Gênesis 40:14

14

Quando tudo estiver indo bem com você, lembre-se de mim e seja bondoso comigo; fale de mim ao faraó e tire-me desta prisão,

Gênesis 40:14

Significado de Gênesis 40:14

O personagem não é especificado, mas é alguém que está na prisão.

A pessoa pede para a outra falar dela ao faraó e tirá-la da prisão.

O faraó era o governante do Egito na época.

A passagem ocorre durante a história de José, que foi vendido como escravo pelos seus irmãos e acabou se tornando um conselheiro importante do faraó.

A prisão é frequentemente usada na Bíblia como um símbolo de opressão, injustiça e sofrimento.

A pessoa pede para ser lembrada quando tudo estiver indo bem porque ela espera que a outra pessoa se lembre dela mesmo quando não estiver em uma situação difícil.

A bondade é um valor importante na Bíblia e é frequentemente associada à justiça, misericórdia e compaixão.

A oração pode ajudar alguém em uma situação difícil porque permite que a pessoa se conecte com Deus e encontre conforto, orientação e força.

A mensagem principal da passagem é sobre a importância da esperança, da confiança em Deus e da bondade em tempos difíceis.

Explicação de Gênesis 40:14

A história por trás da frase "Lembre-se de mim quando tudo estiver indo bem" na Bíblia

Na história bíblica de José, um jovem hebreu é vendido como escravo pelos próprios irmãos e levado ao Egito. Lá, ele é comprado por Potifar, um oficial do faraó, e se torna responsável por sua casa. No entanto, a esposa de Potifar tenta seduzi-lo e, quando ele recusa, ela o acusa falsamente de tentativa de estupro. José é então preso e jogado na prisão.

Na prisão, José conhece dois outros prisioneiros: o copeiro-chefe do faraó e o padeiro-chefe do faraó. Ambos tiveram sonhos que não conseguiam entender, e José, que tinha o dom de interpretar sonhos, os ajuda a entender o significado de seus sonhos. O copeiro-chefe tem um sonho que significa que ele será restaurado ao seu cargo, enquanto o padeiro-chefe tem um sonho que significa que ele será executado.

José pede ao copeiro-chefe que, quando for restaurado ao seu cargo, se lembre dele e o mencione ao faraó para que ele possa ser libertado da prisão. No entanto, o copeiro-chefe se esquece de José assim que é restaurado ao seu cargo e não menciona nada ao faraó.

Dois anos depois, o faraó tem um sonho que nenhum dos seus sábios consegue interpretar. O copeiro-chefe se lembra de José e menciona ao faraó que ele pode interpretar sonhos. José é então chamado para interpretar o sonho do faraó, que significa que haverá sete anos de abundância seguidos por sete anos de fome no Egito.

Impressionado com a sabedoria de José, o faraó o nomeia governador do Egito e o coloca no comando de armazenar alimentos durante os anos de abundância para que haja comida durante os anos de fome. José se torna um homem poderoso e respeitado no Egito.

A frase "Lembre-se de mim quando tudo estiver indo bem" é o pedido de José ao copeiro-chefe para que ele o ajude a sair da prisão. No entanto, o copeiro-chefe se esquece de José e só se lembra dele quando precisa de sua ajuda novamente. A história de José mostra a importância da paciência e da perseverança, mesmo quando as coisas parecem estar indo mal. José nunca perdeu a esperança de que Deus o ajudaria a sair da prisão e, eventualmente, ele foi recompensado por sua fé e perseverança.

Versões

Bíblia NAA
14

Porém lembre-se de mim, quando tudo lhe correr bem. Peço que você seja bondoso para comigo e fale a meu respeito com Faraó, e me tire desta prisão;

Bíblia NTLH
14

Porém, quando você estiver muito bem lá, lembre de mim e por favor tenha a bondade de falar a meu respeito com o rei, ajudando-me assim a sair desta cadeia.