Marcos 4:12
a fim de que, ‘ainda que vejam, não percebam, ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados! ’"
Significado de Marcos 4:12
A passagem faz parte de um discurso de Jesus sobre a parábola do semeador.
Jesus disse essas palavras.
Significa que as pessoas podem ver e ouvir a mensagem de Jesus, mas não a compreendem.
Deus permite que as pessoas não entendam a mensagem porque elas precisam ter fé e confiar em Deus para compreendê-la.
Significa que se as pessoas entendessem a mensagem, elas se arrependeriam e seriam perdoadas, mas Deus quer que elas cheguem a essa conclusão por conta própria.
A conversão e o perdão são fundamentais para a mensagem cristã, pois acreditamos que somos pecadores e precisamos nos arrepender e ser perdoados por Deus.
Essa passagem se relaciona com outras passagens bíblicas que falam sobre a cegueira espiritual, como em João 12:40 e Isaías 6:9-10.
Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas hoje ao confiar em Deus mesmo quando não entendemos completamente a sua vontade.
A mensagem geral é que a compreensão da mensagem de Jesus requer fé e confiança em Deus.
Essa passagem se relaciona com a missão de Jesus na Terra, que era trazer a mensagem de salvação para todos, mas nem todos a compreenderiam.
Explicação de Marcos 4:12
A História da Parábola do Semeador e a Dificuldade de Entendimento
A passagem bíblica em questão é uma citação de Jesus Cristo, que aparece no Evangelho de Marcos. Ela é uma explicação dada por Jesus sobre a parábola do semeador, que é contada logo antes. Na parábola, Jesus fala sobre um semeador que sai a semear e lança sementes em diferentes tipos de solo. Algumas sementes caem em solo rochoso, outras em solo cheio de espinhos, outras em solo fértil. Apenas as sementes que caem em solo fértil germinam e produzem frutos.
Ao explicar a parábola, Jesus diz que os discípulos são os que recebem a semente em solo fértil e produzem frutos. Mas há outras pessoas que ouvem a palavra de Deus e não a entendem, assim como as sementes que caem em solo rochoso ou cheio de espinhos. Jesus diz que essas pessoas têm olhos para ver e ouvidos para ouvir, mas não entendem. E é aí que entra a citação em questão: "a fim de que, ‘ainda que vejam, não percebam, ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados!’"
Essa citação é uma referência ao livro de Isaías, no Antigo Testamento, onde o profeta fala sobre a dureza de coração do povo de Israel. Isaías diz que Deus lhes deu olhos para ver e ouvidos para ouvir, mas eles não entendem nem se convertem. Jesus cita essa passagem para dizer que a mesma coisa está acontecendo com as pessoas que ouvem a sua palavra e não a entendem.
Mas por que Jesus diz que é melhor que essas pessoas não entendam? Ele explica que se elas entendessem e se convertessem, seriam perdoadas. Isso pode parecer uma coisa boa, mas Jesus está dizendo que essas pessoas não estão prontas para a conversão. Elas ainda têm corações duros e não estão dispostas a mudar. Se elas fossem perdoadas sem estar prontas para isso, isso não seria bom para elas nem para o Reino de Deus.
Em resumo, a citação em questão é uma explicação dada por Jesus sobre a parábola do semeador. Ele está dizendo que algumas pessoas ouvem a sua palavra, mas não a entendem por causa da dureza de seus corações. Ele cita uma passagem do livro de Isaías para mostrar que isso não é algo novo, mas que tem acontecido desde os tempos antigos. E ele diz que é melhor que essas pessoas não entendam agora, porque ainda não estão prontas para a conversão. Mas ele continua a semear a palavra de Deus, na esperança de que um dia elas possam entender e se converter.
Versões
para que, vendo, vejame não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se e sejam perdoados.
para que olhem e não enxerguem nada e para que escutem e não entendam; se não, eles voltariam para Deus, e ele os perdoaria.