Jeremias 52:19
O comandante da guarda imperial levou embora as pias, os incensários, as bacias de aspersão, as panelas, os candeeiros, as tigelas e as bacias usadas para as ofertas derramadas, tudo que era feito de ouro puro ou de prata.
Significado de Jeremias 52:19
O comandante da guarda imperial era um oficial babilônico encarregado de supervisionar a destruição do templo em Jerusalém.
Os objetos foram levados para a Babilônia como parte do saque do templo.
O comandante da guarda imperial levou esses objetos como parte do saque do templo e para demonstrar o poder de Babilônia sobre Judá.
Esses objetos eram usados para rituais religiosos no templo e eram considerados sagrados pelos judeus.
Esses objetos eram feitos de materiais preciosos para simbolizar a importância e a santidade do templo e dos rituais religiosos.
Os sacerdotes eram responsáveis por cuidar desses objetos no templo.
O templo foi destruído pelos babilônios e os objetos foram levados como parte do saque.
Os judeus ficaram devastados com a perda desses objetos e viram isso como um sinal da ira de Deus.
Esses objetos representavam a presença de Deus no templo e a importância dos rituais religiosos para os judeus.
Essa passagem se relaciona com outras partes da Bíblia que falam sobre a destruição do templo e a importância dos objetos sagrados para os judeus.
Explicação de Jeremias 52:19
O saque dos tesouros sagrados do Templo de Jerusalém
Durante o reinado de Zedequias, o último rei de Judá, a cidade de Jerusalém foi sitiada pelo exército babilônico liderado pelo rei Nabucodonosor. Após um longo cerco, a cidade foi finalmente conquistada e o Templo de Salomão, o mais sagrado local de culto dos judeus, foi saqueado e destruído.
Entre os tesouros sagrados do Templo estavam diversas peças de ouro e prata, utilizadas em cerimônias religiosas e ofertas ao Deus de Israel. O comandante da guarda imperial babilônica, Nebuzaradã, ordenou que esses objetos fossem levados embora como troféus de guerra, juntamente com outros utensílios de metal valioso, como pias, incensários, bacias de aspersão, panelas, candeeiros, tigelas e bacias usadas para as ofertas derramadas.
Esses objetos eram considerados sagrados pelos judeus, pois haviam sido consagrados a Deus no Templo. O fato de terem sido levados pelos invasores babilônicos foi visto como uma profanação e uma afronta à fé judaica. O profeta Jeremias, que viveu na época do cerco de Jerusalém, lamentou a destruição do Templo e a perda dos tesouros sagrados em suas profecias.
O saque do Templo de Jerusalém e o exílio dos judeus para a Babilônia foram eventos traumáticos na história do povo de Israel. A destruição do Templo marcou o fim do período do Primeiro Templo e o começo do exílio babilônico, que durou cerca de 70 anos. Após o retorno dos judeus do exílio, eles reconstruíram o Templo, mas muitos dos tesouros sagrados que haviam sido levados pelos babilônicos nunca foram recuperados.
O versículo de Jeremias 52:19 é uma descrição detalhada do saque dos tesouros sagrados do Templo de Jerusalém pelos babilônicos. Ele mostra a extensão do saque e a quantidade de objetos valiosos que foram levados pelos invasores. O versículo é uma lembrança da destruição do Templo e da perda dos tesouros sagrados que eram tão importantes para a fé judaica.
Versões
O chefe da guarda levou também os copos, os braseiros, as bacias, as panelas, os candelabros, os recipientes de incenso e as taças, tudo o que fosse de ouro ou de prata.
Levaram todas as peças feitas de ouro ou de prata: as vasilhas pequenas, os pratos de carregar brasas, as tigelas em que era recolhido o sangue dos sacrifícios, as vasilhas para cinza, os candeeiros, as vasilhas de incenso e os vasos usados nas ofertas de bebidas.