Gênesis 40:21
Restaurou à sua posição o chefe dos copeiros, de modo que ele voltou a ser aquele que servia a taça do faraó,
Significado de Gênesis 40:21
O chefe dos copeiros era um dos servos do faraó no Egito.
O chefe dos copeiros foi preso por ter ofendido o faraó de alguma forma.
O chefe dos copeiros foi restaurado à sua posição depois de ter interpretado um sonho do faraó.
"Servir a taça do faraó" significa ser responsável por servir bebidas ao faraó durante suas refeições.
O chefe dos copeiros era responsável por garantir que o faraó recebesse bebidas de qualidade e que estivessem de acordo com suas preferências.
O padeiro foi executado depois de ter interpretado um sonho do faraó.
O faraó ficou impressionado com a interpretação dos sonhos pelo chefe dos copeiros.
O resultado da interpretação dos sonhos pelo chefe dos copeiros foi a libertação de José da prisão e sua promoção a um alto cargo na corte do faraó.
Essa passagem é parte da história de José no Egito, onde ele foi vendido como escravo por seus irmãos e acabou se tornando um importante conselheiro do faraó.
A mensagem principal que podemos aprender com essa passagem é que Deus tem um plano para nossas vidas, mesmo quando passamos por momentos difíceis, e que Ele pode nos usar para cumprir Seus propósitos, mesmo em lugares e situações inesperadas.
Explicação de Gênesis 40:21
A história da restauração do copeiro-chefe do faraó
Em um reino distante, havia um faraó que governava com mão de ferro. Entre seus servos, havia um copeiro-chefe que servia a taça do faraó. Um dia, o copeiro-chefe foi acusado de um crime que não cometeu e foi jogado na prisão. Lá, ele conheceu dois homens que também foram presos, um padeiro e um copero do faraó. Eles tiveram sonhos que não conseguiam interpretar, e o copeiro-chefe, que tinha o dom de interpretar sonhos, ajudou-os a entender o significado de seus sonhos. O copeiro-chefe disse ao copero do faraó que ele seria restaurado à sua posição de servir a taça do faraó em três dias, enquanto o padeiro seria executado.
Três dias depois, o faraó teve um sonho que o perturbou e ele convocou seus sábios para interpretá-lo, mas ninguém conseguiu. Então, o copeiro-chefe lembrou-se de seu dom de interpretar sonhos e contou ao faraó sobre o sonho que ele havia interpretado na prisão. O faraó ficou impressionado e pediu que o copeiro-chefe fosse trazido à sua presença. Quando o copeiro-chefe apareceu diante do faraó, ele restaurou-o à sua posição de servir a taça do faraó, exatamente como o copeiro-chefe havia previsto.
O copeiro-chefe ficou grato ao faraó por restaurá-lo à sua posição e continuou a servi-lo fielmente. Ele também se lembrou do homem que o ajudou a interpretar o sonho na prisão e prometeu ajudá-lo quando tivesse a oportunidade. Anos depois, o faraó teve outro sonho que o perturbou e ninguém conseguia interpretá-lo novamente. Foi então que o copeiro-chefe lembrou-se de José, o homem que o ajudou na prisão, e o recomendou ao faraó. José interpretou o sonho do faraó e foi nomeado governador do Egito.
Assim, a restauração do copeiro-chefe à sua posição de servir a taça do faraó foi o primeiro passo para a ascensão de José ao poder. A história mostra como a fidelidade e a gratidão podem levar a grandes oportunidades e bênçãos.
Versões
Reintegrou o copeiro-chefe no seu cargo, no qual dava o copo na mão de Faraó,
E aconteceu exatamente o que José tinha dito: o rei fez com que o copeiro voltasse ao seu antigo trabalho de servir vinho ao rei e mandou que o padeiro fosse executado.