Jeremias 43:4
Assim Joanã, filho de Careá, e todos os comandantes do exército e todo o povo desobedeceram à ordem do Senhor de que permanecessem na terra de Judá.
Significado de Jeremias 43:4
Joanã, filho de Careá, era um comandante do exército de Judá.
A ordem do Senhor era que o povo permanecesse na terra de Judá e não fosse para o Egito.
O povo que seguiu Joanã foi para o Egito em desobediência à ordem do Senhor.
Joanã decidiu desobedecer a ordem do Senhor porque não acreditava que Deus pudesse protegê-los em Judá.
Era importante permanecer em Judá porque era a terra que Deus havia prometido ao povo de Israel.
Joanã e seu exército foram mortos pelo exército do rei da Babilônia no Egito.
Jeremias ficou triste e desapontado com a desobediência do povo.
O Senhor queria transmitir a mensagem de que Ele era capaz de proteger e cuidar do Seu povo em qualquer situação.
Podemos aprender que a desobediência às ordens de Deus pode ter consequências graves.
Podemos aplicar os ensinamentos dessa passagem em nossas vidas hoje, confiando em Deus e obedecendo às Suas ordens, mesmo quando não entendemos completamente a Sua vontade.
Explicação de Jeremias 43:4
A Rebelião Contra a Vontade Divina
O livro de Jeremias é um dos mais longos e complexos da Bíblia, contendo profecias, lamentações e histórias que se estendem por várias décadas. Entre essas histórias, encontra-se a narrativa de uma rebelião liderada por Joanã, filho de Careá, contra a vontade de Deus.
Jeremias havia profetizado que o povo de Judá seria levado para o exílio na Babilônia como punição por seus pecados. No entanto, alguns líderes do exército e do povo se recusaram a aceitar essa profecia e decidiram fugir para o Egito, acreditando que lá estariam seguros.
Joanã era um desses líderes e convenceu os demais a segui-lo. Eles chegaram a Mispá, onde Jeremias estava preso, e pediram sua opinião sobre o assunto. Jeremias, como sempre, falou em nome de Deus e disse que eles deveriam permanecer em Judá e se submeter à vontade divina.
No entanto, Joanã e seus seguidores não aceitaram essa resposta e acusaram Jeremias de mentir em nome de Deus. Eles partiram para o Egito, levando consigo o profeta e outros prisioneiros. Lá, eles continuaram a desafiar a vontade de Deus, adorando outros deuses e praticando ações que desagradavam ao Senhor.
A história de Joanã e sua rebelião é um exemplo claro de como a desobediência à vontade divina pode levar a consequências graves. Embora a fuga para o Egito possa ter parecido uma solução temporária para os problemas do povo, acabou por levá-los a um destino ainda pior do que o exílio na Babilônia.
Jeremias 43:4 é um lembrete poderoso de que devemos sempre buscar a vontade de Deus em nossas vidas e confiar em sua sabedoria e orientação, mesmo quando isso pode parecer difícil ou contrário aos nossos desejos pessoais.
Versões
Assim nem Joanã, filho de Careá, nem os capitães dos exércitos, nem o povo todo obedeceu à voz do Senhor , para ficarem na terra de Judá.
Assim Joanã, e os oficiais do exército, e todo o povo não quiseram obedecer à ordem que o Senhor Deus tinha dado para ficar em Judá.