Jeremias 35:14
‘Jonadabe, filho de Recabe, ordenou a seus filhos que não bebessem vinho, e essa ordem tem sido obedecida até hoje. Eles não bebem vinho porque obedecem à ordem do seu antepassado. Mas eu tenho falado a vocês repetidas vezes, e, contudo, vocês não me obedecem.
Significado de Jeremias 35:14
Jonadabe, filho de Recabe, ordenou aos seus filhos que não bebessem vinho.
Os filhos de Jonadabe não bebem vinho porque obedecem à ordem do seu antepassado.
A ordem de Jonadabe tem sido obedecida até hoje.
A desobediência do povo é contrastada com a obediência dos filhos de Jonadabe à ordem de seu antepassado.
Jeremias está falando na passagem.
Jeremias falou repetidas vezes ao povo.
Jeremias está tentando transmitir a mensagem de que a obediência a Deus é importante.
O povo não está obedecendo à mensagem porque está seguindo seus próprios caminhos e não os caminhos de Deus.
A obediência é importante porque mostra a fidelidade e o amor a Deus.
A história de Jonadabe mostra a importância da obediência e da tradição na vida do povo.
Explicação de Jeremias 35:14
A história da tradição familiar que perdura até hoje
Em Jeremias 35:14, é mencionada a história de uma tradição familiar que tem sido obedecida por gerações. Jonadabe, filho de Recabe, ordenou a seus filhos que não bebessem vinho e essa ordem tem sido obedecida até hoje. A razão para essa ordem é que eles obedecem à ordem do seu antepassado. No entanto, apesar de Deus ter falado repetidas vezes ao povo de Israel, eles não o obedecem.
A história começa com Jonadabe, filho de Recabe, que viveu durante o reinado de Jeú, rei de Israel. Jonadabe era um homem sábio e piedoso que tinha uma forte convicção de que o povo de Deus deveria viver de acordo com os mandamentos de Deus. Ele viu a corrupção e a decadência moral que estavam se espalhando pelo reino de Israel e decidiu tomar medidas para proteger sua família da influência negativa desses tempos.
Assim, Jonadabe ordenou a seus filhos que não bebessem vinho, nem construíssem casas, nem plantassem vinhas ou sementes. Em vez disso, eles deveriam viver em tendas e serem nômades, para que não se tornassem apegados às coisas materiais deste mundo. Jonadabe também ordenou que seus filhos não se casassem com mulheres que não fossem de sua própria tribo, para que não se misturassem com os pagãos e se afastassem de Deus.
Os filhos de Jonadabe obedeceram fielmente a essas ordens e passaram a tradição para seus filhos e netos. Eles se tornaram conhecidos como os Recabitas e eram conhecidos por sua fidelidade a Deus e sua tradição familiar.
No entanto, o povo de Israel não seguiu o exemplo dos Recabitas. Eles se afastaram de Deus e se envolveram em idolatria e imoralidade. Deus enviou profetas para adverti-los e chamá-los ao arrependimento, mas eles não ouviram. Jeremias foi um desses profetas e ele usou a história dos Recabitas como um exemplo da fidelidade que Deus espera de seu povo.
Jeremias disse ao povo de Israel que, assim como os Recabitas obedeceram fielmente às ordens de seu antepassado, eles também deveriam obedecer a Deus. No entanto, o povo de Israel não ouviu a mensagem de Jeremias e continuou a se afastar de Deus.
A história dos Recabitas é um exemplo poderoso de como a tradição familiar pode ser uma força positiva na vida de uma pessoa. Eles foram fiéis a Deus e à tradição de sua família, mesmo em tempos difíceis. Eles foram um exemplo para o povo de Israel e para nós hoje de como devemos viver nossas vidas em obediência a Deus e em fidelidade à tradição de nossa família.
Versões
As palavras de Jonadabe, filho de Recabe, que ordenou a seus filhos que não bebessem vinho, foram guardadas; eles não bebem vinho até o dia de hoje, porque obedecem às ordens de seu pai. A mim, porém, que tenho falado a vocês sempre de novo, vocês não obedecem.
Os descendentes de Jonadabe têm obedecido à sua ordem de não beber vinho. E até hoje nenhum deles bebe, pois todos obedecem ao mandamento que ele deu. Mas eu sempre tenho falado a vocês, e vocês não têm obedecido.