Jeremias 34:11

11

Mas, depois disso, mudou de idéia e tomou de volta os homens e as mulheres que havia libertado e tornou a escravizá-los.

Significado do Versículo

O rei de Judá mudou de ideia em Jeremias 34:11.

O rei havia libertado homens e mulheres que eram escravos.

Os homens e mulheres que foram libertados eram escravos.

Eles foram libertados porque o rei de Judá havia feito um acordo com eles.

Eles ficaram desapontados e indignados por terem sido escravizados novamente.

Jeremias disse que Deus iria punir o rei por quebrar o acordo que havia feito.

A consequência para o rei foi que ele e sua família seriam punidos por Deus.

Essa passagem nos ensina que as pessoas podem mudar de ideia e voltar atrás em suas promessas e acordos.

Podemos aplicar essa lição em nossas vidas hoje, lembrando-nos de sermos fiéis às nossas promessas e acordos e de não mudarmos de ideia sem uma boa razão.

Explicação de Jeremias 34:11

A história da mudança de ideia do rei que libertou e depois escravizou seus súditos

Era uma época de grande agitação política no reino de Judá. O rei Zedequias estava no trono, mas sua autoridade estava sendo desafiada por várias facções rebeldes. Em meio a essa turbulência, o rei decidiu tomar uma medida drástica para consolidar seu poder: ele libertou todos os seus súditos que eram escravos.

Foi uma decisão ousada e corajosa, que foi recebida com grande entusiasmo pelo povo. Muitos dos escravos libertados se juntaram às fileiras do exército do rei, ansiosos para lutar por sua liberdade e por seu rei.

Mas, infelizmente, a liberdade desses escravos foi de curta duração. O rei Zedequias mudou de ideia e decidiu que precisava desses homens e mulheres de volta à escravidão. Ele enviou seus soldados para recapturá-los e levá-los de volta à servidão.

Foi um golpe cruel para essas pessoas que haviam experimentado a liberdade pela primeira vez em suas vidas. Eles foram forçados a voltar ao trabalho forçado, sem esperança de escapar novamente.

Mas a mudança de ideia do rei teve consequências ainda mais graves. Deus ficou furioso com a traição do rei e enviou uma mensagem a ele através do profeta Jeremias. Deus disse que o rei seria punido por sua traição e que seu reino seria destruído.

E assim aconteceu. O rei Zedequias foi capturado pelos babilônios e levado cativo para a Babilônia. Seu reino foi destruído e seu povo foi levado para o exílio.

A história de Jeremias 34:11 é uma lembrança sombria de como a liberdade pode ser efêmera e como a traição pode ter consequências terríveis. É também um lembrete de que Deus está sempre observando e que a justiça sempre prevalecerá.

Versões

11

Mas depois mudaram de ideia, e fizeram voltar os escravos e as escravas que haviam libertado, e os sujeitaram outra vez à escravidão.

11

mas depois mudaram de ideia, e os fizeram voltar, e os obrigaram a se tornarem escravos de novo.