Mateus 26:51
Um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou a espada e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha.
Significado de Mateus 26:51
Um dos discípulos de Jesus foi o responsável por ferir o servo do sumo sacerdote.
A orelha do servo foi decepada.
O servo do sumo sacerdote estava presente naquele momento para prender Jesus.
Jesus repreendeu o discípulo que atacou o servo e curou a orelha dele.
Jesus não permitiu que seus discípulos lutassem por ele porque ele sabia que sua missão não era de natureza política ou militar.
O discípulo que atacou o servo do sumo sacerdote provavelmente estava tentando proteger Jesus.
Os outros discípulos ficaram surpresos e talvez assustados com o ataque.
Essa passagem nos ensina que a violência não é a resposta para resolver conflitos ou proteger a verdade.
Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje em dia, lembrando que devemos seguir o exemplo de Jesus e buscar soluções pacíficas para nossos problemas.
Explicação de Mateus 26:51
A história do discípulo que feriu o servo do sumo sacerdote durante a prisão de Jesus
Durante a noite em que Jesus foi traído por Judas, ele foi levado pelos soldados do sumo sacerdote para ser julgado. Um dos discípulos, que estava com Jesus, sacou a espada e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha. Esse discípulo era Pedro, que agiu por impulso e tentou defender Jesus da prisão.
No entanto, Jesus repreendeu Pedro e disse-lhe para guardar a espada, pois aqueles que vivem pela espada, morrerão pela espada. Jesus sabia que a sua prisão era necessária para que se cumprisse a vontade de Deus e que ele deveria seguir o seu caminho até a cruz.
O servo do sumo sacerdote foi curado por Jesus, que tocou a sua orelha e a restaurou. Esse ato de bondade e misericórdia de Jesus mostra que ele não veio para lutar contra as autoridades terrenas, mas para salvar as almas dos homens.
A história de Pedro e do servo do sumo sacerdote é um exemplo de como a nossa impulsividade pode nos levar a cometer erros e a agir de forma contrária à vontade de Deus. Devemos sempre buscar a sabedoria e a orientação do Espírito Santo, para que possamos agir de acordo com a vontade de Deus em todas as situações.
Além disso, a história também nos ensina sobre a importância do perdão e da cura. Jesus não apenas curou a orelha do servo do sumo sacerdote, mas também perdoou Pedro por sua ação impulsiva. Devemos seguir o exemplo de Jesus e buscar a cura e o perdão em nossos relacionamentos, para que possamos viver em paz e harmonia uns com os outros.
Em resumo, a história de Pedro e do servo do sumo sacerdote nos ensina sobre a importância da sabedoria, do perdão e da cura. Devemos seguir o exemplo de Jesus e buscar a vontade de Deus em todas as situações, para que possamos viver em paz e harmonia uns com os outros.
Versões
E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, sacou da espada e, golpeando o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe a orelha.
Mas um dos que estavam ali com Jesus tirou a espada, atacou um empregado do Grande Sacerdote e cortou uma orelha dele.