Juízes 1

1

Depois da morte de Josué, os israelitas perguntaram ao Senhor: "Quem de nós será o primeiro a atacar os cananeus? "

Os israelitas perguntaram ao Senhor.

O objetivo dos israelitas era conquistar a terra prometida por Deus.

Os israelitas queriam atacar os cananeus porque eles estavam ocupando a terra que Deus havia prometido aos israelitas.

Josué havia morrido.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:1

2

O Senhor respondeu: "Judá será o primeiro; eu entreguei a terra em suas mãos".

A conquista da terra prometida pelos israelitas.

Judá era uma das doze tribos de Israel.

Significa que Deus deu a terra para Judá conquistar e possuir.

Deus queria que seu povo possuísse e habitasse a terra prometida a eles.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:2

3

Então os homens de Judá disseram aos seus irmãos de Simeão: "Venham conosco ao território que nos foi designado por sorteio, e lutemos contra os cananeus. Iremos com vocês para o território que lhes foi dado". E os homens de Simeão foram com eles.

Os homens de Judá e de Simeão são tribos de Israel.

O objetivo dos homens de Judá é lutar contra os cananeus e conquistar o território que lhes foi designado por sorteio.

Os cananeus eram um povo que habitava a terra de Canaã, que Deus havia prometido aos israelitas.

Os homens de Simeão aceitam o convite e vão com os seus irmãos de Judá para lutar contra os cananeus.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:3

4

Quando os homens de Judá atacaram, o Senhor entregou os cananeus e os ferezeus nas mãos deles, e eles mataram dez mil homens em Bezeque.

Os homens de Judá atacaram os cananeus e ferezeus em Bezeque.

Quando os homens de Judá atacaram, o Senhor entregou os cananeus e ferezeus nas mãos deles, e eles mataram dez mil homens em Bezeque.

Dez mil homens foram mortos em Bezeque.

O Senhor entregou os cananeus e ferezeus nas mãos dos homens de Judá.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:4

5

Foi lá que encontraram Adoni-Bezeque, lutaram contra ele e derrotaram os cananeus e os ferezeus.

Os israelitas encontraram Adoni-Bezeque em sua jornada.

Durante a luta contra Adoni-Bezeque, os israelitas o derrotaram.

Os inimigos derrotados pelos israelitas foram os cananeus e os ferezeus.

A localização geográfica da batalha não é especificada na passagem.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:5

6

Adoni-Bezeque fugiu, mas eles o perseguiram e o prenderam, e lhe cortaram os polegares das mãos e dos pés.

Adoni-Bezeque era um rei cananeu.

Adoni-Bezeque fugiu porque foi derrotado em batalha.

Os israelitas o perseguiram.

Eles prenderam Adoni-Bezeque para puni-lo por seus crimes.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:6

7

Então Adoni-Bezeque disse: "Setenta reis com os polegares das mãos e dos pés cortados apanhavam migalhas debaixo da minha mesa. Agora Deus me retribuiu por aquilo que lhes fiz". Eles o levaram para Jerusalém, onde morreu.

Adoni-Bezeque era um rei cananeu.

Adoni-Bezeque cortou os polegares das mãos e dos pés dos setenta reis como forma de humilhação e submissão.

Deus retribuiu Adoni-Bezeque cortando os polegares das mãos e dos pés dele, como forma de justiça divina.

Adoni-Bezeque morreu em Jerusalém.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:7

8

Os homens de Judá atacaram também Jerusalém e a conquistaram. Mataram seus habitantes ao fio da espada e a incendiaram.

Os "homens de Judá" referem-se aos membros da tribo de Judá, uma das doze tribos de Israel, descendentes de Judá, filho de Jacó.

Os homens de Judá atacaram Jerusalém como parte de sua missão de conquistar e ocupar a terra de Canaã, conforme instruído por Deus.

Na época, Jerusalém era habitada pelos jebuseus, um dos povos cananeus.

