Gênesis 39:17
Então repetiu-lhe a história: "Aquele escravo hebreu que você nos trouxe aproximou-se de mim para me insultar.
Significado de Gênesis 39:17
O personagem principal desta passagem bíblica é José.
José é um escravo egípcio que foi comprado por Potifar, um oficial do faraó.
A outra personagem mencionada nesta passagem é a esposa de Potifar.
A acusação feita por José contra a esposa de Potifar é que ela tentou seduzi-lo.
A outra personagem negou a acusação e acusou José de tentar seduzi-la.
A consequência da acusação para José foi que ele foi preso.
O contexto histórico desta passagem bíblica é a história de José no Egito, que é contada em Gênesis 37-50.
O significado simbólico desta passagem bíblica é a ideia de que a verdade pode ser distorcida e que a justiça pode ser corrompida.
Esta passagem bíblica pode ser aplicada à nossa vida hoje como um lembrete de que devemos ser honestos e justos em todas as nossas relações.
A mensagem principal que podemos extrair desta passagem bíblica é que a verdade sempre prevalecerá, mesmo que seja distorcida por um tempo.
Explicação de Gênesis 39:17
A história do falso testemunho contra José no Egito
Em um dia comum no Egito antigo, a esposa do oficial egípcio Potifar tentou seduzir o jovem escravo hebreu José. Porém, ele recusou suas investidas e fugiu da tentação. Irritada com a rejeição, a mulher decidiu se vingar e acusou José de tentativa de estupro.
Potifar, acreditando na palavra de sua esposa, mandou prender José. O jovem foi levado para a prisão, onde passou anos sofrendo injustamente pelo crime que não cometeu.
Mas a verdade acabou vindo à tona quando, anos depois, José foi chamado para interpretar os sonhos do faraó. Ele se destacou pela sabedoria e habilidade, e foi nomeado governador do Egito.
Potifar, ao ver a ascensão de José, deve ter se arrependido de ter acreditado na mentira de sua esposa. Mas já era tarde demais para reparar o erro cometido.
A história de José é uma das mais conhecidas da Bíblia, e mostra como a mentira e a inveja podem causar grandes injustiças. Mas também é uma história de superação e perseverança, já que José nunca perdeu a fé em Deus e acabou sendo recompensado por sua fidelidade.
Versões
Então lhe falou, segundo as mesmas palavras, e disse: — O escravo hebreu, que você nos trouxe, entrou no meu quarto para me humilhar.
Aí contou a mesma história, assim: — Esse escravo hebreu, que você trouxe para casa, entrou no meu quarto e quis abusar de mim.