Jeremias 39:10

10

Somente alguns dos mais pobres do povo, que nada tinham, Nebuzaradã, o comandante da guarda imperial, deixou para trás em Judá. E, naquela ocasião, ele lhes deu vinhas e campos.

Significado do Versículo

Nebuzaradã era o comandante da guarda imperial do rei Nabucodonosor da Babilônia.

"Comandante da guarda imperial" significa que ele era responsável pela segurança do rei e de sua família.

Nebuzaradã deixou apenas os mais pobres em Judá porque eles não representavam uma ameaça para a Babilônia.

O restante do povo foi levado cativo para a Babilônia.

Nebuzaradã deu vinhas e campos aos mais pobres como uma forma de recompensa por sua lealdade e submissão à Babilônia.

O propósito de deixar os mais pobres em Judá era manter a terra produtiva e garantir que houvesse pessoas para trabalhar nela.

O significado espiritual dessa passagem pode ser interpretado como uma mensagem de esperança para os mais pobres e marginalizados, mostrando que Deus não os esquece e pode recompensá-los mesmo em meio à adversidade.

Explicação de Jeremias 39:10

A generosidade de Nebuzaradã com os pobres de Judá

Durante o cerco de Jerusalém pelos babilônios, o rei Zedequias tentou fugir da cidade, mas foi capturado e levado diante do rei Nabucodonosor. O rei babilônico ordenou que Zedequias fosse cegado e levado para Babilônia como prisioneiro. Em seguida, Nebuzaradã, o comandante da guarda imperial, entrou em Jerusalém e destruiu o Templo de Salomão e as muralhas da cidade.

Nebuzaradã também capturou muitos dos habitantes de Jerusalém e os levou para Babilônia como prisioneiros. No entanto, ele deixou alguns dos mais pobres do povo em Judá, dando-lhes vinhas e campos como presente.

Essa atitude de Nebuzaradã pode parecer incomum, considerando a brutalidade da guerra e a destruição que ele causou em Jerusalém. No entanto, é possível que ele tenha agido assim por motivos estratégicos. Deixar alguns habitantes em Judá poderia ajudar a manter o controle sobre a região, já que essas pessoas teriam interesse em proteger suas terras e suas casas.

Além disso, é possível que Nebuzaradã tenha tido alguma compaixão pelos mais pobres do povo, que não tinham nada a oferecer aos babilônios. Talvez ele tenha percebido que essas pessoas seriam incapazes de causar problemas para os babilônios e, portanto, decidiu deixá-las em paz.

De qualquer forma, a referência bíblica em Jeremias 39:10 destaca a generosidade de Nebuzaradã com os mais pobres do povo de Judá. Mesmo em meio à guerra e à destruição, ele encontrou uma maneira de mostrar compaixão e oferecer ajuda aos que mais precisavam.

Versões

10

Porém Nebuzaradã, o chefe da guarda, deixou na terra de Judá alguns dos mais pobres da terra, que nada tinham; e lhes deu vinhas e campos naquele dia.

10

Mas deixou ficar na terra de Judá algumas pessoas mais pobres, que não tinham propriedades, e lhes deu plantações de uvas e terras.