Marcos 4:11
Ele lhes disse: "A vocês foi dado o mistério do Reino de Deus, mas aos que estão fora tudo é dito por parábolas,
Significado de Marcos 4:11
O mistério do Reino de Deus é a revelação da vontade de Deus para a humanidade e a maneira como Ele governa o mundo.
Jesus falava em parábolas para ensinar verdades espirituais de uma maneira mais acessível e memorável para as pessoas.
"Os que estão fora" referem-se às pessoas que não são seguidoras de Jesus ou não têm um relacionamento com Deus.
Podemos entender o mistério do Reino de Deus por meio da leitura e estudo da Bíblia, oração e comunhão com outros cristãos.
O mistério do Reino de Deus é importante porque nos ajuda a entender a vontade de Deus para nossas vidas e nos guia em nosso relacionamento com Ele.
Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas buscando entender o mistério do Reino de Deus e compartilhando essa verdade com outras pessoas.
Dizer que o mistério do Reino de Deus foi dado aos discípulos significa que eles receberam uma revelação especial de Deus sobre Sua vontade e propósito.
Os discípulos foram escolhidos para receber o mistério do Reino de Deus porque eles estavam dispostos a seguir Jesus e aprender com Ele.
As parábolas são uma maneira de ensinar o mistério do Reino de Deus de uma maneira mais acessível e memorável para as pessoas.
Podemos compartilhar o mistério do Reino de Deus com outras pessoas por meio do testemunho pessoal, da pregação da Palavra de Deus e do amor e serviço aos outros.
Explicação de Marcos 4:11
A revelação do mistério divino para os escolhidos
Em uma tarde ensolarada à beira do Mar da Galileia, Jesus reuniu seus discípulos para ensinar-lhes sobre o Reino de Deus. Ele começou a falar em parábolas, usando histórias simples para transmitir verdades profundas. As multidões que o seguiam ficavam maravilhadas com suas palavras, mas os discípulos, que estavam mais próximos de Jesus, queriam entender melhor o que ele estava dizendo.
Foi então que Jesus explicou a eles a razão de falar em parábolas. Ele disse que o conhecimento do Reino de Deus era um mistério que só poderia ser revelado aos escolhidos. Para os que estavam fora desse grupo, tudo seria dito por meio de parábolas, para que "vendo, vejam, mas não percebam; e ouvindo, ouçam, mas não entendam" (Marcos 4:12).
Os discípulos ficaram surpresos com essa revelação. Eles se perguntavam por que Jesus não falava claramente para todos entenderem. Mas Jesus explicou que a compreensão do Reino de Deus não era uma questão de inteligência ou conhecimento humano, mas sim de fé e disposição para seguir a vontade de Deus.
Ele disse aos discípulos que eles eram abençoados por terem sido escolhidos para conhecer o mistério do Reino de Deus. Eles tinham a oportunidade de estar próximos de Jesus, de ouvir suas palavras e de testemunhar seus milagres. Mas essa bênção também trazia uma grande responsabilidade. Eles deveriam compartilhar o que haviam aprendido com os outros e viver de acordo com os ensinamentos de Jesus.
Essa passagem bíblica é um lembrete para todos nós de que a compreensão da vontade de Deus não é algo que possamos alcançar por nossos próprios esforços. É um dom que nos é dado pela graça de Deus. Mas essa graça não é concedida apenas para nosso próprio benefício. Ela nos chama a uma vida de serviço e testemunho, para que outros também possam conhecer o amor e a verdade de Deus.
Assim como os discípulos, somos chamados a ser os escolhidos de Deus, a quem foi revelado o mistério do Reino. Que possamos viver de acordo com essa responsabilidade, compartilhando a mensagem de Jesus com todos ao nosso redor e vivendo de acordo com seus ensinamentos.
Versões
Jesus disse a eles: — A vocês é dado conhecer o mistério do Reino de Deus, mas aos de fora tudo se ensina por meio de parábolas,
Jesus disse a eles: — A vocês Deus mostra o segredo do seu Reino . Mas para os que estão fora do Reino tudo é ensinado por meio de parábolas,