Jeremias 11:21
Em vista disso, assim diz o Senhor a respeito dos homens de Anatote que querem tirar a sua vida, e que dizem: "Não profetize em nome do Senhor, se não nós o mataremos";
Significado de Jeremias 11:21
Os homens de Anatote eram provavelmente líderes religiosos ou políticos da cidade de Anatote.
Eles queriam tirar a vida de Jeremias porque ele estava profetizando em nome do Senhor e sua mensagem não era bem recebida.
Jeremias estava profetizando sobre a destruição iminente de Jerusalém e a necessidade de arrependimento e retorno a Deus.
Os homens de Anatote não queriam ouvir a mensagem de Jeremias porque ela ia contra seus próprios interesses e crenças.
O Senhor responde aos homens de Anatote dizendo que ele vai trazer juízo sobre eles por tentarem matar Jeremias.
O Senhor diz que aqueles que tentam matar Jeremias serão punidos e que ele vai protegê-lo.
A profecia é uma forma de Deus se comunicar com seu povo e transmitir sua vontade.
A mensagem de Jeremias se aplica aos dias de hoje porque ainda precisamos nos arrepender e voltar a Deus.
A coragem de Jeremias em enfrentar a oposição nos ensina sobre a importância de permanecer fiel a Deus, mesmo quando enfrentamos dificuldades.
Podemos aplicar essa passagem em nossas próprias vidas, lembrando-nos de permanecer fiéis a Deus, mesmo quando enfrentamos oposição ou perseguição.
Explicação de Jeremias 11:21
A ameaça aos profetas de Anatote: a história daqueles que queriam silenciar a palavra de Deus
Jeremias 11:21 é um versículo que fala sobre a ameaça que os homens de Anatote fizeram aos profetas que falavam em nome do Senhor. Eles disseram que matariam qualquer um que profetizasse em nome de Deus, tentando silenciar a voz do Senhor naquela região.
Para entendermos melhor essa história, precisamos voltar um pouco no tempo. Anatote era uma cidade localizada a cerca de 5 km ao norte de Jerusalém, e era a cidade natal de Jeremias. Ele havia sido chamado por Deus para ser um profeta ainda jovem, e sua mensagem era de arrependimento e volta para Deus.
No entanto, Jeremias não era bem recebido em Anatote. As pessoas da cidade não gostavam de suas mensagens, que muitas vezes eram duras e confrontadoras. Elas preferiam ouvir os falsos profetas, que diziam coisas agradáveis e tranquilizadoras.
Foi nesse contexto que os homens de Anatote ameaçaram os profetas que falavam em nome do Senhor. Eles não queriam ouvir a verdade, e estavam dispostos a matar quem quer que a dissesse.
Mas Deus não permitiria que sua palavra fosse silenciada. Ele disse a Jeremias que iria punir aqueles homens de Anatote por sua maldade e incredulidade. Eles seriam julgados por suas ações, e sua cidade seria destruída.
E assim aconteceu. A cidade de Anatote foi destruída pelos babilônios, e seus habitantes foram levados cativos. Os homens que haviam ameaçado os profetas de Deus não escaparam do juízo divino.
Essa história nos ensina que não devemos tentar silenciar a voz de Deus em nossas vidas. Ele fala conosco de muitas maneiras, e devemos estar abertos para ouvir sua voz e seguir seus caminhos. Se tentarmos resistir à sua palavra, estaremos apenas nos prejudicando e nos afastando de sua vontade para nós.
Jeremias 11:21 é uma lembrança poderosa de que Deus é soberano sobre todas as coisas, e que sua palavra não pode ser silenciada. Que possamos estar sempre dispostos a ouvir sua voz e obedecer a seus mandamentos, para que possamos viver em paz e em harmonia com sua vontade para nós.
Versões
Portanto, assim diz o Senhor a respeito dos homens de Anatote que querem me ver morto e dizem: "Não profetize em nome do Senhor , para que não o matemos."
Os homens de Anatote queriam me ver morto. Disseram que, se continuasse a pregar em nome de Deus, eles me matariam.