Gênesis 38:8

8

Então Judá disse a Onã: "Case-se com a mulher do seu irmão, cumpra as suas obrigações de cunhado para com ela e dê uma descendência a seu irmão".

Gênesis 38:8

Significado de Gênesis 38:8

Judá é um dos filhos de Jacó e um dos patriarcas do povo de Israel.

Onã é outro dos filhos de Jacó e irmão de Judá.

O irmão de Onã morreu sem deixar descendência, o que fazia com que sua viúva ficasse sem proteção e sem herdeiros.

A obrigação do cunhado era se casar com a viúva de seu irmão e ter filhos com ela, para que a linhagem de seu irmão não se extinguisse.

Judá pediu isso porque era sua responsabilidade como irmão mais velho garantir que seu irmão tivesse descendência.

A descendência era importante porque era vista como uma bênção de Deus e também porque garantia a continuidade da linhagem e da herança.

A lei judaica exigia que o cunhado se casasse com a viúva sem filhos de seu irmão para garantir a continuidade da linhagem.

Onã não queria ter filhos com a viúva de seu irmão porque isso reduziria sua própria herança e aumentaria a dos filhos que teria com ela.

A consequência da recusa de Onã foi a sua própria morte.

Essa passagem bíblica nos ensina sobre a importância da família e da continuidade da linhagem na cultura judaica, bem como sobre a importância de cumprir as obrigações familiares e de proteger os membros mais vulneráveis da família.

Explicação de Gênesis 38:8

A história de um homem que foi instruído a se casar com a viúva de seu irmão

Em Gênesis 38:8, encontramos a história de Judá e seus filhos. Um de seus filhos, Er, casou-se com uma mulher chamada Tamar, mas ele morreu antes de ter filhos. De acordo com a lei da época, o irmão mais novo deveria se casar com a viúva e ter filhos com ela para garantir a continuação da linhagem do irmão falecido. Então, Onã, o segundo filho de Judá, casou-se com Tamar, mas ele não queria ter filhos com ela, pois isso significaria que a criança não seria considerada sua descendência, mas sim de seu irmão falecido.

Onã, então, decidiu ter relações sexuais com Tamar, mas ele interrompeu o ato antes da ejaculação, evitando assim a concepção. Deus ficou descontente com a atitude de Onã e o matou. Judá, então, instruiu Tamar a voltar para a casa de seus pais e esperar que seu terceiro filho, Sela, crescesse para que ele pudesse se casar com ela. No entanto, Judá não cumpriu sua promessa e Tamar ficou sem um marido e sem filhos.

Tamar, então, decidiu tomar uma atitude drástica. Ela se disfarçou como uma prostituta e esperou que Judá passasse por seu caminho. Judá, sem saber que era Tamar, dormiu com ela e a deixou grávida. Quando Judá descobriu que Tamar estava grávida, ele ficou furioso e ordenou que ela fosse queimada viva. No entanto, Tamar revelou que o pai de seu filho era Judá, mostrando a ele um anel, um cajado e um cordão que ele havia deixado com ela como garantia de pagamento.

Judá reconheceu sua culpa e Tamar deu à luz gêmeos, Perez e Zerá. Perez se tornou um ancestral importante na linhagem de Jesus Cristo. A história de Judá e Tamar é uma das muitas histórias intrigantes encontradas na Bíblia, mostrando como Deus pode usar até mesmo as situações mais difíceis para cumprir Seus propósitos.

Versões

Bíblia NAA
8

Então Judá disse a Onã: — Tenha relações com a mulher do seu irmão, cumpra a obrigação de cunhado e dê uma descendência ao seu irmão.

Bíblia NTLH
8

Então Judá disse a Onã: — Vá e tenha relações com a viúva do seu irmão. Assim, você cumprirá o seu dever de cunhado para que o seu irmão tenha descendentes por meio de você .