Jeremias 31:33
"Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor: "Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.
Significado de Jeremias 31:33
A aliança que Deus fará com a comunidade de Israel é colocar a sua lei no íntimo deles e escrevê-la nos seus corações.
Essa aliança será feita depois daqueles dias.
Deus colocará a sua lei no íntimo dos israelitas.
Deus escreverá a sua lei nos corações dos israelitas.
Deus será o Deus dos israelitas.
Os israelitas serão o povo de Deus.
Essa aliança será diferente das anteriores porque será escrita nos corações dos israelitas, não em tábuas de pedra.
É importante que Deus coloque a sua lei no íntimo dos israelitas para que eles possam obedecê-la de todo o coração.
Essa aliança se relaciona com a salvação porque é através da obediência à lei de Deus que os israelitas serão salvos.
Essa aliança se relaciona com a vinda do Messias porque é através dele que a lei de Deus será cumprida em sua plenitude.
Explicação de Jeremias 31:33
A Promessa Divina de uma Nova Aliança para Israel
Há muito tempo, o povo de Israel havia sido escolhido por Deus para ser seu povo especial. Eles receberam a lei de Deus e foram orientados a segui-la fielmente. No entanto, ao longo dos anos, o povo de Israel se afastou de Deus e desobedeceu aos seus mandamentos. Como resultado, Deus permitiu que eles fossem conquistados e levados para o exílio.
Mas Deus não abandonou seu povo. Ele prometeu uma nova aliança com eles, uma aliança que seria diferente da antiga. Em Jeremias 31:33, Deus prometeu colocar sua lei no íntimo do povo de Israel e escrevê-la em seus corações. Ele seria o Deus deles e eles seriam seu povo.
Essa promessa foi feita em um momento de grande desespero para o povo de Israel. Eles estavam no exílio, longe de sua terra natal e de seu templo. Eles se sentiam abandonados por Deus. Mas essa promessa de uma nova aliança trouxe esperança e conforto para eles.
Deus cumpriu sua promessa de uma nova aliança através de Jesus Cristo. Ele veio ao mundo para cumprir a lei de Deus e oferecer a salvação a todos que crêem nele. Através de sua morte e ressurreição, Jesus abriu o caminho para que todos possam ter um relacionamento pessoal com Deus.
Hoje, a promessa de uma nova aliança ainda é relevante para nós. Deus ainda deseja colocar sua lei em nossos corações e ser nosso Deus. Ele ainda oferece a salvação através de Jesus Cristo. Podemos confiar em sua fidelidade e em sua promessa de amor e cuidado por nós.
Versões
Porque esta é a aliança que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor : Na mente lhes imprimirei as minhas leis, também no seu coração as inscreverei; eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.
Quando esse tempo chegar, farei com o povo de Israel esta aliança: eu porei a minha lei na mente deles e no coração deles a escreverei; eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Sou eu, o Senhor , quem está falando.