Jeremias 44:15
Então, todos os homens que sabiam que as suas mulheres queimavam incenso a outros deuses, e todas as mulheres que estavam presentes, em grande número, e todo o povo que morava no Egito, e na região de Patros, disseram a Jeremias:
Significado de Jeremias 44:15
Os homens mencionados no versículo eram maridos das mulheres que queimavam incenso a outros deuses.
O problema era que a adoração a outros deuses era considerada uma grave ofensa a Deus.
O versículo não especifica o número de pessoas presentes.
Patros era uma região no sul do Egito.
As pessoas estavam morando no Egito porque haviam fugido da destruição de Jerusalém pelos babilônios.
Jeremias era um profeta do Antigo Testamento que pregava a palavra de Deus ao povo de Israel.
O propósito da reunião era falar com Jeremias sobre a adoração a outros deuses.
Depois que as pessoas falaram com Jeremias, ele lhes disse que Deus estava muito descontente com a adoração a outros deuses e que haveria consequências graves se eles não se arrependessem.
A relevância deste versículo para os cristãos hoje é que ele nos lembra da importância de adorar somente a Deus e de não nos desviar para outros deuses ou práticas que não são aprovadas por Ele.
Explicação de Jeremias 44:15
A revolta das mulheres egípcias contra Jeremias
Jeremias, um profeta de Deus, foi enviado para alertar o povo de Judá sobre a sua desobediência e idolatria. Porém, o povo não quis ouvir e acabou sendo levado para o exílio na Babilônia. Algum tempo depois, um grupo de judeus decidiu fugir para o Egito, na esperança de escapar da opressão babilônica. Mas, mesmo lá, eles continuaram a adorar outros deuses, o que deixou Jeremias indignado.
Certo dia, Jeremias repreendeu as mulheres desse grupo por queimarem incenso a outros deuses. Mas elas não gostaram nada disso e decidiram responder à altura. Reuniram-se em grande número e foram até Jeremias para confrontá-lo. Todas elas, em uníssono, disseram que não iriam parar de adorar seus deuses e que não aceitavam ser repreendidas por um homem.
Jeremias ficou chocado com a atitude das mulheres e tentou argumentar com elas, explicando que a adoração a outros deuses era uma ofensa a Deus e que isso só traria mais desgraças para o povo. Mas as mulheres não quiseram ouvir e continuaram a desafiá-lo.
O profeta, então, decidiu apelar para a autoridade divina. Ele disse que Deus havia lhe revelado que a adoração a outros deuses era a causa da desgraça que havia se abatido sobre o povo de Judá. E que, se eles não se arrependessem e voltassem a adorar somente a Deus, seriam punidos ainda mais severamente.
As mulheres, no entanto, não se deixaram convencer. Elas disseram a Jeremias que iriam continuar a adorar seus deuses, mesmo que isso significasse enfrentar a ira divina. E que, se algo de ruim acontecesse, seria culpa dele, não delas.
Jeremias, então, percebeu que não havia mais nada a fazer. Ele deixou as mulheres falando sozinhas e voltou para casa, triste e desanimado. Ele sabia que, se o povo não se arrependesse, a desgraça iria continuar.
Essa história nos ensina que a desobediência a Deus sempre traz consequências ruins. E que, mesmo que as pessoas não queiram ouvir, é nosso dever alertá-las sobre o perigo da idolatria e da adoração a outros deuses.
Versões
Então todos os homens que sabiam que as suas mulheres queimavam incenso a outros deuses e todas as mulheres que estavam ali em pé, uma grande multidão, e todo o povo que morava na terra do Egito, em Patros, disseram a Jeremias:
Uma grande multidão veio falar comigo. Eram todos os homens que sabiam que as suas mulheres tinham oferecido sacrifícios a outros deuses, e todas as mulheres que estavam ali, e os judeus que viviam no Sul do Egito. Eles disseram: