséias.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:5
Os descendentes de Perez que viviam em Jerusalém totalizavam 468 homens de destaque.
Os descendentes de Perez eram uma das tribos de Israel, descendentes de Judá.
Não há uma resposta definitiva para essa pergunta, mas é possível que os descendentes de Perez fossem uma das tribos mais proeminentes em Jerusalém na época em que Neemias escreveu.
"Homens de destaque" pode se referir a líderes, autoridades ou pessoas influentes em Jerusalém.
Saber quantos homens de destaque havia em Jerusalém pode ajudar a entender a estrutura social e política da cidade na época.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:6
Dentre os descendentes de Benjamim: Salu, filho de Mesulão, neto de Joede, bisneto de Pedaías; Pedaías era filho de Colaías, neto de Maaséias, bisneto de Itiel, tataraneto de Jesaías;
Salu é um dos descendentes da tribo de Benjamim mencionados no livro de Neemias. Ele é listado como filho de Mesulão e faz parte da genealogia que estabelece a linhagem dos habitantes que retornaram a Jerusalém.
Mesulão é o pai de Salu. A menção de Mesulão ajuda a traçar a linhagem familiar e a estabelecer a continuidade da tribo de Benjamim.
Joede é o avô de Salu e pai de Mesulão. Ele é uma figura intermediária na genealogia, ajudando a conectar gerações dentro da tribo de Benjamim.
Pedaías é o bisavô de Salu. Ele é mencionado para mostrar a continuidade da linhagem familiar e a preservação da herança tribal.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:7
os seguidores de Salu, Gabai e Salai totalizavam 928 homens.
Salu, Gabai e Salai eram líderes ou chefes de famílias em Jerusalém.
Não há uma resposta clara para isso, mas pode ser que eles fossem líderes proeminentes ou representantes de suas respectivas famílias.
É provável que apenas o número de homens tenha sido contado porque, na cultura da época, os homens eram considerados os chefes de família e responsáveis por liderar e proteger suas famílias.
O número exato de homens foi registrado provavelmente para fins de registro histórico e para mostrar a precisão dos registros.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:8
Joel, filho de Zicri, era o oficial superior entre eles, e Judá, filho de Senua, era responsável pelo segundo distrito da cidade.
Joel, filho de Zicri, é um dos líderes da comunidade que retornou do exílio babilônico para reconstruir Jerusalém (Neemias 11:4).
Ser o "oficial superior" significa ser o líder ou supervisor de um grupo de pessoas (nesse caso, os habitantes de Jerusalém).
O segundo distrito da cidade era uma das divisões geográficas de Jerusalém, provavelmente com uma população menor do que o primeiro distrito (Neemias 11:8).
Judá, filho de Senua, era responsável pelo segundo distrito da cidade (Neemias 11:9).
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:9
Dentre os sacerdotes: Jedaías; o filho de Joiaribe; Jaquim;
Jedaías é um sacerdote mencionado na Bíblia.
Joiaribe é provavelmente o pai de Jedaías.
Jaquim é outro sacerdote mencionado na Bíblia.
Esses nomes são mencionados especificamente porque eles eram sacerdotes importantes na época.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:10
Seraías, filho de Hilquias, neto de Mesulão, bisneto de Zadoque; Zadoque era filho de Meraiote, neto de Aitube, supervisor na casa de Deus,
Seraías é um indivíduo mencionado na Bíblia, que era filho de Hilquias e neto de Mesulão.
Hilquias é o pai de Seraías e um sacerdote que serviu no templo de Jerusalém.
Mesulão é o pai de Hilquias e um levita que serviu no templo de Jerusalém.
Zadoque é o bisavô de Seraías e um sacerdote que serviu no templo de Jerusalém.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:11
e seus colegas, que faziam o trabalho do templo totalizavam 822 homens. Adaías, filho de Jeroão, neto de Pelaías, bisneto de Anzi; Anzi que era filho de Zacarias, neto de Pasur, bisneto de Malquias,
Quem eram esses homens mencionados em Neemias 11:12? Eles eram levitas que trabalhavam no templo em Jerusalém.
Por que é importante saber o nome de cada um desses homens? Isso pode ser uma forma de reconhecer e honrar o trabalho deles no templo.
Por que a genealogia de Adaías é mencionada? Isso pode ser uma forma de estabelecer sua linhagem sacerdotal e sua qualificação para o trabalho no templo.
Qual é o significado dos nomes mencionados? Alguns desses nomes têm significados simbólicos, mas não há informações suficientes para determinar o significado de todos eles.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:12
e seus colegas, que eram chefes de famílias, totalizavam 242 homens. Amassai, filho de Azareel, neto de Azai, bisneto de Mesilemote, tataraneto de Imer,
Esses 242 homens eram chefes de famílias que se mudaram para Jerusalém para ajudar a repovoar a cidade após o exílio babilônico.
Eles foram contados para fins de registro e organização.
Amassai era um dos chefes de famílias mencionados e, portanto, era importante para a comunidade.
Seus antepassados mencionados na passagem eram uma forma de rastrear sua linhagem e provar sua ascendência.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:13
e os seus colegas, que eram homens de destaque, totalizavam 128. O oficial superior deles era Zabdiel, filho de Gedolim.
Eles foram mencionados para indicar a liderança e organização da comunidade em Jerusalém.
Zabdiel era responsável por supervisionar esses homens de destaque e garantir que as necessidades da comunidade fossem atendidas.
"Filho de Gedolim" pode ser uma referência ao pai de Zabdiel ou a uma família importante da época.
O número 128 pode indicar a quantidade total de homens de destaque ou pode ter algum significado simbólico.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:14
Dentre os levitas: Semaías, filho de Hassube, neto de Azricão, bisneto de Hasabias, tataraneto de Buni;
Semaías é um levita mencionado na Bíblia.
Hassube é o pai de Semaías.
Azricão é o avô de Semaías.
Semaías é o neto de Azricão.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:15
Sabetai e Jozabade, dois dos líderes dos levitas, encarregados do trabalho externo do templo de Deus;
Sabetai e Jozabade eram dois líderes dos levitas.
Eles eram encarregados do trabalho externo do templo de Deus.
Eles eram levitas.
O trabalho externo do templo de Deus envolvia a manutenção do edifício e dos terrenos do templo, bem como a realização de tarefas relacionadas à adoração e aos sacrifícios.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:16
Matanias, filho de Mica, neto de Zabdi, bisneto de Asafe, o dirigente que conduzia as ações de graça e as orações; Bacbuquias, o segundo entre os seus colegas; e Abda, filho de Samua, neto de Galal, bisneto de Jedutum.
Matanias é um dos líderes escolhidos para habitar em Jerusalém, conforme descrito em Neemias 11:17.
Mica é o pai de Matanias, conforme descrito em Neemias 11:17.
Zabdi é o avô de Matanias, conforme descrito em Neemias 11:17.
Asafe é o bisavô de Matanias e é mencionado como um dos líderes dos levitas na época do rei Davi, conforme descrito em 1 Crônicas 6:39.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:17
Os levitas totalizavam 284 na cidade santa.
Os levitas eram uma tribo de Israel que servia como sacerdotes e músicos no templo.
"Cidade santa" refere-se a Jerusalém, que era considerada sagrada pelos judeus por causa do templo.
A quantidade de levitas é mencionada para mostrar a importância de sua presença na cidade santa.
Os levitas eram responsáveis por cuidar do templo e realizar os rituais religiosos.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:18
Os porteiros: Acube, Talmom e os homens dos seus clãs; eram 172 homens que guardavam as portas.
Acube e Talmom eram porteiros que guardavam as portas de Jerusalém.
Eles eram porteiros porque essa era uma função importante na época, responsável por proteger a cidade de invasores e garantir a segurança dos habitantes.
"Os homens dos seus clãs" se refere aos membros da família de Acube e Talmom que também trabalhavam como porteiros.