A expressão "mataram seus habitantes ao fio da espada" significa que os homens de Judá mataram os habitantes de Jerusalém em combate direto, utilizando espadas.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:8

9

Depois disso eles desceram para lutar contra os cananeus que viviam na serra, no Neguebe e na Sefelá.

"Eles" se refere aos filhos de Judá, que foram escolhidos para liderar a batalha contra os cananeus.

"Serra" se refere a uma região montanhosa.

O Neguebe é uma região desértica ao sul de Israel.

A Sefelá é uma região costeira plana entre as montanhas e o mar.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:9

10

Avançaram contra os cananeus que viviam em Hebrom, anteriormente chamada Quiriate-Arba, e derrotaram Sesai, Aimã e Talmai.

Os filhos de Judá avançaram contra os cananeus em Hebrom.

Hebrom significa "associação" ou "amizade".

O nome anterior de Hebrom era Quiriate-Arba.

Sesai, Aimã e Talmai eram cananeus que viviam em Hebrom.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:10

11

Dali avançaram contra o povo que morava em Debir, anteriormente chamada Quiriate-Sefer.

"Eles" refere-se aos israelitas, especificamente às tribos que estavam conquistando a terra de Canaã após a morte de Josué.

Debir é uma cidade localizada no território que foi atribuído à tribo de Judá, na região montanhosa do sul de Canaã.

Debir era chamada Quiriate-Sefer, que significa "Cidade do Livro" ou "Cidade das Letras", possivelmente indicando que era um centro de conhecimento ou possuía uma biblioteca.

Antes da conquista israelita, Debir era habitada pelos cananeus, um grupo de povos que viviam na região de Canaã.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:11

12

E disse Calebe: "Darei minha filha Acsa em casamento ao homem que atacar e conquistar Quiriate-Sefer".

Calebe é um personagem bíblico do Antigo Testamento, um dos doze espiões enviados por Moisés para explorar a Terra Prometida.

Acsa é a filha de Calebe.

"Dar em casamento" significa oferecer a filha em casamento a um homem que cumpra determinadas condições.

Quiriate-Sefer é uma cidade cananeia mencionada na Bíblia.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:12

13

Otoniel, filho de Quenaz, irmão mais novo de Calebe, conquistou a cidade; por isso Calebe lhe deu sua filha Acsa por mulher.

Otoniel é um dos juízes de Israel mencionados no livro de Juízes.

Quenaz é o pai de Otoniel e irmão mais velho de Calebe.

Calebe é um dos líderes da tribo de Judá e um dos espiões enviados por Moisés para explorar a terra de Canaã.

Otoniel conquistou a cidade de Qiriate-Sefer.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:13

14

Um dia, quando já vivia com Otoniel, ela o persuadiu a pedir um campo ao pai dela. Assim que ela desceu do jumento, Calebe lhe perguntou: "O que você quer? "

Otoniel é um dos juízes de Israel mencionados no livro de Juízes.

A mulher não é nomeada, mas é descrita como a esposa de Otoniel.

A mulher queria que Otoniel pedisse um campo ao pai dela como presente de casamento.

O pai da mulher não é nomeado.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:14

15

Ela respondeu: "Dê-me um presente. Já que o senhor me deu terras no Neguebe, dê-me também fontes de água". Assim Calebe lhe deu as fontes superiores e as inferiores.

A personagem não é especificada no versículo.

A personagem pediu as fontes de água.

"Neguebe" é uma região desértica no sul de Israel.

As "fontes superiores e as inferiores" se referem a duas fontes de água.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:15

16

Os descendentes do sogro de Moisés, o queneu, saíram da Cidade das Palmeiras com os homens de Judá e passaram a viver entre o povo do deserto de Judá, no Neguebe, perto de Arade.

O sogro de Moisés era Jetro, também conhecido como Reuel (Êxodo 2:18; 3:1).

Os queneus eram uma tribo nômade que se juntou aos israelitas durante o Êxodo (Números 10:29-32).

A Cidade das Palmeiras era uma cidade localizada no sul de Canaã (Juízes 3:13).

Os homens de Judá eram membros da tribo de Judá, uma das doze tribos de Israel.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:16

17

Depois os homens de Judá foram com seus irmãos de Simeão e derrotaram os cananeus que viviam em Zefate, e destruíram totalmente a cidade. Por essa razão ela foi chamada Hormá.

Os homens de Judá e Simeão eram tribos de Israel.

Os cananeus eram um povo que habitava a região de Canaã antes da chegada dos israelitas.

"Derrotaram" significa que os homens de Judá e Simeão venceram os cananeus em batalha.

A cidade foi chamada Hormá porque foi completamente destruída.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:17

18

Os homens de Judá também conquistaram Gaza, Ascalom e Ecrom, com os seus territórios.

Os homens de Judá eram membros da tribo de Judá, uma das doze tribos de Israel.

Conquistar Gaza, Ascalom e Ecrom significa que os homens de Judá tomaram o controle dessas cidades e seus territórios.

Gaza, Ascalom e Ecrom eram cidades importantes na região da Filístia, que ficava no sudoeste de Canaã. Essas cidades eram centros comerciais e culturais, e eram habitadas pelos filisteus, um povo que havia migrado para a região no final do segundo milênio a.C.

Essas conquistas foram importantes para a história de Israel porque fortaleceram a posição de Judá na região e aumentaram sua influência política e econômica.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:18

19

O Senhor estava com os homens de Judá. Eles ocuparam a serra central, mas não conseguiram expulsar os habitantes dos vales, pois estes possuíam carros de guerra feitos de ferro.

Os homens de Judá eram uma das doze tribos de Israel.

"Serra central" se refere a uma região montanhosa na Palestina.

Os habitantes dos vales eram outros povos que habitavam a região.

Os habitantes dos vales possuíam carros de guerra feitos de ferro, o que lhes dava uma vantagem militar.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:19

20

Conforme Moisés havia prometido, Hebrom foi dada a Calebe, que expulsou de lá os três filhos de Enaque.

Calebe é um dos líderes da tribo de Judá, mencionado várias vezes na Bíblia como um homem de grande fé e coragem.

Os filhos de Enaque eram uma tribo de gigantes que habitavam a região de Hebrom.

Moisés havia prometido a Calebe que ele receberia a terra de Hebrom como herança, por causa de sua fidelidade a Deus durante a conquista da terra prometida.

Hebrom foi dada a Calebe porque era uma cidade estratégica e importante para a tribo de Judá.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:20

21

Já os benjamitas deixaram de expulsar os jebuseus que estavam morando em Jerusalém. Os jebuseus vivem ali com os benjamitas até o dia de hoje.

Os benjamitas eram uma das doze tribos de Israel, descendentes de Benjamim, filho de Jacó. Os jebuseus eram um povo cananeu que habitava em Jerusalém antes da conquista de Israel.

"Expulsar" significa remover à força os jebuseus de Jerusalém e tomar posse da cidade.

Não há uma explicação clara no texto, mas pode-se especular que os benjamitas não tinham força suficiente para expulsar os jebuseus ou que preferiram conviver pacificamente com eles.

Jerusalém é uma cidade sagrada para judeus, cristãos e muçulmanos, e foi o centro político e religioso de Israel por muitos séculos.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:21

22

Os homens das tribos de José, por sua vez, atacaram Betel, e o Senhor estava com eles.

Os homens das tribos de José eram os descendentes de José, filho de Jacó, que se dividiram em duas tribos: Efraim e Manassés.

Atacar Betel significa que eles invadiram e conquistaram a cidade de Betel, que era uma cidade importante na época.

Os homens das tribos de José atacaram Betel porque a cidade era um centro de adoração a outros deuses, o que era contrário à adoração ao Deus verdadeiro.

