Juízes 5:30
‘Estarão achando e repartindo os despojos? Uma moça ou duas moças para cada homem, roupas coloridas como despojo para Sísera, roupas coloridas e bordadas, tecidos bordados para o meu pescoço, tudo isso como despojo? ’
Significado de Juízes 5:30
Sísera era um general cananeu que foi derrotado pelos israelitas liderados por Débora e Baraque.
"Despojos" se refere aos bens materiais tomados do inimigo após a vitória na batalha.
As moças seriam divididas entre os homens como parte do despojo de guerra.
As roupas coloridas e bordadas eram um sinal de riqueza e status na época.
Débora está falando neste versículo.
O livro de Juízes relata a história de Israel após a conquista de Canaã, quando o povo estava em um ciclo de pecado, opressão, arrependimento e libertação.
O propósito do livro de Juízes é mostrar como Deus agiu na história de Israel para libertá-los da opressão e como o povo de Israel respondeu a essa libertação.
Este versículo mostra como os israelitas estavam desfrutando dos frutos de sua vitória sobre os cananeus, mas também destaca a crueldade e a violência da guerra.
Este versículo é importante porque destaca a liderança de Débora como profetisa e juíza de Israel.
Podemos aplicar este versículo em nossas vidas hoje lembrando que a vitória na guerra não é uma razão para se orgulhar ou se vangloriar, mas sim um momento para agradecer a Deus por sua proteção e orientação.
Explicação de Juízes 5:30
A História da Divisão de Despojos Após a Vitória de Débora e Baraque
Após a vitória de Débora e Baraque sobre o exército de Sísera, a líder israelita entoa um cântico de louvor a Deus. Em meio aos versos, ela questiona se os soldados inimigos estarão dividindo os despojos da batalha, incluindo roupas coloridas e tecidos bordados. Débora menciona que cada homem inimigo poderia ter uma ou duas mulheres como despojo, o que era comum na época.
O versículo em questão, Juízes 5:30, é uma das passagens mais controversas da Bíblia. Alguns interpretam a referência às mulheres como uma condenação ao estupro e à escravidão sexual, enquanto outros acreditam que se trata de uma descrição factual da prática comum de dividir despojos de guerra.
De acordo com a história bíblica, Sísera era o comandante do exército cananeu que havia oprimido os israelitas por 20 anos. Débora, uma profetisa, convocou Baraque para liderar o exército israelita contra Sísera. Baraque relutou em aceitar a missão sem a presença de Débora, mas ela concordou em ir com ele.
Na batalha que se seguiu, Deus enviou uma tempestade que desorientou o exército cananeu e permitiu que os israelitas vencessem. Sísera fugiu a pé e se escondeu na tenda de uma mulher chamada Jael. Ela o acolheu, mas enquanto ele dormia, ela o matou com uma estaca.
O cântico de Débora é uma celebração da vitória de Israel sobre seus opressores. Ela exalta a coragem dos líderes israelitas, incluindo Baraque e Jael, e a ajuda divina que permitiu a vitória. O versículo em questão é uma reflexão sobre a natureza da guerra e da violência, e uma observação sobre a crueldade que muitas vezes acompanha esses conflitos.
Embora a passagem seja controversa, ela oferece uma visão interessante sobre a cultura e as práticas de guerra na época em que foi escrita. Ela também destaca a importância da liderança feminina na história de Israel, com Débora e Jael desempenhando papéis cruciais na vitória sobre os cananeus.
Em última análise, o cântico de Débora é um lembrete de que a guerra e a violência nunca são soluções ideais para os problemas humanos. Embora a vitória de Israel tenha sido celebrada, a perda de vidas e a destruição causada pela guerra são sempre trágicas. A passagem de Juízes 5:30 é um lembrete de que, mesmo em meio à vitória, a guerra tem um custo humano terrível.
Versões
"Não é verdade que acharam e estão repartindo os despojos? Uma ou duas moças para cada homem; tecidos de várias cores para Sísera, tecidos de várias cores de bordados; um ou dois tecidos bordados, para o pescoço da esposa."
“Eles devem estar dividindo as coisas que tomaram: uma ou duas moças para cada soldado, roupas luxuosas para Sísera e panos bordados para o pescoço da rainha.”