João 17:9

9

Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus.

Significado do Versículo

Jesus não está rogando pelo mundo porque ele está se concentrando em seus discípulos imediatos e naqueles que viriam depois deles.

"Eles" são os discípulos de Jesus que estavam com ele naquele momento.

"Aqueles que me deste" se refere aos discípulos que Deus deu a Jesus para que ele os ensinasse e liderasse.

"Pois são teus" significa que os discípulos pertencem a Deus e que Jesus está orando por eles em nome de Deus.

Jesus está se concentrando em seus discípulos imediatos e naqueles que viriam depois deles porque eles são os que vão continuar sua missão na Terra.

"Rogando por alguém" significa pedir a Deus em nome de alguém.

Jesus está fazendo essa oração para pedir a Deus que proteja e guie seus discípulos enquanto eles continuam sua missão na Terra.

Essa oração é importante para os cristãos porque mostra o amor e a preocupação de Jesus por seus seguidores e também porque é uma oração que pode ser aplicada a todos os cristãos em todas as épocas.

Essa oração se relaciona com a doutrina da predestinação porque mostra que Deus escolheu e deu a Jesus aqueles que seriam seus discípulos.

Essa oração se relaciona com a missão de Jesus na Terra porque mostra que ele estava preocupado em deixar seus discípulos preparados para continuar sua missão depois que ele partisse.

Explicação de João 17:9

A oração de Jesus pelos seus discípulos

Em um momento de profunda conexão com Deus, Jesus se coloca de joelhos e começa a orar pelos seus discípulos. Ele sabe que a sua hora está chegando e que em breve será entregue para ser crucificado. Por isso, ele pede a Deus que proteja aqueles que o seguiram e que foram fiéis a ele durante todo o tempo em que estiveram juntos.

Nessa oração, Jesus pede que Deus cuide dos seus discípulos e que os proteja do mal. Ele sabe que o mundo é um lugar perigoso e que os seus seguidores enfrentarão muitas dificuldades. Por isso, ele pede que Deus os fortaleça e os guie em todos os momentos.

No entanto, Jesus também faz uma observação importante: ele não está rogando pelo mundo, mas apenas pelos seus discípulos. Isso significa que ele não está pedindo a Deus que proteja todas as pessoas do mundo, mas apenas aqueles que foram escolhidos por ele.

Essa observação pode parecer estranha à primeira vista, mas faz todo o sentido quando entendemos o contexto em que ela foi dita. Jesus sabia que nem todas as pessoas do mundo estavam dispostas a segui-lo e a aceitar a sua mensagem. Ele sabia que muitos o rejeitariam e que até mesmo alguns dos seus discípulos o abandonariam.

Por isso, ele pede a Deus que proteja aqueles que foram fiéis a ele e que o seguiram até o fim. Ele sabe que esses discípulos serão os responsáveis por levar a sua mensagem adiante e por espalhar o amor de Deus pelo mundo.

Essa oração de Jesus é um exemplo de amor e de cuidado pelos seus seguidores. Ele não apenas ensinou a eles a mensagem de Deus, mas também se preocupou com a sua proteção e com o seu bem-estar. Ele sabia que a vida deles não seria fácil, mas pediu a Deus que os fortalecesse e os protegesse em todos os momentos.

Hoje, essa oração continua sendo uma fonte de inspiração para todos aqueles que seguem a mensagem de Jesus. Ela nos lembra da importância de cuidarmos uns dos outros e de nos preocuparmos com a proteção e o bem-estar dos nossos irmãos e irmãs em Cristo. Que possamos seguir o exemplo de Jesus e rogar a Deus pela proteção e pelo cuidado daqueles que nos cercam.

Versões

9

— É por eles que eu peço; não peço pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.

9

— Eu peço em favor deles. Não peço em favor do mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus.