Jeremias 43:5
Mas Joanã, filho de Careá, e todos os comandantes do exército, levaram todo o remanescente de Judá que tinha voltado de todas as nações para onde haviam sido espalhados a fim de viver na terra de Judá:
Significado de Jeremias 43:5
Joanã, filho de Careá, era um líder militar em Judá.
Joanã e os comandantes do exército tinham uma posição de poder e influência em Judá.
O remanescente de Judá era um grupo de pessoas que haviam retornado à terra de Judá após terem sido exilados em outras nações.
O remanescente de Judá havia sido espalhado por outras nações devido à invasão babilônica de Judá.
O remanescente de Judá voltou para a terra de Judá porque acreditava que era o lugar onde Deus queria que eles estivessem.
Joanã e os comandantes do exército levaram o remanescente de Judá, mas não os trataram bem.
O objetivo de Joanã e dos comandantes do exército era se rebelar contra o domínio babilônico e estabelecer um novo governo em Judá.
O remanescente de Judá não concordou com a liderança de Joanã e dos comandantes do exército e se recusou a seguir suas ordens.
Deus estava presente na vida do remanescente de Judá e os guiava em suas decisões.
A mensagem principal dessa passagem é sobre a importância de seguir a vontade de Deus e não se rebelar contra as autoridades estabelecidas.
Explicação de Jeremias 43:5
A jornada do remanescente de Judá para a terra de Judá
Durante o exílio babilônico, muitos judeus foram levados para outras nações, mas alguns conseguiram retornar para a terra de Judá. No entanto, nem todos estavam felizes com essa volta. Joanã, filho de Careá, e outros comandantes do exército, lideraram um grupo que se opunha ao retorno e decidiu fugir para o Egito.
Eles levaram consigo todo o remanescente de Judá que havia voltado de outras nações, ignorando a mensagem de Deus por meio do profeta Jeremias, que alertava sobre a destruição que viria sobre o Egito. Joanã e seus seguidores achavam que estariam mais seguros no Egito, longe do domínio babilônico.
Mas Deus não estava satisfeito com a desobediência do povo e enviou Jeremias para confrontar Joanã e seus companheiros. O profeta os acusou de mentir em nome do Senhor e de se rebelar contra a Sua vontade. Jeremias profetizou que a espada, a fome e a peste iriam atingi-los no Egito, assim como haviam atingido Judá.
No entanto, Joanã e seus seguidores não deram ouvidos a Jeremias e continuaram a viver no Egito, desafiando a palavra de Deus. Eles se recusaram a reconhecer sua desobediência e preferiram seguir seus próprios caminhos.
A história de Joanã e do remanescente de Judá que o seguiu é um exemplo de como a desobediência pode levar a consequências graves. Eles escolheram ignorar a palavra de Deus e seguir seus próprios desejos, mesmo que isso significasse desafiar a Sua vontade. No final, eles sofreram as consequências de sua escolha e experimentaram a ira de Deus.
Jeremias 43:5 é um lembrete de que devemos sempre buscar a vontade de Deus em nossas vidas e obedecer à Sua palavra, mesmo que isso signifique ir contra nossos próprios desejos. A história de Joanã e do remanescente de Judá é um alerta para não seguir nossos próprios caminhos, mas sim confiar em Deus e em Sua sabedoria.
Versões
Pelo contrário, Joanã, filho de Careá, e todos os capitães dos exércitos reuniram todo o remanescente de Judá que, de todas as nações para as quais haviam sido dispersos, tinham voltado para morar na terra de Judá,
Então Joanã e os oficiais do exército levaram para o Egito todos os que haviam ficado em Judá. Levaram todas as pessoas que viviam em Judá e que tinham voltado das nações onde haviam sido espalhadas: