Jeremias 25:28
Mas se eles se recusarem a beber, diga-lhes: ‘Assim diz o Senhor dos Exércitos: Vocês vão bebê-lo!
Significado de Jeremias 25:28
"Beber" significa aceitar ou receber algo.
"Eles" se refere aos povos que se rebelaram contra Deus.
O cálice da ira de Deus é um símbolo do julgamento divino.
Deus está irado porque os povos se afastaram dele e adoraram outros deuses.
"Assim diz o Senhor dos Exércitos" é uma expressão que enfatiza a autoridade divina.
Os "exércitos" de Deus se referem às hostes celestiais que servem a Deus.
Podemos aplicar este versículo em nossas vidas hoje, lembrando-nos de que Deus é justo e que haverá consequências para nossas escolhas.
A mensagem geral deste versículo é que Deus é o juiz supremo e que todos devem prestar contas a ele.
O contexto histórico deste versículo é o período em que Jeremias profetizou para o povo de Judá.
Este versículo se relaciona com outras passagens bíblicas que falam sobre o julgamento divino e a necessidade de arrependimento.
Explicação de Jeremias 25:28
A Profecia da Bebida Forçada: Quando Deus Avisa que a Desobediência Terá Consequências
Jeremias 25:28 é um versículo bíblico que fala sobre a profecia de Deus para o povo de Judá, que havia se afastado dos caminhos do Senhor e se entregado à idolatria e à injustiça. O profeta Jeremias foi enviado por Deus para advertir o povo sobre as consequências de suas ações e para convocá-los ao arrependimento e à obediência.
A profecia em questão fala sobre uma taça de vinho que Deus daria a todos os povos da terra como símbolo de seu julgamento e ira. O versículo diz: "Mas se eles se recusarem a beber, diga-lhes: ‘Assim diz o Senhor dos Exércitos: Vocês vão bebê-lo!".
Essa profecia foi dada em um momento em que o reino de Judá estava em crise política e religiosa. O povo havia se afastado de Deus e se entregado a práticas pagãs, como a adoração de ídolos e a prática de injustiças. O profeta Jeremias alertou o povo sobre as consequências de suas ações e convocou-os a se arrependerem e voltarem para Deus.
No entanto, o povo de Judá não deu ouvidos às palavras de Jeremias e continuou em sua desobediência. Por isso, Deus enviou a taça de vinho como símbolo de seu julgamento e ira. A taça representava a punição que Deus traria sobre o povo por causa de suas ações.
No versículo em questão, Deus diz que se o povo se recusasse a beber da taça, ele os obrigaria a fazê-lo. Isso mostra que o julgamento de Deus seria inevitável e que o povo teria que enfrentá-lo, quer quisessem ou não.
A profecia de Jeremias se cumpriu quando o reino de Judá foi invadido pelos babilônios e o povo foi levado cativo para a Babilônia. A taça de vinho representou o julgamento de Deus sobre o povo por causa de suas ações. No entanto, mesmo em meio ao julgamento, Deus continuou a mostrar sua misericórdia e amor pelo povo, prometendo restaurá-los e trazê-los de volta à sua terra.
O versículo em questão é um lembrete poderoso de que a desobediência a Deus tem consequências. No entanto, também mostra que Deus é um Deus de amor e misericórdia, que está sempre pronto a perdoar e restaurar aqueles que se arrependem e voltam para ele.
Versões
Se recusarem pegar o cálice que está em sua mão, Jeremias, e não quiserem beber, então diga-lhes: Assim diz o Senhor dos Exércitos: "Vocês terão de bebê-lo!
E, se eles não quiserem pegar o copo da sua mão, Jeremias, se recusarem beber, diga que o Senhor Todo-Poderoso disse que eles serão obrigados a beber.