O número de homens que guardavam as portas é mencionado para mostrar a importância e a seriedade da função deles.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:19
Os demais israelitas, incluindo os sacerdotes e os levitas, estavam em todas as cidades de Judá, cada um na propriedade de sua herança.
Os israelitas mencionados em Neemias 11:20 são os habitantes de Judá, a região ao redor de Jerusalém.
"Cada um na propriedade de sua herança" significa que cada pessoa estava vivendo na terra que havia sido passada para sua família através das gerações.
Os sacerdotes e levitas estavam em todas as cidades de Judá para cumprir suas funções religiosas e administrativas.
Neemias 11:20 faz parte do livro de Neemias, que descreve a reconstrução de Jerusalém após o exílio babilônico.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:20
Os que prestavam serviço no templo moravam na colina de Ofel, e Zia e Gispa estavam encarregados deles.
Os que prestavam serviço no templo moravam na colina de Ofel.
Os que prestavam serviço no templo eram responsáveis por realizar os rituais e sacrifícios.
Zia e Gispa eram encarregados dos que prestavam serviço no templo.
Zia e Gispa eram responsáveis por supervisionar os que prestavam serviço no templo.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:21
O oficial superior dos levitas em Jerusalém era Uzi, filho de Bani, neto de Hasabias, bisneto de Matanias, tataraneto de Mica. Uzi era um dos descendentes de Asafe, que eram responsáveis pela música do templo de Deus.
O oficial superior dos levitas em Jerusalém era Uzi.
O pai de Uzi se chamava Bani.
O avô de Uzi se chamava Hasabias.
O bisavô de Uzi se chamava Matanias.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:22
Eles estavam sujeitos às prescrições do rei, que regulamentavam suas atividades diárias.
Os habitantes de Jerusalém.
Eram regras e regulamentos estabelecidos pelo rei para governar as atividades diárias das pessoas.
As prescrições do rei tinham como objetivo manter a ordem e a estabilidade na cidade de Jerusalém.
As prescrições do rei limitavam a liberdade das pessoas e as obrigavam a seguir as regras estabelecidas pelo rei.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:23
Petaías, filho de Mesezabeel, descendente de Zerá, filho de Judá, representavam o rei nas questões de ordem civil.
Petaías era um homem.
Petaías era descendente de Zerá, filho de Judá.
Petaías representava o rei nas questões de ordem civil.
Petaías representava o rei.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:24
Alguns do povo de Judá foram morar em Quiriate-Arba e em seus povoados ao redor, em Dibom e seus povoados, em Jecabzeel e seus povoados,
Neemias foi um líder judeu que ajudou a reconstruir Jerusalém após o exílio babilônico.
Quiriate-Arba significa "cidade de Arba" e era uma cidade antiga na região de Hebrom.
Algumas pessoas de Judá foram morar em Quiriate-Arba e seus povoados ao redor porque essas áreas estavam vazias e precisavam ser repovoadas.
Os povoados ao redor de Quiriate-Arba incluíam Dibom e Jecabzeel.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:25
em Jesua, em Moladá, em Bete-Pelete,
Jesua, Moladá e Bete-Pelete são cidades mencionadas na Bíblia.
Moladá é mencionada em Neemias 3:12 como uma das cidades que foram reconstruídas após a destruição de Jerusalém.
Bete-Pelete significa "casa de fuga" ou "casa de refúgio".
Essas três cidades são mencionadas juntas provavelmente porque estavam próximas umas das outras.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:26
em Hazar-Sual, em Berseba e seus povoados,
Hazar-Sual era uma cidade localizada no sul de Judá.
Berseba era uma cidade importante na história de Abraão e Isaque, além de ser um ponto de referência geográfico.
Hazar-Sual ficava próxima a Berseba, na região sul de Judá.
Neemias menciona esses lugares porque eles eram importantes para a história e cultura judaica.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:27
em Ziclague, em Meconá e seus povoados,
Ziclague era uma cidade que ficava na fronteira entre Judá e a Filístia.
Meconá era uma cidade localizada na tribo de Simeão, no sul de Judá.
