Mateus 26:63
Mas Jesus permaneceu em silêncio. O sumo sacerdote lhe disse: "Exijo que você jure pelo Deus vivo: se você é o Cristo, o Filho de Deus, diga-nos".
Significado de Mateus 26:63
O sumo sacerdote exigiu que Jesus jurasse pelo Deus vivo para confirmar se ele era o Messias prometido na tradição judaica.
Ser o Cristo, o Filho de Deus, significa ser o salvador enviado por Deus para redimir a humanidade.
Jesus permaneceu em silêncio porque sabia que qualquer resposta que desse seria usada contra ele pelos líderes religiosos.
A intenção do sumo sacerdote era acusar Jesus de blasfêmia e condená-lo à morte.
O sumo sacerdote não acreditou em Jesus porque ele não se encaixava na imagem que os líderes religiosos tinham do Messias.
A resposta de Jesus ao sumo sacerdote afirmou sua divindade e sua missão como o salvador enviado por Deus.
A afirmação de Jesus de ser o Filho de Deus foi considerada uma blasfêmia pelos líderes religiosos porque eles não aceitavam a ideia de que Deus poderia ter um filho humano.
A resposta de Jesus foi usada como prova contra ele em seu julgamento e contribuiu para sua condenação à morte.
A passagem mostra que Jesus sabia quem ele era e estava disposto a sofrer e morrer por sua missão.
Essa passagem se relaciona com a mensagem geral do evangelho de Mateus, que é a de que Jesus é o Messias prometido e o salvador enviado por Deus para redimir a humanidade.
Explicação de Mateus 26:63
A história da pergunta que fez o mundo parar: "Você é o Filho de Deus?"
Durante a última ceia, Jesus sabia que sua hora estava chegando. Ele sabia que seria traído por um de seus discípulos e que seria preso e condenado à morte. E foi exatamente o que aconteceu. Judas Iscariotes, um dos doze discípulos, traiu Jesus e o entregou aos líderes religiosos da época.
Jesus foi levado à presença do sumo sacerdote, Caifás, onde foi acusado de blasfêmia e de se autodenominar o Filho de Deus. Caifás, então, perguntou a Jesus se ele era o Filho de Deus. Jesus permaneceu em silêncio, o que irritou Caifás, que exigiu que Jesus jurasse pelo Deus vivo se ele era o Cristo, o Filho de Deus.
Jesus, então, respondeu: "Tu o disseste; eu sou". Essa resposta foi suficiente para que Caifás o condenasse à morte por blasfêmia.
Essa pergunta se tornou um marco na história da humanidade, pois a resposta de Jesus mudou o curso da história. A partir daquele momento, Jesus se tornou uma figura ainda mais importante para os cristãos, que passaram a acreditar que ele era o Filho de Deus.
Hoje, a pergunta "Você é o Filho de Deus?" ainda é feita a muitas pessoas, e a resposta continua sendo uma das mais importantes da história da humanidade.
Versões
Jesus, porém, guardou silêncio. E o sumo sacerdote lhe disse: — Eu exijo que nos diga, tendo o Deus vivo por testemunha, se você é o Cristo, o Filho de Deus.
Mas Jesus ficou calado. Então o Grande Sacerdote tornou a perguntar: — Em nome do Deus vivo, eu exijo que você diga para nós: você é o Messias , o Filho de Deus?