O Senhor estava com eles durante o ataque, o que significa que Ele os ajudou a vencer a batalha e a conquistar a cidade.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:22

23

Enviaram espias a Betel, anteriormente chamada Luz.

"Enviaram espias" significa que um grupo de pessoas foi enviado para observar a cidade de Betel e coletar informações.

Eles enviaram espias para avaliar a cidade e determinar se seria possível conquistá-la.

Betel é uma cidade mencionada na Bíblia, localizada na região montanhosa de Efraim, a cerca de 16 km ao norte de Jerusalém.

Betel era anteriormente chamada de Luz porque foi assim que Jacó a chamou quando teve um sonho com uma escada que alcançava o céu (Gênesis 28:19).

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:23

24

Quando os espias viram um homem saindo da cidade disseram-lhe: "Mostre-nos como entrar na cidade, e nós lhe pouparemos a vida".

Os espias mencionados são provavelmente israelitas que foram enviados para explorar a terra de Canaã.

A cidade em questão não é especificada no versículo.

O homem não é identificado pelo nome ou pela sua posição na cidade.

Os espias queriam entrar na cidade para completar sua missão de explorar a terra de Canaã.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:24

25

Ele mostrou como entrar, e eles mataram os habitantes da cidade ao fio da espada, mas pouparam o homem e toda a sua família.

O "ele" mencionado no versículo não é especificado, mas pode se referir a um dos líderes ou comandantes do exército de Israel.

A cidade não é especificada no versículo.

Os habitantes da cidade foram mortos provavelmente porque eram considerados inimigos de Israel e estavam em território que os israelitas queriam conquistar.

O homem e sua família não são identificados no versículo.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:25

26

Ele foi, então, para a terra dos hititas, onde fundou uma cidade e lhe deu o nome de Luz, que é o seu nome até o dia de hoje.

O protagonista do versículo é um personagem não identificado.

Ele foi para a terra dos hititas.

Ele fundou uma cidade.

Ele deu o nome de Luz à cidade.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:26

27

Manassés, porém, não expulsou o povo de Bete-Seã nem o de Taanaque nem o de Dor nem o de Ibleã nem o de Megido, nem tampouco o dos povoados ao redor dessas cidades, pois os cananeus estavam decididos a permanecer naquela terra.

Manassés é uma das tribos de Israel, descendente de José, filho de Jacó.

"Expulsar o povo" significa remover os habitantes originais da terra para que os israelitas pudessem tomar posse dela.

Bete-Seã, Taanaque, Dor, Ibleã e Megido são cidades localizadas na região da Galileia, no norte de Israel.

Os cananeus eram um povo que habitava a região antes da chegada dos israelitas.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:27

28

Quando Israel se tornou forte, impôs trabalhos forçados aos cananeus, mas não os expulsou completamente.

Israel impôs trabalhos forçados aos cananeus porque eles eram considerados inimigos e uma ameaça à segurança de Israel.

O objetivo de Israel ao impor trabalhos forçados aos cananeus era enfraquecê-los e controlá-los.

Israel não expulsou completamente os cananeus porque não tinha força suficiente para fazê-lo ou porque não considerava necessário.

Os cananeus eram um povo que habitava a região da Palestina antes da chegada dos israelitas.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:28

29

Efraim também não expulsou os cananeus que viviam em Gezer, mas os cananeus continuaram a viver entre eles.

Os cananeus eram um povo que habitava a região da Palestina antes da chegada dos hebreus.

Gezer era uma cidade cananeia que foi conquistada pelos israelitas durante a conquista de Canaã.

Não há uma resposta clara na Bíblia sobre por que Efraim não expulsou os cananeus de Gezer.

Expulsar os cananeus era importante porque Deus havia ordenado que os israelitas conquistassem Canaã e destruíssem todos os povos que lá habitavam.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:29

30

Nem Zebulom expulsou os cananeus que viviam em Quitrom e em Naalol, mas estes permaneceram entre eles, e foram submetidos a trabalhos forçados.

