Jeremias 11:22
assim diz o Senhor dos Exércitos: "Eu os castigarei. Seus jovens morrerão à espada; seus filhos e suas filhas, de fome.
Significado de Jeremias 11:22
O autor da passagem é Jeremias, um profeta do Antigo Testamento.
A passagem foi escrita durante o reinado de Josias, um dos últimos reis justos de Judá, antes da queda de Jerusalém para os babilônios.
"Senhor dos Exércitos" é um título usado para se referir a Deus como o líder dos exércitos celestiais.
Deus decidiu castigar o povo por causa de sua infidelidade e desobediência.
Os "jovens" mencionados na passagem se referem aos homens jovens da nação.
Os filhos e filhas morrerão de fome por causa da escassez de alimentos durante o cerco babilônico.
A fome simboliza a privação espiritual e a falta de alimento para a alma.
A mensagem principal é que Deus é um Deus justo e castigará aqueles que se afastam dele.
Essa passagem se relaciona com outras passagens bíblicas que falam sobre a justiça de Deus e a necessidade de obedecer a seus mandamentos.
Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje, lembrando-nos de que Deus é um Deus justo e que devemos obedecer a seus mandamentos para evitar o castigo.
Explicação de Jeremias 11:22
A profecia do castigo divino sobre a cidade de Judá
Há muitos anos atrás, na cidade de Judá, o profeta Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor dos Exércitos. Ele foi instruído a pregar para o povo de Judá, alertando-os sobre a ira divina que estava por vir. Jeremias foi fiel à sua missão e alertou o povo, mas infelizmente, sua mensagem não foi bem recebida.
O povo de Judá estava vivendo em pecado e desobediência a Deus. Eles estavam adorando ídolos e se afastando dos caminhos do Senhor. Jeremias tentou alertá-los sobre as consequências de suas ações, mas eles não o ouviram.
Foi então que o Senhor dos Exércitos falou com Jeremias novamente e lhe deu uma mensagem ainda mais forte. Ele disse que iria castigar o povo de Judá por sua desobediência. Seus jovens morreriam à espada e seus filhos e filhas morreriam de fome.
Jeremias ficou abalado com a mensagem, mas sabia que era sua responsabilidade transmiti-la ao povo. Ele continuou a pregar e a alertar sobre a ira divina que estava por vir.
Infelizmente, o povo de Judá não levou a mensagem a sério e continuou em seu caminho de pecado e desobediência. Como resultado, o Senhor dos Exércitos cumpriu sua palavra e enviou o castigo sobre a cidade.
Os jovens de Judá morreram à espada e seus filhos e filhas morreram de fome. A cidade ficou em ruínas e o povo sofreu muito. Foi uma época sombria na história de Judá, mas serviu como um lembrete poderoso da importância da obediência a Deus.
Hoje em dia, a mensagem de Jeremias ainda é relevante. Devemos sempre lembrar que nossas ações têm consequências e que devemos viver de acordo com os caminhos do Senhor. Se não o fizermos, podemos enfrentar a ira divina, assim como o povo de Judá enfrentou há muitos anos atrás.
Versões
Sim, assim diz o Senhor dos Exércitos: — Eis que eu os punirei. Os jovens morrerão à espada, os seus filhos e as suas filhas morrerão de fome.
Então o Senhor Todo-Poderoso disse a respeito deles: — Eu os castigarei. Os seus moços serão mortos na guerra, e os seus filhos e filhas morrerão de fome.