Gênesis 40:20

20

Três dias depois era o aniversário do faraó, e ele ofereceu um banquete a todos os seus conselheiros. Na presença deles reapresentou o chefe dos copeiros e o chefe dos padeiros:

Gênesis 40:20

Significado de Gênesis 40:20

O faraó estava celebrando seu aniversário.

Todos os seus conselheiros foram convidados para o banquete.

Três dias antes do aniversário do faraó, o chefe dos copeiros e o chefe dos padeiros foram presos.

O chefe dos copeiros e o chefe dos padeiros foram reapresentados na presença dos conselheiros.

O chefe dos copeiros era responsável por servir bebidas ao faraó.

O chefe dos padeiros era responsável por fazer pães para o faraó.

O chefe dos copeiros foi libertado da prisão e voltou a servir o faraó.

O chefe dos padeiros foi executado.

O faraó ficou intrigado com os sonhos dos homens.

Os sonhos dos homens eram prenúncios de eventos futuros: o chefe dos copeiros seria libertado e o chefe dos padeiros seria executado.

Explicação de Gênesis 40:20

A celebração do faraó e a queda dos conselheiros

O versículo Gênesis 40:20 narra um acontecimento importante na história do Egito antigo. Três dias após a libertação do chefe dos copeiros da prisão, o faraó decidiu celebrar seu aniversário com um grande banquete para todos os seus conselheiros. Durante a festa, o faraó reapresentou o chefe dos copeiros e o chefe dos padeiros, que haviam sido presos por cometerem um erro contra o rei.

Enquanto todos se deliciavam com a comida e bebida oferecidas pelo faraó, o chefe dos copeiros aproveitou a oportunidade para se desculpar pelo erro que havia cometido e contar ao faraó sobre um sonho que tivera na prisão. Ele disse que havia sonhado com três ramos de videira que brotavam e produziam uvas maduras, que ele colhia e espremia em uma taça que entregava ao faraó. O chefe dos copeiros pediu a ajuda do faraó para interpretar o sonho.

O faraó, que era conhecido por sua habilidade em interpretar sonhos, imediatamente entendeu o significado do sonho do chefe dos copeiros. Ele disse que os três ramos de videira representavam três dias, e que dentro desse prazo o chefe dos copeiros seria libertado da prisão e voltaria a servir o faraó. O faraó pediu ao chefe dos copeiros que se lembrasse dele quando fosse libertado.

Encorajado pelo sucesso do chefe dos copeiros, o chefe dos padeiros também decidiu contar ao faraó sobre um sonho que tivera. Ele disse que havia sonhado com três cestos de pão que ele carregava na cabeça, mas que os pássaros vinham e comiam todo o pão dos cestos. O chefe dos padeiros pediu a ajuda do faraó para interpretar o sonho.

Infelizmente para o chefe dos padeiros, o faraó interpretou o sonho como um sinal de que dentro de três dias ele seria executado e seu corpo seria deixado para ser devorado pelos pássaros. O faraó ordenou que o chefe dos padeiros fosse executado imediatamente, enquanto o chefe dos copeiros foi libertado e voltou a servir o faraó.

Assim, o versículo Gênesis 40:20 nos mostra como a celebração do faraó acabou levando à queda de um dos seus conselheiros. Além disso, o versículo também destaca a importância dos sonhos na cultura egípcia antiga e a habilidade do faraó em interpretá-los.

Versões

Bíblia NAA
20

No terceiro dia, que era aniversário de nascimento de Faraó, ele deu um banquete a todos os seus servos. E, no meio destes, reabilitou o copeiro-chefe e condenou o padeiro-chefe.

Bíblia NTLH
20

Três dias depois o rei comemorou o seu aniversário, oferecendo um banquete a todos os seus funcionários. Ele mandou soltar o chefe dos copeiros e o chefe dos padeiros e deu ordem para que viessem ao banquete.