Os cananeus eram um povo que habitava a região da Palestina antes da chegada dos israelitas.

A razão pela qual Zebulom não expulsou os cananeus não é clara, mas pode ter sido devido à falta de recursos ou de vontade política.

"Permaneceram entre eles" significa que os cananeus continuaram a viver na região, mesmo após a conquista pelos israelitas.

"Foram submetidos a trabalhos forçados" significa que os cananeus foram obrigados a trabalhar para os israelitas como escravos ou servos.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:30

31

Nem Aser expulsou os que viviam em Aco, Sidom, Alabe, Aczibe, Helba, Afeque e Reobe,

Aser é uma das doze tribos de Israel, descendente de Aser, filho de Jacó.

"Expulsou" significa tirar à força ou expelir.

Aco, Sidom, Alabe, Aczibe, Helba, Afeque e Reobe ficam na região de Canaã, atualmente Israel e Líbano.

Não há uma resposta clara no texto bíblico, mas pode-se especular que Aser não teve força suficiente para expulsar esses povos ou que não considerou essas cidades uma ameaça.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:31

32

e, por esse motivo, o povo de Aser vivia entre os cananeus que habitavam naquela terra.

Os cananeus eram um povo que habitava a região da Palestina antes da chegada dos israelitas.

A terra mencionada no versículo fica na região da Palestina, no Oriente Médio.

O povo de Aser vivia entre os cananeus porque não conseguiu expulsá-los completamente da região.

A relação entre o povo de Aser e os cananeus era de convivência pacífica, mas também de conflitos ocasionais.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:32

33

Nem Naftali expulsou os que viviam em Bete-Semes e em Bete-Anate; mas o povo de Naftali também vivia entre os cananeus que habitavam a terra, e aqueles que viviam em Bete-Semes e em Bete-Anate passaram a fazer trabalhos forçados para eles.

Os cananeus eram um povo que habitava a região da Palestina antes da chegada dos israelitas.

Fazer trabalhos forçados significa que os habitantes de Bete-Semes e Bete-Anate foram subjugados e obrigados a trabalhar para o povo de Naftali.

Não há uma resposta clara para essa pergunta, mas é possível que Naftali não tenha conseguido expulsar esses habitantes por causa da resistência que encontrou ou por falta de recursos.

O povo de Naftali vivia entre os cananeus, o que sugere que havia uma relação de convivência ou de submissão.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:33

34

Os amorreus confinaram a tribo de Dã à serra central, não permitindo que descessem ao vale.

Os amorreus eram um povo que habitava a região da Palestina antes da chegada dos israelitas.

"Confinaram" significa restringir ou limitar o movimento de alguém ou algo.

A tribo de Dã era uma das doze tribos de Israel, descendente de Dã, filho de Jacó.

A serra central se refere a uma cadeia de montanhas que atravessa a região central de Israel.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:34

35

E os amorreus igualmente estavam decididos a resistir no monte Heres, em Aijalom e em Saalbim, mas, quando as tribos de José ficaram mais poderosas, eles também foram submetidos a trabalhos forçados.

Os amorreus eram um povo cananeu que habitava a região da Palestina.

O monte Heres ficava na região central da Palestina, perto da cidade de Aijalom.

Aijalom era uma cidade da tribo de Dã, localizada na região central da Palestina.

Saalbim era uma cidade da tribo de Judá, localizada na região central da Palestina.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:35

36

A fronteira dos amorreus ia da subida de Acrabim até Selá, e mais adiante.

Os amorreus eram um povo que habitava a região da Palestina antes da chegada dos israelitas.

A subida de Acrabim era uma passagem montanhosa que ficava na fronteira entre a região de Edom e a de Judá.

Selá era uma cidade que ficava na região da Edom.

A fronteira dos amorreus ia da subida de Acrabim até Selá, e mais adiante.

História e explicação completa do versículo: Juízes 1:36