Mateus 25:44
"Eles também responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos? ’
Significado de Mateus 25:44
"Eles" se referem às pessoas que não ajudaram o Senhor quando Ele estava necessitado.
"Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos?"
"Com fome" significa que o Senhor estava passando fome e precisava de comida.
"Com sede" significa que o Senhor estava com sede e precisava de água.
"Estrangeiro" se refere a alguém que não é da região ou país em que se encontra.
"Necessitado de roupas" significa que o Senhor precisava de roupas para se agasalhar.
"Enfermo" significa que o Senhor estava doente e precisava de cuidados médicos.
Os "presos" mencionados na passagem são aqueles que estão na prisão.
A mensagem principal da passagem é que devemos ajudar os necessitados, pois quando o fazemos, estamos ajudando o próprio Senhor.
Explicação de Mateus 25:44
A história da passagem bíblica que fala sobre a negligência com o próximo
Em Mateus 25:44, Jesus conta uma parábola sobre o julgamento final, na qual Ele separa as pessoas em dois grupos: as que ajudaram os necessitados e as que não ajudaram. Os que não ajudaram perguntam: "Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos?".
A história começa com Jesus explicando que, no fim dos tempos, Ele voltará para julgar todas as nações. Ele separará as pessoas em duas categorias: as que ajudaram os necessitados e as que não ajudaram. Os que ajudaram serão recompensados com a vida eterna, enquanto os que não ajudaram serão condenados ao castigo eterno.
Jesus então começa a contar a parábola do julgamento final. Ele diz que, quando Ele voltar, Ele se sentará em Seu trono glorioso e todas as nações serão reunidas diante Dele. Ele separará as pessoas como um pastor separa as ovelhas dos bodes. As ovelhas serão colocadas à Sua direita e os bodes à Sua esquerda.
Jesus dirá às ovelhas: "Venham, benditos de Meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram".
As ovelhas ficarão surpresas e perguntarão: "Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?".
Então, Jesus responderá: "Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram".
Porém, aos bodes, Jesus dirá: "Afastem-se de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e vocês não me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram".
Os bodes também perguntarão: "Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos?".
E Jesus responderá: "Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a algum dos meus menores irmãos, a mim deixaram de fazê-lo".
Essa passagem bíblica nos ensina que devemos ajudar os necessitados, pois, ao fazê-lo, estamos ajudando a Jesus. Negligenciar o próximo é negligenciar a Jesus.
Versões
— E eles lhe perguntarão: "Quando foi que vimos o senhor com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não o socorremos?"
— Então eles perguntarão: “Senhor, quando foi que vimos o senhor com fome, ou com sede, ou como estrangeiro, ou sem roupa, ou doente, ou na cadeia e não o ajudamos?”