Gênesis 40:15

15

pois fui trazido à força da terra dos hebreus, e também aqui nada fiz para ser jogado neste calabouço".

Significado do Versículo

A passagem bíblica é do livro de Gênesis, que faz parte do Antigo Testamento da Bíblia.

O personagem que fala essa frase é um copeiro do faraó do Egito.

O personagem foi jogado no calabouço por ter sido acusado de ter cometido um crime contra o faraó.

O personagem tem uma relação de trabalho com os hebreus, pois era um dos servos do faraó.

O personagem quer dizer que não cometeu nenhum crime para ser jogado no calabouço, foi uma injustiça.

O contexto histórico da passagem bíblica é a história do povo hebreu no Egito, onde foram escravizados e oprimidos.

A mensagem que essa passagem bíblica quer transmitir é a de que a justiça deve ser feita, mesmo que seja difícil e demore para acontecer.

Essa passagem bíblica pode ser aplicada na vida cotidiana como um exemplo de perseverança e confiança em Deus, mesmo em momentos difíceis.

A importância dessa passagem bíblica para a história da Bíblia é a de mostrar como Deus age na vida das pessoas, mesmo em momentos difíceis.

Essa passagem bíblica se relaciona com outras passagens da Bíblia que falam sobre a justiça de Deus e a importância de confiar nele em momentos difíceis.

Explicação de Gênesis 40:15

A história de um homem injustiçado e preso sem motivo aparente

Um dia, um homem foi levado à força da terra dos hebreus e jogado em um calabouço sem ter feito nada para merecer tal castigo. Ele se perguntava o que havia feito de errado e por que estava ali. Seus dias se arrastavam lentamente, e ele se sentia cada vez mais desesperado e solitário.

Porém, um dia, ele teve a oportunidade de conversar com dois homens que também estavam presos no mesmo calabouço que ele. Eles eram o copeiro-mor e o padeiro-mor do rei do Egito, que haviam sido presos por terem desagradado ao faraó.

O homem que havia sido jogado no calabouço contou sua história aos dois homens, e disse que não sabia por que estava ali. Ele disse que havia sido levado à força da terra dos hebreus e que não havia feito nada para merecer tal castigo.

Os dois homens ficaram impressionados com a história do homem e disseram que haviam tido sonhos estranhos naquela noite. O copeiro-mor disse que havia sonhado que estava segurando uma videira com três ramos, e que havia espremido as uvas na taça do faraó. Já o padeiro-mor disse que havia sonhado que carregava três cestos de pão na cabeça, mas que os pássaros vinham e comiam todo o pão.

O homem que havia sido jogado no calabouço disse que sabia interpretar sonhos e pediu aos dois homens que lhe contassem seus sonhos. Ele disse que o sonho do copeiro-mor significava que ele seria solto da prisão e voltaria a trabalhar para o faraó, enquanto que o sonho do padeiro-mor significava que ele seria executado e os pássaros comeriam sua carne.

O homem pediu ao copeiro-mor que se lembrasse dele quando voltasse a trabalhar para o faraó, e que o ajudasse a sair da prisão. O copeiro-mor prometeu que o faria, mas acabou se esquecendo do homem.

Dois anos depois, o faraó teve um sonho estranho e pediu que seus sábios interpretassem o sonho. Nenhum deles conseguiu, e foi então que o copeiro-mor se lembrou do homem que havia interpretado seu sonho na prisão. Ele contou ao faraó sobre o homem e o faraó mandou buscá-lo.

O homem interpretou o sonho do faraó e disse que haveria sete anos de fartura no Egito, seguidos de sete anos de escassez. O faraó ficou impressionado com a interpretação do homem e o nomeou governador do Egito, responsável por armazenar alimentos para os anos de escassez.

Assim, o homem que havia sido jogado no calabouço sem motivo aparente acabou se tornando um homem importante e respeitado no Egito, graças à sua habilidade de interpretar sonhos. Ele nunca se esqueceu de que havia sido injustiçado e preso sem motivo, mas soube aproveitar a oportunidade que lhe foi dada e se tornou um homem de sucesso.

Versões

15

porque, de fato, fui roubado da terra dos hebreus; e aqui nada fiz, para que me pusessem nesta masmorra.

15

A verdade é que foi à força que me tiraram da terra dos hebreus e me trouxeram para o Egito; e mesmo aqui no Egito não fiz nada para vir parar na cadeia.