Esses povoados eram importantes para a ocupação e controle do território de Judá.
Na época de Neemias, esses povoados eram habitados por judeus que retornaram do exílio na Babilônia.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:28
em En-Rimom, em Zorá, em Jarmute,
En-Rimom significa "fonte das romãs".
Zorá está localizada na região montanhosa de Judá, a cerca de 14 km a oeste de Jerusalém.
Jarmute é mencionada na Bíblia como uma cidade que foi conquistada pelos israelitas durante a conquista de Canaã.
Não há dados precisos sobre a população atual dessas cidades.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:29
em Zanoa, em Adulão e em seus povoados, em Láquis e seus arredores, e em Azeca e seus povoados. Eles se estabeleceram desde Berseba até o vale de Hinom.
Neemias 11:30 é uma passagem bíblica que descreve a distribuição das tribos de Judá e Benjamim após a reconstrução dos muros de Jerusalém.
Zanoa é uma cidade mencionada na Bíblia, localizada na tribo de Judá.
Adulão é uma cidade mencionada na Bíblia, localizada na tribo de Judá.
Os povoados mencionados em Neemias 11:30 são os que ficam em Zanoa, Adulão, Láquis e Azeca.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:30
Os descendentes dos benjamitas foram viver em Geba, Micmás, Aia, Betel e seus povoados,
Os descendentes dos benjamitas são os descendentes da tribo de Benjamim, um dos filhos de Jacó.
Eles foram viver em Geba, Micmás, Aia, Betel e seus povoados.
Essas cidades eram importantes para os benjamitas por causa de sua localização estratégica e recursos naturais.
Essas cidades são mencionadas em vários lugares na Bíblia, incluindo o livro de Juízes e o livro de Samuel.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:31
em Anatote, Nobe e Ananias,
Anatote é uma cidade mencionada no Antigo Testamento, localizada na tribo de Benjamim.
Nobe é uma cidade também mencionada no Antigo Testamento, localizada na tribo de Benjamim.
Ananias é um nome próprio mencionado na Bíblia, mas não há informações sobre uma cidade com esse nome.
Neemias 11:32 apenas menciona essas cidades como parte do território habitado pelos filhos de Judá após o retorno do exílio babilônico.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:32
Hazor, Ramá e Gitaim,
Hazor, Ramá e Gitaim são cidades mencionadas na Bíblia.
Neemias 11:33 faz parte do relato da reconstrução dos muros de Jerusalém.
Os habitantes dessas cidades eram judeus.
Essas cidades foram importantes centros religiosos e culturais na época bíblica.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:33
Hadide, Zeboim e Nebalate,
O nome "Hadide" significa "forte" ou "firme".
Zeboim era uma cidade localizada perto de Sodoma e Gomorra, na região da planície do Jordão.
Pouco se sabe sobre a cidade de Nebalate, exceto que ela estava localizada na região de Benjamim.
Essas três cidades foram mencionadas especificamente porque faziam parte do território designado para os levitas.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:34
Lode e Ono, e no vale dos Artesãos.
Lode é uma cidade mencionada na Bíblia, localizada na tribo de Benjamim.
Ono é uma cidade mencionada na Bíblia, localizada na tribo de Benjamim.
O vale dos Artesãos é uma região mencionada na Bíblia, onde viviam artesãos e trabalhadores.
Esses lugares são mencionados na Bíblia como regiões habitadas pelos judeus após o retorno do exílio babilônico.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:35
Alguns grupos dos levitas de Judá se estabeleceram em Benjamim.
Os levitas eram uma tribo de Israel que servia como sacerdotes e ministros religiosos.
"Estabeleceram-se" significa que os levitas se mudaram para Benjamim e se estabeleceram lá permanentemente.
A razão exata não é mencionada na passagem, mas pode ter sido devido a necessidades sociais, religiosas ou econômicas.
Os levitas eram responsáveis por liderar a adoração e os rituais religiosos, além de ensinar a lei de Deus ao povo.
História e explicação completa do versículo: Neemias 11:36